TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microsoft Dynamics

Artigos Científicos: Microsoft Dynamics. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2014  •  5.360 Palavras (22 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 22

CONTEÚDO

1. INFORMAÇÃO E HISTÓRICO DO FORNECEDOR 3

2. CARACTERÍSTICA DE NEGÓCIO DO PRODUTO 5

2.1. MÓDULOS 6

3. CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS DO PRODUTO 7

4. INFORMAÇÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO 8

5. CASO DE IMPLANTAÇÃO 9

5.1. ESTUDO DE CASO: MICROSOFT DYNAMICS AX PILOTA A EQUIPE DE FORMULA 1 LOTUS AO SUCESSO 9

5.2. UMA ABORDAGEM GRADUAL 12

5.3. PARCEIROS DE TRANSFORMAÇÃO DE NEGÓCIO DE LONGO-PRAZO 13

6. MARKET SHARE DO FORNECEDOR 15

7. CONSIDERAÇÕES DO GRUPO SOBRE O PRODUTO E O FORNECEDOR 17

8. OUTRAS CONSIDERAÇÕES 18

9. QUESTÕES COMPLEMENTARES SOBRE O PRODUTO 19

9.1. EM QUAIS SITUAÇÕES O ERP MICROSOFT DYNAMICS DEVERIA SER ESCOLHIDO POR UMA ORGANIZAÇÃO? 19

9.2. O GRUPO IMPLANTARIA ESTE SISTEMA, POR QUE ? 20

9.3. PONTOS FORTES E FRACOS DO ERP ESCOLHIDO? 20

9.4. QUAIS OS RISCOS DE SELEÇÃO E DE IMPLANTAÇÃO A ATENTAR PARA ESTE ERP ESCOLHIDO? 21

9.5. QUAIS AS DEPENDÊNCIAS SOBRE ESTE FORNECEDOR E SUA TECNOLOGIA? 22

9.6. QUAL O PÚBLICO DESTE ERP ESCOLHIDO? TAMANHO DE NEGÓCIO/ FOCO/ USUÁRIOS / RECEITA? 22

9.7. QUAIS OS DESAFIOS DE MANTENIMENTO DA FÁBRICA DE SOFTWARE PARA MANUTENÇÃO E EVOLUÇÃO DO ERP ESCOLHIDO? 23

9.8. QUAIS AS LIÇÕES APRENDIDAS COM O TRABALHO, COM RELAÇÃO AO ERP ESTUDADO OU EM GERAL? 23

1. INFORMAÇÃO E HISTÓRICO DO FORNECEDOR

A Microsoft foi fundada por Bill Gates e Paul Allen, que se conheceram ainda no colégio e compartilhavam um interesse por computadores. A empresa foi criada em 1975, de uma forma simples e despretensiosa.

Em 1979, a IBM procurava um sistema operacional para seu novo computador e contratou a Microsoft para prestar o serviço. Os empreendedores Gates e Allen compraram o Q-DOS da Seattle Computer Products e começaram a procurar meios de melhorá-lo. Assim surgiu o MS-DOS - sistema operacional em disco da Microsoft.

Por volta dos anos 2000 a Microsoft com a idéia de entrar no mercado ERP optou por adquirir algumas empresas que possuíam produtos deste ramo, pois havia um risco muito grande de iniciar um desenvolvimento de uma solução sem o know-how que essas empresas já possuíam.

Adquirindo estes produtos foi criada a Microsoft Business Solutions, uma divisão que oferecia soluções integradas para aplicações empresariais e serviços, projetada para ajudar as empresa à se tornarem mais conectadas com clientes, empregados, parceiros e fornecedores.

Os principais produtos adquiridos foram:

MICROSOFT DYNAMICS AX

Criado em 1998 por uma empresa dinamarquesa Damgaard Data A/S e tinha o nome de Damgaard Axapta. Em dezembro de 2000 a empresa Navision Software A/S também dinamarquesa se juntou Damgaard Data formando a NavisionDamgaard, Em março de 2001 a empresa passou a se chamar Navision A/S e o software passou a se chamar Navision Axapta.

Em 2002 a Microsoft adquiriu a Navision e após a versão 4.0 o software teve o nome alterado para Microsft Dynamics AX.

MICROSOFT DYNAMICS NAV

Junto com a aquisição da Navision A/S a Microsoft também obteve Dynamics NAV. O Microsoft Dynamics NAV 2009 é uma solução de software de planejamento de recursos empresariais (ERP) completa para organizações médias de implementação rápida, configuração fácil e utilização simples. Desde o início, a simplicidade tem guiado (e continua a fazê-lo) inovações na concessão, desenvolvimento, implementação e usabilidade de produtos. É o produto mais vendido do pacote dynamics.

