TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medição Com Paquimetro

Artigo: Medição Com Paquimetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  Artigo  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SOROCABA

Apostila de Instrumentação AUTORES: SAMUEL MENDES FRANCO - OSNI PAULA LEITE - LUIS ALBERTO BÁLSAMO Fatec Sorocaba - 10 / 2010

3

M

M

M

e e et t tr r ro o ol l lo o og g gi i ia a a

I

I

I

n n nd d du u us s st t tr r ri i ia a al l l

Análise Construtiva

A partir da invenção do nônio, o paquímetro foi construído baseado numa réqua temperada com graduação em milímetros e polegadas, dotada de um bico fixo de medição e um conjunto de nônio, também chamado de cursor, constando das escalas secundárias, do bico de medição móvel, e um parafuso de fixação.

Desta maneira o paquímetro resulta da associação de uma escala como padrão de comprimento, dos bicos de medição como meio de transporte da medida, sendo um ligado á escala fixa e outro ao cursor e de um nônio como interpolador para leitura entre traços.

Os paquímetros são fabricados em aço inoxidável temperado garantindo vida longa sem oxidação, sendo que as superfícies de medição são todas retificadas e lapidadas. Para o paquímetro universal sua escala é gravada por um processo a laser que garantirá linhas e números nítidos sobre as escalas.

Os paquímetros se destinam a medições externas, internas, profundidades e ressaltos. Na figura abaixo, é apresentado um paquímetro universal.

Analisando a figura acima temos: 1 Bicos para medição externa 2 Bicos para medição interna 3 Vareta para medição de profundidade 4 Superfície para medição de ressalto 5 Cursor 6 Escala principal 7 Nônios ou vernier 8 Parafuso de fixação 9 Superfície de referência para medição de ressalto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com