TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidores De Energia Eletrica

Exames: Medidores De Energia Eletrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 4

MUDANÇA NA LACRAÇÃO DOS MEDIDORES DE ENERGIA

As companhias de energia do Brasil têm as ligações clandestinas como um dos principais problemas a serem enfrentados. Além das perdas financeiras e da energia gerada acontece o prejuízo para o consumidor, pois a qualidade do serviço prestado é reduzida.

As ligações clandestinas são as ligações realizadas na rede de abastecimento sem autorização da companhia de energia. Neste caso, a energia é retirada de um local, onde a rede é programada para atender a um determinado número de usuários. Este cenário é muito freqüente em periferias, onde a rede de energia ainda não foi instalada. Os usuários fazem uma rede com materiais próprios ligados a um ponto do sistema de abastecimento.

A fraude acontece quando o usuário realiza um desvio, conhecido com “gato” para que a energia consumida não passe pelo medidor. E por fim, existe a adulteração dos medidores, que também implica em fraude.

Para tentar reduzir estes índices de perda de energia a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) planeja substituir os tradicionais relógios eletromecânicos, que fazem atualmente a medição do consumo mensal de energia dos imóveis residenciais, por equipamentos de medição eletrônica, que permitem fazer o controle de modo mais eficiente e em tempo real.

Em algumas regiões do Brasil a maioria das residências ainda usa o medidor eletromecânico, mas a medição eletrônica começou a ser implantada. Apesar das mudanças, o resultado não foi tão positivo quanto esperado, pois as fraudes ainda continuaram. Pensando nisso as concessionárias mudaram a especificação dos medidores a serem instalados. A idéia é a utilização de medidores descartáveis, instalados com tampa solidária, depois de lacrados no local, se houver tentativa de violação, eles ficam inutilizados.

Outra mudança que já está ocorrendo é a mudança no padrão de entrada dos medidores. Atualmente os medidores ficam localizados dentro de casa, o que facilita a adulteração do equipamento e dificulta o acesso dos agentes que fazem a leitura dos medidores. As novas ligações que estão sendo solicitadas estão sendo feitas com a colocação dos medidores no exterior das residências. As adaptações que estão sendo feitas tanto em novas ligações de energia elétrica como em locais onde são encontradas irregularidades.

Outra ação que está sendo realizada pode ser observada no interior paulista onde as indústrias e os centros comerciais de dez cidades onde atua a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) estão recebendo medidores eletrônicos de energia elétrica. A intenção é substituir os aparelhos antigos por novos, pois possuem uma maneira mais moderna de medir o uso de energia elétrica. A previsão é que 1,2 mil consumidores comerciais e industriais da CPFL tenham recebido esse novo aparato até março de 2014. A previsão inicial era que as substituições se encerrassem ainda no final de 2013.

Os medidores instalados no interior paulista são provenientes de dois fornecedores internacionais especializados neste tipo de medidor, conhecidos como smart meters, termo que se refere a medidores eletrônicos providos de comunicação remota com funcionalidades avançadas de comercialização de energia. As empresas fornecedoras são Itron, de origem norte americana, e Elster, que é alemã. O aparelho dispara alarmes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com