MICROSOFT DYNAMICS GP

Microsoft Dynamics GP é um sistema de contabilidade financeira para pequenas e médias empresas que se expandiu para abranger uma gama de funcionalidades cada vez mais consistente com um recurso de planejamento conjunto completo empreendimento. O produto foi prorrogado por uma grande rede de parceiros focados em uma variedade de mercados verticais. Microsoft Dynamics GP foi originalmente desenvolvido pela Great Plains Software e foi adquirida pela Microsoft em 2001.

MICROSOFT DYNAMICS SL

Microsoft Dynamics SL é um sistema de planejamento de recursos empresariais desenvolvido para pequenas e médias empresas baseadas em projetos. Tem capacidades específicas da indústria de serviços profissionais, prestadores de serviços do governo, distribuição, gestão da construção, e outros mercados verticais. Microsoft Dynamics SL foi originalmente desenvolvido pela Solomon Software com o título Solomon IV para Windows. Great Plains adquiriu a empresa em 2000. Microsoft Dynamics SL é bem adequado para as empresas com menos de cinco centenas de trabalhadores.

2. CARACTERÍSTICA DE NEGÓCIO DO PRODUTO

Visando aumentar a agilidade corporativa, dinamizar cadeias de fornecimento, implementar novos modelos de negócios, aumentar a fidelidade de seus clientes ou até fornecer tecnologias que melhoram o gerenciamento financeiro, as soluções Microsoft Dynamics permite que seja administrado a empresa de maneira mais eficiente e centralizada, com maior flexibilidade e facilidade. Os segmentos atendidos pelo Microsoft Dynamics são:

• Construção

• Distribuição

 Bens de consumo

 Alimento e Bebidas

 Produtos industriais

• Manufatura

 Automotiva

 Química

 Bens de Consumo

 Alimento e Bebidas

 Alta tecnologia e Eletrônicos

 Manufatura de metais

• Serviços Profissionais

• Serviços de Saúde

• Varejo

2.1. MÓDULOS

Os produtos do pacote Dynamics não se diferenciam pela quantidade de módulos que possuem, exceto o Dynamics SL todos possuem basicamente os mesmos, a diferença está no comportamento de cada um dos softwares como: robustez, escalabilidade, nível de configuração

, entre outros.

Abaixo segue a tabela listando os módulos de cada um dos produtos.

Módulo Dynamics AX Dynamics NAV Dynamics GP Dynamics SL

Business Intelligence X X X X

Portal de Negócios X X X X

Compliance e Gestão de Risco X X

Serviço de Campo X X X

Contabilidade Financeira X X X X

Gestão de Recursos Humanos X X X

Gestão de Stocks X X X

Planejamento e execução da produção X X X

Gerenciamento de Projetos X X X X

Gestão da Qualidade X X

Sales & Marketing X X

Gestão de Serviços X X X

Supply Chain Management X X X

Warehouse Management X X X

3. CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS DO PRODUTO

Todo bom software de CRM existente no mercado, conta com grandes investimentos nos recursos voltados ao relacionamento de clientes, como: Vendas, Marketing e Serviços. O próprio Dynamics possui diversos recursos que o tornam competitivo, além de funcional para diversas empresas do mundo. Segue alguns diferenciais do Dynamics para o negócio:

• Facilidade para modelar sua estrutura de entidades e atributos – Com poucos cliques podemos criar várias entidades/atributos de uma nova vertente ou vertical que gostaríamos de adicionar no nosso CRM;

• Facilidade na customização – Pela utilização da plataforma .Net para realizar as customizações, torna-se bem mais fácil os desenvolvimentos de funcionalidades adicionais e acopla-las ao produto;

• Facilidade na compra – Com a versão online, em menos de 10 minutos podemos criar um CRM totalmente dedicado a nossa solução;

• Facilidade para integrar com outros softwares – Utilizando o WCF (Windows Communication Foundation), que é um modelo de programação unificada e ambiente de execução, temos uma camada pública entre a aplicação e o banco de dados do Dynamics, com isso, outros sistemas podem facilmente consumir nossos serviços;

• Facilidade para integrar com outros produtos Microsoft – Nativamente temos a possibilidade de termos integrações com diversos produtos da Microsoft, como a família Office, o Sharepoint também é um grande diferencial, enriquecendo a experiência de utilização do Dynamics;

• Facilidade para gerenciar perfis de usuário – Inúmeras combinações podem ser criadas, o conceito é muito maior do que “pode visualizar ou não”, podemos verticalizar ou horizontalizar os perfis de acordo com cada necessidade;

• Facilidade nas ferramentas visuais (gráficos) – Podemos criar gráficos, relatórios e dashboards.

4. INFORMAÇÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO

O Microsoft Sure Step Methodology é a metodologia de implantação da família Dynamics. Neste processo é adotado fases de implementação de acordo com o perfil e tamanho do projeto. As fases são divididas conforme um processo de desenvolvimento de software padrão se assemelhando a metodologias como RUP.

