TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material de apoio Maquinas de Fluido

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

ENGENHARIA QUÍMICA: PRINCIPIOS E CALCULOS

Capítulo I

 A profissão de engenharia química surgiu das aplicações industriais da química e da ciência da separação (separar componentes de misturas), principalmente nas indústrias de processos químicos(IPQ).

Evolução dos processos químicos:

  • 1823 Inglaterra: produção de carbonato de sódio, para produção de vidro e sabão.          Avanços na química orgânica: produção de tinta sintética a partir de carvão
  • 1850: tinta para tecidos

   Palestras realizadas na Grã-Bretanha em 1887 sobre praticas industrial na industria química, estimularam o interesse dos EUA e em algum grau levaram a formação do primeiro currículo de engenharia química no MIT em 1888. Nós 10 a 15 anos seguintes, um número de universidades americanas abraçou o campo da engenharia química.

  • 1908 EUA: American Institute of Chemical Engineers  foi formado.

   Os engenheiros mecânicos não tinham uma  base química e os engenheiros químicos não tinha uma base de processos, que também não tinham habilidades com química industrial, sendo assim foram formados programas de de formação, de acordo com o crescimento da demanda, afim de que as três engenharias se unissem para a melhoria industrial.

  • 1901 Texas:  operação de perfuração ( procura do petróleo , poço Spindletop.

   Nasce um geração de perfuradores , resultando um aumento na produção de óleo cru, que resultou em abordagens mais modernas na refinagem. Como resultado, o mercado necessitou de engenheiros para o projeto e operação de refino.

   Os engenheiros químicos inicias tiveram poucas ferramentas analíticas disponíveis e dependeram amplamente de suas intuições físicas para realizar seus trabalhos como engenheiros de processos.

   Desenvolvimento de materiais, tecnologias e recursos computacionais têm permitido até hoje que os engenheiros desenvolvam processo completos especificando somente uma quantidade mínima de informações.

  • 1960 a 1980: industria baseada na inovação, lucro baseava no desenvolvimento de novos produtos e de novas abordagens de processos, para um industria de commodity
  • 1980: começou a globalização e conduziu uma crescente competição por desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.  

    Nos 15 anos seguintes os projetos de automações forneceram um produto com qualidade melhorada, aumentando a taxa de produção e a eficiência global de produção com relativamente pouco capital de investimento o que foi o um fator importante nas industrias de processos químicos.

  • 1995: industrias microeletrônicas, farmacêuticas. biotecnologias.
  • Mais recentemente a nanotecnologia.

   Claramente as habilidades analíticas e de processo de treinamento tornaram os engenheiros químicos contribuidores ideais para o desenvolvimento das operações de produção.

Onde trabalham os Engenheiros Químicos ?

   Os engenheiros químicos são principalmente engenheiros de processos. Ou seja, são responsáveis pelo projeto e operação de processos que produzem uma ampla faixa de produtos.

Áreas de atuação:

-Químicos: gases industriais, borracha, sabões, vidro, metal, papel

-Alimentos: produtos e químicos agrícolas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com