TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modal Rodoviario No Brasil

Artigos Científicos: Modal Rodoviario No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE

CURSO DE LOGÍSTICA

PROJETO INTERDISCIPLINAR II

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO

2º Semestre do curso (Tarde)

(Fevereiro – 2013)

PROFESSORES ORIENTADORES: ANTONIO YOUSSEF

LUIZ CARLOS FERREIRA DE JESUS

I - OBJETIVOS

O objetivo geral deste projeto interdisciplinar é proporcionar aos alunos uma aplicação prática dos conceitos teóricos observados em sala de aula. A proposta do projeto baseia-se na interdisciplinaridade, por meio da análise de um ambiente organizacional, levando a compreensão e articulação, por parte dos alunos, dos conceitos de gestão e suas respectivas implementações, execuções e avaliações.

Como objetivos específicos, temos:

• Tornar explícito a existência da interdisciplinaridade no curso de Logística;

• Propiciar aos alunos uma visão ampla das dificuldades existentes na implementação, execução e avaliação dos conceitos de gestão;

• Apurar a capacidade de decisão do aluno por meio do uso de técnicas adequadas de investigação, análise e avaliação;

• Proporcionar aos alunos a oportunidade de elaborar e apresentar um relatório técnico interdisciplinar sobre uma organização, bem como desenvolver a postura de pesquisador, pois o relatório deverá ser elaborado a partir dos referenciais teóricos presentes nas bibliografias básicas propostas em cada disciplina;

• Vivenciar a experiência do contato com o público em geral e a capacidade de exposição oral;

• Desenvolver habilidades para o trabalho em equipe, visando aflorar lideranças e revelar empreendedores.

II – COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO

O desenvolvimento das atividades relacionadas ao projeto deverá ser realizado por equipes compostas de 4 a 10 alunos.

Deverão ser realizadas reuniões periódicas mensais, para a condução e acompanhamento das atividades propostas. Caberá ao professor responsável conduzir às reuniões da turma sob sua responsabilidade.

Em cada reunião deverá ser realizado um relatório, descrevendo o envolvimento dos participantes com as atividades desenvolvidas. Esses relatórios deverão estar em anexo ao final do trabalho.

III - O PROJETO INTERDISCIPLINAR

As atividades do Projeto Interdisciplinar serão desenvolvidas com enfoque em uma empresa, previamente selecionadas pelos alunos. Com base na empresa escolhida, realizar-se-ão atividades de pesquisas e avaliações de questões específicas, pertinentes a cada disciplina do curso, que foram sugeridas com o objetivo de propiciar uma aplicação prática do conteúdo visto em sala de aula, considerando uma ótica interdisciplinar, ou seja, o projeto não visa à ampliação do conhecimento e sim a aplicação do conhecimento adquirido nas disciplinas ao longo do semestre.

Os professores responsáveis pela aplicação do projeto, definidos semestralmente pela coordenação, deverão orientar as equipes nas escolhas das empresas, fazer o controle, condução e execução do projeto, sob uma perspectiva de avaliação contínua. Outras dúvidas poderão ser solucionadas em sala de aula ou nas reuniões. Todo professor da Faculdade deverá apoiar a aplicação do projeto com esclarecimentos e avaliação das atividades referentes à disciplina que está ministrando.

IV - A EMPRESA QUE SERÁ ANALISADA

Cada grupo terá como objeto de estudo uma empresa escolhida pela equipe, preferencialmente, empresas da região ou de fácil acesso pelos integrantes.

É importante ressaltar que tal escolha é determinante para qualidade do trabalho que será desenvolvido. Recomenda-se que os grupos priorizem empresas constituídas no mínimo por 10 funcionários.

Com o intuito de facilitar as negociações com a empresa alvo, à Coordenação providenciará carta de apresentação e de esclarecimentos sobre as atividades e propósitos do projeto, se necessário.

A indicação da empresa será avaliada pelos professores responsáveis, que terão o papel de validar a escolha, até o primeiro mês do projeto.

Será permitida a alteração da empresa ao longo do projeto, em caso de dificuldades para a obtenção de dados.

V - FUNÇÕES DO PROFESSOR RESPONSÁVEL

1. Instruir os alunos sobre o projeto interdisciplinar, enfatizado seus objetivos, desenvolvimento e finalização;

2. Divulgar o calendário de atividades e reuniões;

3. Atribuir notas parciais em cada fase do projeto, devendo o mesmo receber uma nota final de 0 à 10, tendo como reprovado os alunos integrantes que obtiverem nota inferior a 6,0;

4. Dar suporte ao desenvolvimento e controle do projeto;

5. Oferecer orientação às equipes em classe, ou em reuniões estabelecidas fora do horário de aula, mas sem a obrigatoriedade de presença dos alunos;

6. Receber, ler, e avaliar o relatório final das equipes, devendo entregar a planilha de notas do projeto à secretaria na data estipulada pela Coordenação.

VI - APRESENTAÇÃO DOS RELATÓRIOS E RESULTADOS DO PROJETO

Tanto os relatórios parciais bem como os resultados da pesquisa deverão ser apresentados de forma escrita, segundo as normas técnicas de apresentação de trabalhos acadêmicos.

O RELATÓRIO FINAL DEVERÁ CONTER:

1º- Apresentação da empresa analisada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com