Tem como base as seguintes etapas:

• Diagnostico: Definição do escopo do projeto e criação de POC para adequar ao negócio em questão

• Analise: Inicia o processo de levantamento de requisitos para o negócio

• Design: Identifica estruturas, processo, arquiteturas e o desenho da solução como um todo.

• Desenvolvimento: Implementação do ERP incluindo todos os integrantes e stakeholders do processo

• Implantação e Operação: Fases que definem o como o ERP irá entrar em produção e como deve ser mantido

O projetos na metodologia são dividido em:

• Standard: implementação em um único site

• Rapid: implementação em um único site com ou sem customizações

• Enterprise: implementação em vários sites ou até mesmo em regiões geográficas diferentes

• Agile: implementação que utiliza o processo e a disciplina Agile

• Upgrade: implementação para o upgrade de um ou mais sites para uma versão mais nova do Dynamics

Ainda no processo todo existe uma ferramenta que controla as etapas cronogramas e a documentação. Esta ferramenta é incluída e fornecida junto com o Dynamics mantendo a mesma interface.

5. CASO DE IMPLANTAÇÃO

5.1. ESTUDO DE CASO: MICROSOFT DYNAMICS AX PILOTA A EQUIPE DE FORMULA 1 LOTUS AO SUCESSO

Em uma indústria na qual cada milésimo de segundo conta, a equipe da Formula 1 Lotus é comprometida em tirar vantagem de qualquer oportunidade - não importa o quão pequena seja - para melhorar sua performance na pista. Como qualquer outra equipe competindo na Formula 1, a Lotus está constantemente empurrando o limite de seu pessoal, processos, carros e pilotos na tentativa de superar seus rivais.

O esforço não para quando o carro é desenhado e construído, ele continua por toda a temporada. Em qualquer corrida, cerca de 100 áreas de preocupação ou interesse surgem sobre o carro. Talvez haja uma quebra ou falha, ou algo mais sutil. Geralmente, vinte destas coisas garantem análises posteriores. Entre duas a cinco irão resultar em uma mudança necessária do carro. Todo mundo deveria ser capaz de focar em sua parte do quebra-cabeça. Minutos desperdiçados podem significar milissegundos perdidos na pista e traduzir em milhões de ganhos perdidos.

De temporada a temporada a competição entre as equipes se intensificou, onde a diferença entre perdas e ganhos é resultante da batalha na qual aqueles que trazem desenvolvimento para o circuito irão prosperar mais rápido.

No último ano, a equipe de Formula 1 entrou em um período de transformação como parte de um esforço renovado para retornar para o título de candidata ao título do Campeonato. No início de 2012, Patrick Louis foi promovido a CEO, com Thomas Meyer sendo trazido para preencher o cargo anterior de Louis como COO. Desde então, eles vem trabalhando ao lado de Eric Boullier para reestruturar o processo da equipe e estrutura para dá-la vantagem competitiva.

Como parte da sua estratégia de transformação de negócio, Louis e seus colegas estavam cientes que eles precisavam uma melhor infraestrutura de TI para ajudar a melhorar os processos da companhia. "No final do dia, nós éramos uma equipe de corrida, e tudo o que nós fazíamos era num ritmo acelerado", diz Thomas Mayer. "Nós precisávamos um Sistema de TI que pudesse manter-se conosco e nossos sistemas legados não poderia fazer isso".

"Era evidente que as soluções de TI que nós tínhamos em mão não foram feitas para suportar nosso negócio em evolução", acrescenta Graeme Hackland, CIO da Lotus. "Tivemos uma série de problemas em acessar e analisar a informação correta. Nosso principal ERP foi baseado no SAGE e nós usamos SAP BusinessObjects para relatórios e orçamentos". Além disso, nós tivemos uma

Os problemas da Lotus não eram únicos. Na verdade, eles indicavam como a Indústria mudou no decorrer dos anos. O diretor técnico James Allison explica: "Nos últimos 20-30 anos, a Formula tem sido perseguida num nível pequeno. Através dos anos 90, as equipes começaram a crescer e continuaram a fazer isso no milênio. Nos movemos para nosso atual site em Enstone, no Reino Unido, em 1992. Desde então, a equipe, pessoas e sistemas amadureceram num ritmo sem precedentes. Se nós soubéssemos que nós acabaríamos assim, os tipos de negócios de sistemas que nós tínhamos seriam escolhidos para usar na época teriam sido muito diferentes. Tudo o que nós tínhamos funcionava, mas era mais devido as virtudes de alguns indivíduos chave do que as capacidades inatas dos sistemas. Nossos custos são também muito altos e nossos departamentos estavam acostumados a operar de maneira muito afunilada. Nós precisávamos de um sistema no lugar que iria apoiar ao invés de dificultar nossa brilhante equipe."

