TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem por computador de sistemas

Artigo: Modelagem por computador de sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Artigo  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  333 Visualizações

DEFININDO SIMULAÇÃO

A simulação computacional de sistemas, ou simplesmente simulação, consiste na utilização de determinadas técnicas matemáticas, empregadas em computadores digitais, as quais permitem imitar o funcionamento de, praticamente, qualquer tipo de operação ou processo (sistemas) do mundo real. São muitas as definições de simulação. De acordo com Schriber [1974], conforme pode ser visto no clássico Simulation Using GPSS, “simulação implica na modelagem de um processo ou sistema, de tal forma que o modelo imite as respostas do sistema real numa sucessão de eventos que ocorrem ao longo do tempo”.

A simulação tem sido, cada vez mais, aceita e empregada como uma técnica que permite a analistas, dos mais diversos seguimentos (administradores, engenheiros, biólogos, técnicos em informática, etc.), verificar ou encaminhar soluções, com a profundidade desejada, aos problemas com os quais lidam diariamente.

LINGUAGEM GPSS (General Purpose Simulation System)

GPSS é uma linguagem de programação para o fim específico de simulação e com alto grau de estruturação e orientada para transações (um caso especial de orientação a processos). Foi projetada para facilitar a simulação de sistemas de filas.

SIMULADOR

Um simulador é um aparelho ou software capaz de reproduzir simular ocomportamento de algum sistema. Os simuladores reproduzem fenomenos e sensações que na realidade não estão ocorrendo. Um simulador pretende reproduzir tanto as sensações físicas (velocidade,aceleração, percepção de paisagens) como o comportamento dos equipamentos da máquina que se pretende simular, ou ainda de um qualquer produto final sem haver a necessidade de se gastar matéria prima, utilizar máquinas e mão-de-obra e gastar tempo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com