TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem e Analise de Sistemas Dinamicos - Groover

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL - UNIBRASIL

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MODELAGEM E ANÁLISE DE SISTEMAS DINÂMICOS

FELIPE ANTONIO ZALESKI

CONTROLE LÓGICO E DINÂMICO, REDUÇÃO DO LOTE E ELEMENTOS DE UM SISTEMA AUTOMATIZADO

ANÁLISE DOS LIVROS:

" ENG. DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL - MORAES "

" AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL E SISTEMAS DE MANUFATURA - GROOVER"

CURITIBA, 2015


Felipe Antonio Zaleski

Controle Lógico e Dinâmico, Redução do Lote e Elementos de um Sistema Automatizado.

[pic 2]

Curitiba, 2015

2) Segundo Moraes, explique a diferença entre controle dinâmico e controle lógico. (1,0)

R: O controle dinâmico tem por objetivo estabelecer o comportamento estático e dinâmico dos sistemas físicos, tornando-o mais obediente aos operadores e mais imune às perturbações dentro de certos limites. Utiliza sempre medidas de variáveis internas e/ou de saída do sistema, num esquema de realimentação ou feedback em torno do sistema original. O controle lógico tem por objetivo complementar sistemas lógicos de maneira que eles respondam a eventos externos ou internos de acordo com novas regras que são desejáveis de um ponto de vista utilitário. Esse tipo de controle surgiu no início do século XX por necessidade prática, quando contatores, disjuntores, relés de proteção, chaves manuais, etc. tinham de ser interligados de maneira a dar partida, proteger componentes e vigiar dia e noite a segurança nos processos cuja eletrificação se implementava. As teorias do controle dinâmico e controle lógico têm-se desenvolvido de forma totalmente independente entre si, por força de suas próprias naturezas. Aliás, é interessante observar que enquanto o controle dinâmico objetiva evitar a instabilidade (geralmente associada ao crescimento ilimitado de sinais) em controle lógico o objetivo é evitar o conflito, o deadlock, a parada total da evolução dos sinais.

3) O Groover cita em partes distintas como é viabilizada a redução do lote. Apresente o que permite essa redução do lote. (1,0)

R: A produção em lote ocorre quando os materiais processados em quantidades ou momentos finitos, chamados de lotes tanto na indústria de processos como na de produção discreta. A produção em lote não é contínua, visto que há interrupções na produção entre os lotes. A razão para utilização desse tipo de produção se deve ao fato de a natureza do processo exigir que somente uma quantidade finita de material seja acomodada por vez ou por que tem diferenças entre as partes. Nas indústrias de processo, a produção em lote geralmente significa que os produtos iniciais estão na forma liquida ou granel e são processados juntos como uma única unidade. Em contrapartida, nas indústrias de produção discreta, um lote representa uma determinada quantidade de unidades de trabalho, processadas individualmente e não todas as mesmo tempo. Eugene Merchant, defensor e promotor das indústrias de máquinas-ferramenta por muitos anos, observou que os materiais mais comuns nas fabricas de produção em lote passam mais tempo em estado de espera ou movimentação do que sendo processados. Cerca de 95% de uma peça são gastos na movimentação ou na espera e somente 5% são gastos na máquina-ferramenta. A produção em lote se enquadra na faixa de produção média, a troca de configurações entre as produções leva tempo, denominado como setup time, uma desvantagem é que esse tempo de produção é perdido. Hoje em dia, as empresas de produção e suas fábricas devem operar de modo eficiente e eficaz para continuar competitivas na economia global, nesse sentido, uma das abordagens bem sucedidas é a produção enxuta. Essa produção significa que a fábrica operará com o mínimo de recursos possível e, ainda assim, maximizará o volume de trabalho realizado com esses recurso, os quais incluem trabalhadores, equipamentos, tempo e espaço. Em resumo, a produção enxuta significa fazer mais com menos, e fazer melhor. Em geral, as operações de produção incluem muitas atividades que não passam de desperdício, ou seja, que não agregam valor ao produto. Alguns dos programas associados à produção enxuta são os seguintes:

  • Entrega de produtos Just-In-Time;
  • Envolvimento do trabalhador;
  • Melhoria contínua;
  • Tempos de preparo reduzidos;
  • Interrupção do processo quando dá algo errado;
  • Prevenção de erros; e
  • Manutenção produtiva total (TPM).

Dentre estes, podemos destacar o tempo de preparo reduzido, pois a engenharia de métodos é utilizada para minimizar o tempo necessário à troca entre uma configuração e outra na produção em lote. Isso permite que os lotes sejam menores, o que reduz o volume de trabalho em processo de fábrica.

5) Cite e explique os elementos básicos de um sistema automatizado, segundo Groover. (1,0)

R: Um sistema automatizado é composto por três elementos: (1) energia para concluir os processos e operar o sistema, (2) um programa de instruções que direcione os processos e (3) um sistema de controle que execute as instruções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com