TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentação de material.

Tese: Movimentação de material.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  Tese  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 5

Movimentação de material

Conceito

A movimentação de material é o processo do qual apresenta a mudança local de um determinado item, dentro de uma determinada circunstância. O principio do processo deve ser analisado, para que não haja perda de tempo e de valor, onde o valor está também interligado ao processo.

O princípio de que todos os processos necessitam de insumos, para se abastecerem previamente de forma a alcançarem seu resultado final, o produto acabado, vem a acarretar a demanda significativa na movimentação de materiais, que se agrupam em um vasto universos do menor item a volumes relevantes, que levarão a estudos minuciosos referentes a sua movimentação.

Com isso, além de analisarmos a logística dos transportes, devemos estar atentos aos detalhes das inúmeras formas que se apresentam os materiais a serem movimentados.

Detalhamento dos princípios:

Planejamento

Temos de considerar o melhor método , do ponto de vista econômico , para a movimentação de materiais, considerando-se as condições particulares de cada operação.

Se analisarmos mais profundamente, na elaboração do planejamento, identificaremos materiais que em primeiro passo teríamos de transportar, entretanto, modificando a forma de embalagem do material, poderemos eliminar várias operações a serem realizadas.

Como princípios de planejamento, podemos utilizar a análise 20/80 como demonstra o principio de Pareto ou definirmos através da classificação ABC.

Sistema integrado

A integração é de vital importância, como vimos anteriormente, todas as áreas estão envolvidas e devemos dar suporte a todas, analisando a operação dos equipamentos nas áreas de recebimento, estocagem, produção, inspeção, embalagem, expedição e transporte.

Quanto mais versátil for o equipamento, maior a utilização do mesmo, isto quer dizer, quando não estivermos utilizando o equipamento em uma determinada área, poderá a mesma ser remanejada para atuar em outra.

Fluxo de materiais.

O fluxo de materiais, é essencial para a aquisição do equipamento, e deverá ser planificado o mais retilíneo possível, para que se possa conseguir um ganho maior.

Contendo um bom fluxo, obteremos economia de combustível, Hora /máquina, Homem /hora.

Simplificação

A redução de movimentos, a combinação ou eliminação de equipamentos desnecessários, será de grande importância, para tal devemos utilizar um estudo que defina:

Tempo e movimentos

Medida de trabalho.

Distribuição de trabalho.

Técnicas de segurança do trabalho;

Métodos padronizados de movimentos.

Gravidade

Em muitos casos poderemos utilizar a força gravitacional para o transporte de materiais, fato adotado em minério dutos,onde os materiais são diluídos em água e por gravitação são transportados para outros depósitos onde soa reprocessados.

Tais processos também se utilizam em linha reta aproveitando o desnível geográfico.

Utilização de espaço.

Economizar espaço é a base do sistema de armazenamento de materiais e uma forma bastante útil é na ocupação de espaços verticais.

Veremos adiante, vários tipos de ocupações verticais, que através de equipamentos e acessórios de empilhadeiras poderemos proceder a uma boa movimentação de materiais, obtendo uma área limpa e organizada de armazenamento, com um fluxo econômico de atendimento aos usuários.

Tamanho da carga

Diretamente proporcional ao tamanho da carga está a economia em movimentação de materiais. Devem-se observar as dimensões como também a massa dos materiais, pois os equipamentos estão projetados para a carga a ser movimentada.

Muitos problemas já ocorreram com a não observância deste item, equipamentos foram adquiridos e após o recebimento verificou-se que a altura ou largura desequilibrava em relação ao equipamento, sendo impossível de se transportar os volumes.

Segurança

A segurança dos equipamentos está diretamente a atenção do ser humano e a carga a ser manuseada, quer dizer, poderemos perder vidas humanas e também a carga.

Como apresentado em reportagem na Tv, algum tempo atrás, onde um acidente de helicóptero na região de Santos (São Paulo), levou os bombeiros a resgatar a aeronave através de cintas, visualmente dava para verificar que a cinta utilizada não atenderia a carga a ser suspenso, o que ocasionou ao rompimento da cinta.

Equipamentos não dimensionados acarretarão prejuízos inevitáveis.

Ergonomia

As limitações humanas devem ser observadas e precisam ser reconhecidas e respeitadas no projeto das tarefas e equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com