TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genese Morfologia Fisica do Solo Rochas

Por:   •  1/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

1. Defina rocha e explique detalhadamente os principais tipos que ocorrem no Brasil.

R: As rochas podem ser definidas como agregados naturais formados por um ou mais minerais, de composição mais ou menos constante, individualizados e que fazem parte da crosta terrestre.

Rochas Magmáticas: são originadas da massa ígnea do interior da crosta terrestre, ou seja, são produtos da consolidação do magma pelo seu resfriamento. Ex: basalto, granito.

Rochas Sedimentares: formam-se a partir do desgaste de outras e à superfície da Terra onde as condições de pressão e temperatura são diminutas. Ex: areias, calcário.

Rochas Metamórficas: formam-se de outras no interior da Terra, por vezes a profundidades consideráveis, onde as condições de pressão e temperatura são elevadas. Ex: xisto, mármore.

2. Apresente uma classificação sobre rochas sedimentares.

R: As rochas sedimentares podem ser classificadas de acordo com a origem dos sedimentos que as constituem: detríticas, quimiogênicas e biogênicas.

Detríticas: constituídas por fragmentos desagregados de outras rochas (magmáticas, metamórficas e mesmo sedimentares) transportados para outras regiões e depositados em estratos (camadas). Ex: brechas, conglomerados e arenito(s).

Quimiogênicas: São formadas a partir da precipitação, evaporação, dissolução, ação coloidal ou ainda por uma reação química. Ex: sal-gema, gipsita, calcário.

Biogênicas: São derivadas de resíduos orgânicos de qualquer natureza. São formadas pela ação indireta dos seres vivos, vegetais ou animais. Ex: carvão mineral, petróleo.

3. Quais são as fases da formação duma rocha sedimentar?

R: Desgaste das rochas e desagregação, transporte responsável pela deslocação dos detritos e sedimentação, no qual primeiro depositam-se os mais densos e maiores e depois os mais pequenos e leves sedimentos, assim formar-se-ão (desde que não ocorram perturbações) estratos (camadas sobrepostas, paralelas e horizontais que se distinguem pela espessura, dimensão e coloração), onde é frequente encontrar fósseis.

4. Cite e comente sucintamente os principais tipos de rochas que ocorrem no Acre.

R: A rocha sedimentar é a que possui preponderância no Acre, ademais há ocorrência de rocha metamórfica (Serra do Divisor).

5. Qual a principal formação geológica (material de origem) que ocorre nos sedimentos do Acre. São sedimentos ‘’velhos’’ ou ‘’jovens’’? Justifique sua resposta.

R: A principal formação geológica (material de origem) que ocorre nos sedimentos do Acre é inconsolidada (‘’moles’’, se quebra fácil). São sedimentos jovens, houve pouca cimentação (endurecimento) e pouco tempo de intemperismo.

6. Comente como se forma uma rocha metamórfica. São comuns essas rochas em ambiente Amazônico? E, no Acre? Comente sua resposta.

R: Se forma da transformação de rochas magmáticas ou sedimentares por processos que alteram a organização dos átomos de seus minerais. Surge, então, uma nova rocha, com outras propriedades e, às vezes, com outros minerais. Formam-se quando rochas de outro tipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com