TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica dos solos e rochas

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.423 Palavras (14 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 14

  

Origem e formação das Rochas e Solos  

  

A caracterização do meio físico (solo, rocha, relevo e etc.) e o entendimento dos fenômenos geológicos de uma região são fundamentais para a compreensão dos processos que podem ser deflagrados, induzidos ou acelerados pela intervenção do homem no meio ambiente.  

  

  

  1. Discorra sobre os grupos rochosos e a sua inter-relação, especificando os processos pertinentes entre os mesmos.  

Resposta: Os grupos rochosos podem ser rochas sedimentares, as rochas metamórficas e as rochas ígneas (magmáticas). As rochas sedimentares podem se tornar metamórficas através do metamorfismo. As rochas metamórficas podem se tornar ígneas através da fusão. As ígneas podem se tornar sedimentares através de intemperismo, erosão e transporte (que a transforma em sedimentos) seguido de litificação e deposição. As rochas ígneas também podem se tornar metamórficas através do metamorfismo. E as rochas sedimentares e metamórficas também tornam-se sedimentos a partir de intemperismo, erosão e transporte.

  1. Especifique e diferencie Evolução Geológica e Pedológica.  

Resposta: A evolução geológica está relacionada com a evolução da gênese dos solos, a pedológica leva em conta a parte mais superficial do perfil do subsolo, pois é onde mostra-se mais evidente a atuação de fatores pedogenéticos (clima, temperatura, organismos vivos, tempo, etc.). Geológica: É a ciência da terra. A petrologia e a mineralogia são ramos que estudam rochas e minerais, os minerais constituem as rochas, no solo há minerais provenientes das rochas e minerais formados à partir da alteração dos minerais primários. 
Pedológica: Consiste no estudo do solo é considerada uma ciência, este planeta é dinâmico, ou seja, possui ciclos de criação e recriação contínua exerce influência sobre estes ciclos, faz então conhecer  processos que nele ocorrem, para que nossas atitudes frente a este planeta sejam mais consequentes.

  

  1. Explique a importância e o significado de intemperismo.  

Resposta: O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos. Sua dinâmica acontece através da ação dos chamados agentes exógenos ou externos de transformação de relevo, como a água, o vento, a temperatura e os seres vivos. O processo de desagregação das rochas provocado pelo intemperismo provoca o surgimento de pequenas partículas de rochas, chamadas de sedimentos. São exemplos de sedimentos as areias da praia, a poeira, entre outros elementos. Eventualmente, sob as condições físico-químicas necessárias, esses sedimentos vão dar origem às rochas sedimentares. Esse mesmo processo é o que origina também aos solos, que nada mais são do que um amontoado de sedimentos oriundos da desagregação de rochas.

  1. Anexe uma foto e estabeleça a verticalização de um perfil típico de solos residuais e especifique adequadamente os horizontes pedológicos constituintes.  

Resposta:

Planos solos • Tipos de solos que compreendem os solos minerais hidro mórficos ou não, ocorrendo em áreas baixas. • Imperfeitamente drenados, onde o relevo permite excesso de água permanente ou temporário, ocasionando fenômenos e redução que resultam em perfis de cores cinzentas, indicativas de processos de gleização. • Apresentam sequência de horizontes A, B e C onde o horizonte superficial é eluvial, apresentando-se com textura arenosa ou média, que contrasta abruptamente com o horizonte B subjacente, de elevada concentração de argila, usualmente de atividade alta.[pic 1]

Os solos evoluídos possuem várias camadas sobrepostas, denominadas HORIZONTES. Conjunto de horizontes formam o PERFIL de um solo. 
Horizonte A: Solo Orgânico; Horizonte B: Solo residual maduro ou eluvial; Horizonte C: solo residual jovem (saprolito).

  1. Decomposição e desintegração são ações pertinentes às quais processos de intemperismo? E ainda, propiciam a formação de que tipo de minerais?

Resposta: Ambos fazem parte do intemperismo físico ou físico-biológico. Os minerais continuam sendo os primários (mica, feldspato, quartzo). São processos mecânicos, químicos e biológicos e propiciam a formação das rochas em sedimentos. 

  

  1. O que significa solo coluvial e quando é denominado de talus? Qual a preocupação que um Engenheiro Civil deve ter com relação a esse material?  

Resposta: Talus é um material incoerente e heterogêneo que se acumula na encosta e em seus pés proveniente de material intemperizado e deslocado pela ação da gravidade. Um engenheiro ambiental deve se preocupar com a grande instabilidade mecânica desse solo, e qualquer intervenção do mesmo deve ser acompanhada de muito cuidado e de medidas para reestabelecer o equilíbrio perdido, o que não é fácil, pois essas massas, uma vez que iniciem os movimentos, a energia desenvolvida é destruidora. Solo Coluvial: São depósitos de materiais incosolidados, encontrados em encostas íngreme, formados pela gravidade e água, composto por misturas de solo e blocos de rocha pequena. 
Talus: São depósitos formados pela ação da água e principalmente da gravidade, composto predominantemente por blocos de rochas de vários tamanhos envolvidos ou não por matriz areno-silto-argiloso, frequentemente saturada. 

  

  1. Por que as teorias sobre a mecânica dos solos importadas de países de clima temperado não se adaptam, muitas vezes, a nossa realidade?  

Resposta: O clima temperado caracteriza regiões cuja temperatura varia regularmente ao longo do ano, com a média acima de 10 °C, nos meses mais quentes e entre -3º e 18 °C, nos meses frios. Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas com o passar dos dias. A humidade depende da localização e condições geográficas de uma dada região.  As teorias dos países temperados não se aplicam aos solos tropicais devido às limitações e incompatibilidades causadas pela diferença da natureza e do comportamento geotécnico, por exemplo, nos solos tropicais existe uma elevada dispersão entre os resultados de limites de consistência e granulometria o que não ocorre nos solos temperados. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (257.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com