Em última análise, Mayer e sua equipe querem ter assegurar que todos os processos da companhia são centralizados em seu pessoal e é desenhado para ajudá-los a terem suas funções melhores realizadas. Afinal, quanto menos tempo as pessoas tiverem para movimentar um plano, um desenho ou uma parte do ponto A para o ponto B, ou lidar com entrada de dados, mais tempo eles tem para focar em suas áreas de expertise.

A meta para implementação de ferramentas de apoio a Lotus em seus objetivos vieram todos em encontrar uma solução ERP que pudesse integrar performance e sistemas de manufatura em um único ambiente. O estado final; habilidade para sintonizar e direcionar cada aspecto do negócio, gestão do desenho, manufatura e teste de mais de 20.000 partes de cada carro para analisar em tempo real dados da pista de corrida.

Hacklang e sua equipe executaram uma extensiva avaliação de 13 soluções de ERP, os quais foram avaliados em oito diferente critérios:

1- Expericência do usuário;

2- Arquitetura;

3- Gerenciamento de negócio de processo;

4- Produção;

5- Suporte;

6- Relatórios;

7- Integração;

8- Custo total de propriedade.

Além disso, haviam mais de 835 requisitos mais aprofundados. Uma solução destacou-se sobre todo o resto: "Microsoft Dynamics AX saiu como líder", disse Hackland. "Nós havíamos definido um alvo para encontrar a solução que pudesse oferecer no mínimo 95% da funcionalidade que nós necessitamos fora da caixa e Dynamics AX fez isso e mais".

De acordo com Christian Pedersen, gerente geral da Microsoft Dynamics, foi um dos mais rápidos negócios em que ele já esteve envolvido. “Nossos ciclos de vendas tipicamente iniciam com uma abordagem nossa ao cliente, criando um relacionamento e realizando uma prova de conceito. Este processo pode durar mais de um ano. Contudo, nós havíamos acabado de lançar o Dynamics AX 2012 e colocamos muito esforço para promover o produto. A equipe de F-1 Lotus ouviu sobre nós e nos abordou diretamente. Eles voaram para Redmond para nos encontrar e nós discutimos como nós poderíamos trabalhar juntos. Eles não estavam procurando por um vendedor ir e implementar algum software – eles estavam procurando por um parceiro de transformação de negócio. Nós apreciamos os propósitos um do outro. Falando sobre a velocidade da Formula 1: foi um dos mais rápidos negócios que nós já fizemos!”.

A visão de “Dynamic Business” da Microsoft era uma chave diferencial para a Equipe de Formula 1, ajudando-a a traduzir seus desejos em realidade. “Dynamic Business são conectados, organizações preocupadas com o futuro que se desenvolvem, capacitando seu pessoal para atingir todo o seu potencial”, diz Pedersen. “Microsoft está redefinindo como soluções de negócio capacitam pessoas para maior sucesso, prevê problemas e oportunidades em potencial e permite organizações para expandir as possibilidades para vantagem competitiva. Em última análise, queremos ajudar nossos clientes a impulsionar inovação, atingir velocidade e agilidade dentre seus processos e capacitar seu pessoal. A Lotus acredita em nossa visão e sabe que nós somos comprometidos em levar seus negócios para o próximo nível”.

A parceria entre as duas companhias foi anunciada de março de 2012 e o projeto arrancou de imediato. Microsoft Dynamics construiu um ambiente para a Lotus em que fosse possível usar para melhorar a produtividade de produção, coletar informações vivas, precisas, tomar decisões informadas, competir por financiamento e, por último, construir um carro mais rápido.

5.2. UMA ABORDAGEM GRADUAL

Com Microsoft Dynamics como seus parceiro de Transformação de Negócio oficial, a equipe Lotus está na única posição de possuir alguns do Microsoft Dynamics AX R&D (Research and Development) time onsite para a implementação. Este time de R&D pode coletar feedback em tempo real a partir de necessidades especializadas da Lotus, tais como prototipagem muito rápida e engenharia de gerenciamento de mudança, e trazer novas ideias inovadoras para futuros releases da Dynamics. “Nós não viemos para este projeto com boas habilidades Dynamics AX in-house, mas se nós estamos gerenciando a transição como esta, você precisa desta experiência”, afirma Hackland. “É brilhante que nós tenhamos o time de R&D da Dynamics trabalhando lado-a-lado conosco. Eles obtém feedback direto de nós então eles podem entender melhor as nossas necessidades. Eles sabem que para nosso carro de 2014 ser projetado e produzido utilizando o Dynamics AX, nós precisamos estar prontos em Novembro deste ano e nós estamos todos trabalhando nisto para fazer isto acontecer”.

A fase 1 deste projeto, a qual abrange recursos humanos, financiamento e compras, entrou em operação em Novembro de 2012. Foi na mesma semana que Kimi Raikkonem conquistou a vitória no GP de Abu Dhabi.

