TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem De Dados

Exames: Modelagem De Dados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 5

Sorocaba

2013

Sistemas de Gerenciamento de Arquivos:

A melhor maneira de entender a natureza geral e as características dos bancos de dados de hoje é olhar para as características dos sistemas que antecederam o uso da tecnologia de banco de dados:

Nos sistemas gerenciadores de arquivos cada usuário define e implementa os arquivos necessários para uma aplicação específica, acarretando repetição dos dados gerando inconsistência nas informações. O acesso aos dados está escrito nos programas que o manipulam, subordinando os programas aos arquivos.

A manipulação dos dados contidos nos arquivos pelas aplicações específicas dificulta o desenvolvimento de novos sistemas e torna a manutenção dos aplicativos difícil e cara.

Tomemos como exemplo a necessidade de inclusão de um novo campo em um arquivo, esta alteração implica na alteração de todos os programas que utilizam este arquivo.

O sistema possibilita uma redundância não controlada de dados e inconsistência ao permitir que em um sistema um dado seja alterado e esse mesmo dado não seja alterado em outro.

A responsabilidade sobre os procedimentos de backup e recuperação está a cargo da aplicação.

SGBD – Sistema Gerenciador de Banco de Dados

Nos sistema gerenciador de Banco de Dados um arquivo (tabela) é definido uma única vez e atende a várias aplicações.

Armazena-se junto com os dados todas as informações referentes à forma como foram estruturados os dados e onde eles estão armazenados fisicamente. Essas informações estão armazenadas em um catálogo que é chamado de meta-data.

Há separação entre programas e dados. No SGBD os acessos são escritos no banco de dados e os programas enviam comandos solicitando o acesso aos dados. Esse conceito é chamado de abstração de dados, que se caracteriza por uma independência entre programas e dados e entre programas e operações de manipulação de dados.

São permitidas visões diferenciadas sobre a mesma base de dados para aplicações diferentes.

É permitido acesso simultâneo de vários usuários ao mesmo dado.

Essa simultaneidade é tratada através do gerenciamento da concorrência.

Sorocaba

2013

Considerações Finais

Atualmente, existe uma tendência de mercado em se dizer que qualquer problema será resolvido, caso a empresa adquira um Banco de Dados. Naturalmente, em um ambiente com acesso constante ao Banco de Dados (acesso concorrente, obviamente), onde a segurança seja de vital importância e que o desempenho da aplicação escrita estiver comprometendo a empresa, considerando-se logicamente uma aplicação bem escrita, sem dúvida a aquisição de um Banco de Dados poderá ser o primeiro passo na solução do problema.

Analogamente ao que ocorreu com o aparecimento das primeiras linguagens de programação voltadas ao Windows, onde estas foram apresentadas como capazes de alavancar os negócios da empresa, e no geral causaram mais frustração do que solução, a aquisição do Banco de Dados, pode gerar o mesmo tipo de problema.

É fundamental que a empresa candidata a utilizar um Banco de Dados, normatize-se totalmente, pois soluções “quebra-galho”, típicas do ambiente que dispõe de um Gerenciador de Arquivo, tendem a ser impossíveis em um ambiente estruturado sobre o Banco de Dados. Portanto, sobre pena de se realizar um grande investimento, e não se colher fruto algum, é muito conveniente, que a empresa antes de adquirir um Banco de Dados, passe por um processo de adaptação, preferencialmente contando com pessoal especializado, geralmente consultores, que não tenham qualquer ligação com fabricantes de Bancos de Dados.

PASSO 2:

Defina, em no mínimo 10 linhas, “Modelo de Dados”. Cite os três modelos de dados mais conhecidos descrevendo suas características e os softwares SGBD que utilizam cada um dos modelos

Modelos de dados

É uma imagem gráfica de toda a base de informações necessárias para um determinado empreendimento.

Sorocaba

2013

Modelo de Entidade Relacionamento

É a principal ferramenta gráfica para representação do Modelo de Dados e foi proposto por Peter Chain. Tem a finalidade de identificar entidades de dados e seus relacionamentos.

Modelagem de Dados

Técnica aplicada à construção de modelos de dados.

Entidade

Objeto ou evento do mundo real, distintamente identificado e tratado como uma categoria definida, acerca da qual armazenamos dados.

Ex.:

1) Jurídico ou Físico (Funcionário, Cliente, Aluno, etc.)

2) Documento (Nota Fiscal, Ordem de Serviço, etc.)

3) Local (Departamento, Unidade, etc.)

4) Histórico (Histórico escolar, diário, Vendas Acumuladas, etc.)

5) Enti-Material (Matéria-prima, produto, etc.)

Entidade de Dados (Supertipos)

Podem ser subdivididas em diversas categorias de elementos (Subtipos), cada uma se caracterizando por atributos específicos: Pessoa; Física Jurídica

Tipos de Entidade

1) Fundamental: Empregado

2) Associativa ou derivada de relacionamento: Reclamação Rec_Ass Assinante

3) Atributiva;

Sorocaba

2013

4) Fortes e Fracas: (entidade forte) (entidade fraca); Banco Agência

Atributos

Dados elementares que permitem descrever a entidade ou relacionamento. Podem ser monovalorados ou multivalorados.

Monovalorados são aqueles que possuem uma única opção. Ex. Identidade.

Multivalorados são aqueles que podem mais de uma opção. Ex.: Sexo: “Masculino” ou “Feminino”.

PASSO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com