TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica dos Solidos Resumo

Por:   •  10/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

Mecânica dos Sólidos – Resumo P1

Equilíbrio estático:

Para que um corpo esteja é equilíbrio é necessário que todas as forças envolvidas nos eixos vertical, horizontal e torque (força momento) sejam iguais a 0, ou seja, a somatória das forças em x, y e momento deve ser igual a 0.

Dinâmica de um deslizamento de terra:

Em uma encosta há a rocha sã e acima dela há solo nu, o que impede que o solo acima da rocha se “desprenda” é a força de atrito existente entre o solo e a rocha, ou seja, a força de atrito (Fa) consegue segurar a força peso (P) exercida pelo solo na rocha. Quando há chuva, o solo sobre a rocha fica molhado e assim, mais pesado, aumentando a força P do solo. Além disso, o coeficiente de atrito entre solo e rocha diminui com a umidade. Logo, haverá um deslizamento de terra, já que a força peso do solo aumentou e a força de atrito que o segurava acima da rocha diminuiu. Assim, a maçaroca de solo se desprende e entra em colapso, deslizando sem atrito, de forma acelerada, como se estivesse em queda livre, sendo fatal quando há algo abaixo da encosta.

Contensão de encosta através de muros de arrimo:

 A contensão da encosta é feita através de muro de arrimo, que, por sua vez, é feito através de concreto armado. A princípio é feita a desapropriação, pois o muro requer uma ampla área para construção de sua base. Assim, a população é realocada, algumas vezes, para cima do muro, na área onde há preenchimento com solo leve e entulho. Os arrimos possuem também, barbacãs, ou seja, tubos de PVC que drenam a água acumulada no muro, sendo utilizados para o escoamento. Além disso, podem haver muros de arrimo escalonados, ou seja, um detalhe arquitetônico que além de embelezar, proporciona melhor utilização da área, onde pode ser construído uma casa ou comércio, por exemplo.

Contensão de encosta através de cortina atirantada:

A cortina atirantada é como se fosse um muro de arrimo inclinado, uma placa de concreto armado construído sobre a rocha. Através de um equipamento rotatório com ponta diamantada é feito um furo no solo e rocha sã. Junto ao equipamento chamado perfuratriz, é colocado uma camisa de aço com perfurações de torno de si. Assim, a camisa entra juntamente com a perfuratriz dentro do solo e rocha, após o procedimento, a perfuratriz é retirada, restando um buraco e a camisa introduzida previamente com o equipamento  o. Nessa camisa é injetado o concreto armado e aço sob pressão, como a mesma possui perfurações ao seu redor, forma-se uma raiz de concreto armado que dará firmeza a obra. Ao final, constrói-se uma placa de concreto armado inclinado sobre a rocha.

A cortina precisa de menos concreto do que o muro de arrimo, e pode custar até 10x mais.

Processo de flexão de uma viga:

Quando uma força é aplicada sobre uma viga que possui dois apoios, há formação de barriga na mesma. Logo, a viga sobre uma flexão, onde a parte de cima se encontra comprimida e a parte de baixo sofre tração, assim, as fibras inferiores da viga se encontram tracionadas e as fibras superiores se encontram comprimidas, esse estado duplo de tensões (TC) recebe o nome de flexão. Há também, entre as partes superior e inferior, a linha neutra, que não sofre tração, nem compressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com