“Nossas finanças, aquisições, Recursos Humanos e departamentos de armazenagem estão agora utilizando Dynamics AX para rastrear recursos, melhor colaboração e acelerar a produtividade”, diz Mayer. A equipe já sabe o benefício de ter um maior nível de transparência através destes departamentos e nós estamos mudando o ponto onde nós estamos atingindo uma versão da verdade com todos os nossos dados. A solução também oferece para eles uma experiência intuitiva e familiar, a qual significa que eles estão genuinamente empolgados para utilizar o software e podem facilmente usá-lo sem a necessidade de muito treinamento”.

A fase 2 – a qual vai abranger toda as operações de engenharia e produção – está sendo desenvolvida agora e entrará em operação ainda este ano. “Isto é quando nós vamos começar a enxergar os benefícios reais no carro”, diz Allison. “Nós mal podemos esperar ser capazes de usar ferramentas que nos permitirão planejar com confiança e colaborativamente de forma mais eficaz. Quando nós estamos projetando o caro para próxima temporada, nós trabalhamos na base de que para cada três semanas na fase do projeto nós iremos “raspar” 0,1 segundos da volta do carro. Com o Dynamics AX nós esperamos ser mais eficientes, dando aos nossos designers e engenheiros quanto tempo for possível na fase do projeto. Quanto mais tempo levarmos nisto, mais rápido o carro será”. Com efeito, isto significa que se o time puder continuar projetando por mais três semanas este ano, eles irão potencialmente ganhar 0,1 segundos na competição. Isto traduz num potencial lugar no grid na pista.

“Quando tudo isto estiver feito, nós teremos que substituir dez sistemas legados com Dynamics AX” diz Hackland. “Será fantástico ter um conjunto de ferramentas que irá abranger tudo ao pressionar um botão. Planejamento de capacidade neste momento é muito manual. Isto tudo será manuseado através do Dynamics AX. Nós também estamos ansiosos para ser capazes de nos conectar com todos os nossos processos e partir daí poderemos iniciar corretamente a análise e acompanhamento de desempenho. Isto irá nos permitir determinar quais processos para se concentrar mais e a entender se nossos investimentos – tempo e dinheiro – estão pagando.

A meta da Lotus em ter uma simples e comum infraestrutura de TI para ajudar a gerenciar todas as suas operações em um forma mais coordenada e racionalizada está se tornando uma realidade distinta. “O esforço em continuar e avaliar nossos Sistemas Legados ao acaso abriu nossos olhos para o real valor do processo”, diz Allison. “Nós temos pessoas que levam seus dias inteiros de trabalho procurando em como eles irão retirar meia grama de um componente ou somar um Newton de Downforce - força que faz o carro de corridas 'ficar colado' na pista – para algo que já tem muita Downforce. Agora eles também compreendem a eficiência ganha que eles podem obter da melhora do processo”.

5.3. PARCEIROS DE TRANSFORMAÇÃO DE NEGÓCIO DE LONGO-PRAZO

Lotus e Microsoft Dynamics podem estar somente um ano no projeto, mas os benefícios que eles tem tido já resultou em uma extensão para sua parceria, a qual irá agora até 2016. “Como um parceiro Transformação de Negócio oficial da Lotus em 2012 nós presenciamos tempos excitantes; ambos na fábrica, onde a fase 1 do time de Transformação de Negócio MS Dynamics e Lotus foi concluída em tempo recorde, e na pista, onde nós vimos os resultados e exposições além de nossas expectativas”, diz Pedersen. “Nós podemos anunciar esta parceria com a Lotus como uma melhor prática para nossos clientes existentes e novos. Nós estamos empolgados para fortalecer nossa aliança por mais tempo e estamos ansiosos para ver a manifestação deste trabalho duro na fábrica, mesmo com resultados mais fortes em 2013.”

6. MARKET SHARE DO FORNECEDOR

Microsoft ERP: Receita cresceu para US $ 1,1 bilhões em 2012, liderada pelo Dynamics AX

Gartner suscitou um debate rigoroso com as recentes estimativas das quotas de mercado de CRM , o que colocou a receita do Microsoft Dynamics CRM para 2012 em US $ 1,1 bilhões, um aumento de 26% a partir de 2011 . Esse número era visto como muito maior do que o esperado para CRM sozinho - outras estimativas costumam colocar o negócio Dynamics geral - ERP e CRM - , entre $ 1,2 e US $ 1,7 bilhão.

E a empresa de pesquisa lançou recentemente um outro relatório , desta vez na quota de mercado de ERP que estima que o negócio de ERP da Microsoft cresceu 4 % em 2012 ", impulsionado principalmente pelo Microsoft Dynamics AX " . De acordo com Cincom gerente sênior e analista de software da empresa Louis Columbus, Gartner coloca a receita da Microsoft ERP em US $ 1,1 bilhões em 2012 , ante US $ 1 bilhão em 2011.

Combinando do Gartner 2012 ERP e CRM relatórios de participação de mercado , a empresa acredita que agora a linha de produtos Microsoft Dynamics gerada em US $ 2,2 bilhões em receita em 2012, ou entre US $ 500 milhões e 1000 milhões dólares acima de onde a maioria dos outros analistas vê-lo. Gartner não respondeu aos pedidos de comentários sobre os números de receita de CRM. Como outros analistas têm apontado , para a Microsoft ter empurrado passado a marca de receita de US $ 2 bilhões para Microsoft Dynamics e não reconheceu que a Convergence 2013, analista de eventos recentes, ou em outro lugar parece improvável

Com essa estimativa de receita ERP Dynamics , Gartner posições Microsoft em quinto lugar no mercado de ERP , com 5% de participação de mercado , atrás da SAP (25% , $ 6B) , Oracle ( 13% , $ 3.1B ) , Sage ( 6% , $ 1.5B ) e Infor ( 6%). O maior segmento de quota de mercado ainda vai para "Outros" , com 37% do mercado. O tamanho do mercado mundial em 2012 foi de 24,5 bilhões dólar , 2,2 % superior ao de 2011, segundo o relatório.

A afirmação de que o Gartner Dynamics AX é o principal motor para o crescimento da receita ERP pode ser difícil de verificar com base em qualquer informação pública. Em seus relatórios de lucros e registros de valores mobiliários , como o mais recente em que a Microsoft Business Division relatou um aumento de 13 % na receita Dynamics para o trimestre mais recente em relação ao ano anterior e um aumento de 11 % em relação nas mais recentes nove meses em comparação com o anterior ano, a empresa não fez destacar CRM ou ERP receita .

Nós sabemos que por trás de fileiras AX Dynamics NAV e GP em termos de base total de usuários . Por exemplo, Dynamics NAV tem crescido constantemente nos últimos três anos, passando de 80 mil instalações em 2010 para cerca de 86.000 em 2011 para 89.000 em 2012 para mais de 90 mil em 2013. E aqui está uma repartição oficial dos tamanhos da base de clientes que tem sido passado em torno da comunidade ERP Dynamics desde que foi compartilhado pelo Convergence 2013, em março.

Enquanto NAV continua a crescer sua base de clientes cada vez, poderia ser plausível que o AX negócios maiores estão alimentando mais da receita de NAV e GP, cujos planos de preços foram profundamente revisto no ano passado para oferecer uma melhor preços para bases de usuários de pequeno e preços menos atraentes para negócios maiores, onde a Microsoft quer vender em vez Dynamics AX.

O gráfico a seguir mostra mundial quota de mercado de ERP para 2012:

7. CONSIDERAÇÕES DO GRUPO SOBRE O PRODUTO E O FORNECEDOR

De acordo com o Gartner o Microsoft Dynamics AX atingiu o quadrante de líder, juntamente com o SAP Business All-in-One, esta pesquisa tem como base junho de 2012. Nessa pesquisa o Gartner refere-se ao mercado de MidMarket ERP. No ano de 2013 o Microsoft Dynamics CRM apresentou um crescimento considerável entrando como líder do quadrante Sales Force Automation (SFA) do Gartner, isso tem como reflexo a estratégia de mobilidade e o software como serviço adotado pela Microsoft para a família CRM. Tendo como principais benefícios o CRM Online que consegue atingir uma gama maior de empresas e tendo uma sustentabilidade e um menor custo de implantação. Na parte de mobilidade o CRM possuir hoje, aplicações para iOS, Android e Windows Phone.

8. OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Conforme mencionado um dos pontos fortes do ERP é o Microsoft Sure Step Methodology que define toda a metodologia de implantação, desenvolvimento e operacionalização do ERP. A forte integração com os produtos da família Microsoft facilita um pouco mais a adoção em grandes corporações que tem como base o Windows e o pacote Office. O Dynamics ainda não possui um market-share considerável, isso deve-se ao fato de possuir pouco tempo de vida em comparação a alguns ERP extremamente consolidados no mercado, ainda não sendo uma das principais escolhas como produto.

9. QUESTÕES COMPLEMENTARES SOBRE O PRODUTO

9.1. EM QUAIS SITUAÇÕES O ERP MICROSOFT DYNAMICS DEVERIA SER ESCOLHIDO POR UMA ORGANIZAÇÃO?

Resposta: Primeiramente, conforme o que foi pesquisado e apresentado pelo grupo, destacamos os pontos positivos da Microsoft Dynamics que poderiam levar organizações a decidir sobre a sua utilização dentre outros ERP:

1. Metodologia padronizada de implementação

O Microsoft Dynamics AX destina-se ao gerenciamento de estruturas complexas como uma empresa internacional através da consolidação e padronização de processos e oferecendo visibilidade para sua empresa.

2. Integração

Sendo uma solução abrangente de gestão para empresas de todos os tamanhos, trabalha de forma similar e integrada com softwares como o Microsoft Office para melhorar a produtividade dos seus clientes. Um dos destaques é a capacidade de adaptar rapidamente o sistema para fornecer suporte às necessidades únicas de sua organização. Essa capacidade fornece uma vantagem significativa sobre seus concorrentes.

3. Cases de sucesso

Um bom portifólio pode indicar a boa atuação de uma empresa no mercado, assim como o seu amadurecimento e desenvolvimento no decorrer do tempo e na diversidade de clientes que atende. Isto dá visibilidade, conhecimento de padrões e processos internacionais, etc. Clientes Internacionais: Dell, Caterpillar, Lotus F1. Clientes Nacionais: Scania, Cinemark, EMI.

4. Crescimento

A aquisição de outras soluções da indústria, abrangendo manufatura, varejo e serviços, ajuda os clientes Microsoft Dynamics ERP a inovar em um ritmo mais rápido. Também vale destacar as próprias inovações que a Microsoft Dynamics ERP vem implementando junto aos seus clientes, e aumentando produtividade dos seus negócios.

Analisando estes itens, vemos que empresas de médio à grande porte, que já possuem um produto forte e estabelecido no mercado, organizações governamentais, empresas emergentes, que estejam buscando uma posição significativa no mercado competitivo internacional, ou até mesmo empresas que estejam procurando uma alternativa aos ERP já consolidados - como SAP e ORACLE - são organizações que possuem um perfil comum na escolha do ERP Microsoft Dynamics. Algumas empresas não necessitam de um ERP que apenas faça o controle do seu estoque e sua produção. Algumas necessitam de um parceiro de longo prazo que possa atuar integradamente, auxiliar a transformar o seu negócio e obter vantagem competitiva. A rápida adaptação e total integração ao ambiente Windows e seu pacote de produtos, juntamente com uma interface bastante intuitiva e simples, é um diferencial. Afinal, não será necessário que os usuários façam treinamentos exaustivos e dispendiosos, já que estão habituados ao sistema e ao negócio.

9.2. O GRUPO IMPLANTARIA ESTE SISTEMA, POR QUE ?

Resposta: O Dynamics seria uma escolha do grupo para implantação em uma corporação. Os principais motivos que levam a essa decisão, deve-se ao fato de alguns pontos de grande diferenciação do Dynamics, um deles é o Microsoft Sure Step Methodology que é uma metodologia padronizada pela Microsoft para implementação do ERP. Neste processo existem etapas pré-definidas que devem ser seguidas para a implantação. As etapas são divididas em Diagnóstico, Analise, Design, Desenvolvimento, Implantação e Operação. Seguindo as etapas conforme a metodologia, o custo de operacionalização do ERP será muito mais real, ocasionando um sucesso maior em comparação com outros sistemas do mercado. Além disso todo o processo é totalmente documentado com papeis funcionais bem definidos tanto da parte do fornecedor quando do cliente.

9.3. PONTOS FORTES E FRACOS DO ERP ESCOLHIDO?

Resposta: Conforme mencionado um dos pontos fortes do ERP é o Microsoft Sure Step Methodology que define toda a metodologia de implantação, desenvolvimento e operacionalização do ERP. A forte integração com os produtos da família Microsoft facilita um pouco mais a adoção em grandes corporações que tem como base o Windows e o pacote Office. O Dynamics ainda não possui um market-share considerável, isso deve-se ao fato de possuir pouco tempo de vida em comparação a alguns ERP extremamente consolidados no mercado, ainda não sendo uma das principais escolhas como produto.

9.4. QUAIS OS RISCOS DE SELEÇÃO E DE IMPLANTAÇÃO A ATENTAR PARA ESTE ERP ESCOLHIDO?

Resposta: A medida que os sistemas de CRM passam a ser cada vez mais utilizados, a escolha da plataforma mais adequada assim como a sua implementação, continua sendo uma complicação. Alterações em requisitos de CRM tendem a mudar mais rapidamente, e de forma mais radical, que qualquer outro software de gestão. Ao selecionar o Microsoft Dynamics, alguns pontos de atenção são necessários antes da seleção e implantação, por exemplo:

• Integração do Microsoft Dynamics com sistemas chaves da empresa – Na busca de uma otimização ainda maior dos benefícios concedidos por um CRM, a integração com os sistemas chaves da empresa pode ser prejudicada depende da plataforma na qual foi desenvolvido. E assim pode haver alteração no sistema para se comunicar ao Microsoft Dynamics.

• Acesso à rede desprotegida – Como os usuários estão diariamente conectados às redes externas a empresa. As definições de gráficos visuais podem ser alteradas em uma conexão HTTP desprotegida usando ataques do tipo man-in-the-middle, isto é há uma interceptação de dados sem que o solicitante da informação perceba.

• Alta dependência dos produtos Microsoft – Para a implantação do Microsoft Dynamics é necessário atender os seguintes requisitos, instalação do pacote Microsoft Officer, Microsoft Exchange Server, Microsoft Sharepoint permissão de administrador local no Microsoft SQL Server e esteja instalado o Microsoft SQL Server Reporting Services. Além disto os produtos instalados tem um ciclo de vida de suporte da Microsoft, após o termino da vigência não dará mais suporte e aconselhará a instalação de uma versão mais recente do software. Por exemplo:

Software Data de término do suporte Observação

Windows 7 Profesional N 13/01/2015 Garantia estendida até 13/01/2020

Windows 7 Enterprise 13/01/2015 Antes da instalação é aconselhável atualizar para o Windows 8

Office Professional Plus 2010 13/10/2015 Garantia estendida até 13/10/2020

NET Framework 2.0 12/04/2011 Atualizar para uma versão mais atual. NET Framework 4.5.1

SQL Server 2008 Enterprise 08/07/2014 Garantia estendida até 08/07/2019

9.5. QUAIS AS DEPENDÊNCIAS SOBRE ESTE FORNECEDOR E SUA TECNOLOGIA?

Resposta: Todos os produtos do pacote Microsoft Dynamics rodam sobre o Sistema Operacional Windows e utilizam Banco de dados SQL Server e para as extrações de relatórios necessitam do Pacote Office.

9.6. QUAL O PÚBLICO DESTE ERP ESCOLHIDO? TAMANHO DE NEGÓCIO/ FOCO/ USUÁRIOS / RECEITA?

Resposta: Cada produto do Microsoft Dynamics ERP foi criado para atender um perfil de diferente de empresa, segue o detalhamento de cada um dos softwares.

Microsoft Dynamics AX

Tamanho do Negócio: Grandes organizações com ampla presença internacional.

Foco: Manufatura e Distribuição.

Usuários: Acima de 200.

Receita: Acima de US$ 50 Milhões Anuais.

Microsoft Dynamics NAV

Tamanho do Negócio: Pequeno e médio porte com pequena presença internacional.

Foco: Manufatura e Distribuição.

Usuários: Entre 20 e 200.

Receita: Entre US$ 5 Milhões e US$ 500 Milhões Anuais.

Microsoft Dynamics GP

Tamanho do Negócio: Pequeno e médio porte.

Foco: Contabilidade, Gestão Financeira e Recursos Humanos.

Usuários: Entre 20 e 100.

Receita: Entre US$ 5 Milhões e US$ 300 Milhões Anuais.

Microsoft Dynamics SL

Tamanho do Negócio: Pequeno e médio porte.

Foco: Contabilidade, Gerência de Projetos.

Usuários: Menos que 50.

Receita: Entre US$ 2 Milhões e US$ 30 Milhões Anuais.

9.7. QUAIS OS DESAFIOS DE MANTENIMENTO DA FÁBRICA DE SOFTWARE PARA MANUTENÇÃO E EVOLUÇÃO DO ERP ESCOLHIDO?

Resposta: O principal desafio é possuir conhecimento pleno das funcionalidades do ambiente MS-Dynamics AX. A Microsoft tem planejado para aumentar a disponibilidade do MS-Dynamics AX, trazendo processos inovadores e simples que eleva a experiência do usuário, continuam a crescer novos canais de distribuição e os canais existentes estão se expandido com maiores expectativas de suporte aos clientes. A Microsoft e os respectivos parceiros disponibilizam soluções que os distribuidores precisam para gerir cada aspecto dos seus negócios.

9.8. QUAIS AS LIÇÕES APRENDIDAS COM O TRABALHO, COM RELAÇÃO AO ERP ESTUDADO OU EM GERAL?

Resposta: Entendemos que o estudo sobre Microsoft Dynamics ERP apresentou um conhecimento importante a todos do grupo no sentido de que a escolha de um software ERP requer bastante empenho e análise de várias opções e diversos pontos devem ser considerados como: investimento, experiência e estrutura do fornecedor, suporte ao software, entre outros. Focando no que realmente a empresa necessita e não coisas triviais. Em relação ao próprio Microsoft Dynamics enxergamos que o mesmo está em um crescente considerável e está se tornando um ERP de sucesso pelo fato de possuir tanta qualidade, diversidade de módulos, opções para empresas pequenas, médias e grandes e um grande diferencial que é a interface bastante similar aos outros produtos Microsoft, com isso a consegue garantir um índice melhor de aceitação dos usuários.

...

Baixar como  txt (36.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »