TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem De Sistemas

Casos: Modelagem De Sistemas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 6

Modelagem de Sistemas

Em muitas áreas de estudo, um fenômeno não é estudado diretamente, mas através de um modelo. Um modelo é uma representação frequentemente em termos matemáticos, do que parecem ser as principais características do objeto ou sistema em estudo, (MOURELLE, Luiza). Modelar significa criar um modelo que explique as características de funcionamento e comportamento de um software, a partir do qual ele será criado, facilitando seu entendimento e seu projeto, através das características principais que evitarão os erros de programação, projeto e funcionamento. Esta é uma parte importante no desenho de um sistema da informação.

Modelagem de sistemas, tanto no nível funcional quanto de dados, é um requisito fundamental para a obtenção de produtos de software de maior qualidade e confiabilidade.

Para utilizar o conceito de modelagem é necessário um conhecimento tanto dos fenômenos modelados quanto das propriedades das técnicas de modelagem. É possível modelar sistemas cada vez mais complexos e maiores representando-os por um modelo matemático, convertendo o modelo em instrução para um computador e executando-as. Nobel de Física em 1963 defendeu e demonstrou que o papel da matemática é fundamental na modelagem de fenômenos físicos (Wigner, 1961), em computação a lógica e matemática têm historicamente desempenhado papel semelhante (Halpern, 2001).

Os computadores estão envolvidos em modelagem de duas maneiras, a primeira como uma ferramenta computacional para modelagem e a segunda, como um objeto a ser modelado. Os sistemas computacionais são sistemas muito complexos e, normalmente grandes, consistindo em vários componentes separados que interagem entre si.

Cada componente tem o seu próprio estado de ser. O estado de um componente é uma abstração da informação relevante, necessária para descrever suas ações. Normalmente, o estado de um componente depende de sua história passada, logo, o estado de um componente pode mudar com o tempo. Os componentes de um sistema apresentam concorrência ou paralelismo, as atividades de um componente podem ocorrer simultaneamente com outras atividades de outros componentes.

Em um sistema computacional, temos, por exemplo, os dispositivos periféricos, que podem operar concorrentemente, sob o controle do computador. Uma vez que os componentes dos sistemas interagem, é necessário que haja sincronização. A transferência de informação de um componente para outro requer que as atividades dos componentes envolvidos sejam sincronizadas, enquanto a interação estiver acontecendo. Isto pode resultar em um componente ficar esperando pelo outro.

Modelagem, de forma geral, é a elaboração de um modelo para a representação de alguma coisa. O modelo é a representação de um sistema real ou imaginário usando uma linguagem, um meio, e um posto de vista.

O aspecto mais importante de um modelo é a relação entre simplicidade e fidelidade (TRIVELATO,Gilberto, INEP, São José dos Campos, 2003). Um modelo é a representação do conhecimento e a principal ferramenta para o estudo do comportamento de sistemas. Modelar é o primeiro passo para a análise de um sistema de qualquer natureza e sob qualquer aspecto.

Quando o modelo é uma representação válida de um sistema, informações significativas podem ser retiradas sobre sua dinâmica ou seu desempenho.

Modelagem é um processo complexo e, em vários campos, envolve a capacidade de dedução e inferência. A modelagem de um sistema será mais fácil se conhecermos as leis (físicas, etc.) pertinentes ao sistema, se for fácil obter uma representação gráfica ou simbólica do sistema, e se as incertezas entre as entradas, parâmetros e saídas puderem ser quantificadas.

Portanto podemos definir modelo como: “Uma representação física, matemática, lógica ou computacional qualquer de um sistema, processo, fenômeno ou entidade.” Segundo a sua natureza os modelos são classificados em: físicos, matemáticos, lógicos e, recentemente, computacionais.

Modelagem de Banco de Dados

Os computadores inventados e aperfeiçoados a partir do século XX permitiram que os dados fossem armazenados e recuperados com grande rapidez e facilidade. No início da década de 70, surgiram os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados.

Podemos definir dados como uma sequência de símbolos quantificados ou quantificáveis (ALEXANDRUK, Marcos, 2011), exemplos de dados quantificáveis são os textos (as letras são símbolos quantificáveis), já um exemplo de dados quantificados são fotos, figuras, sons gravados e animação, pois todos podem ser quantificados. Um dado é necessariamente uma entidade matemática, e desta forma, é puramente sintático. Isto significa que os dados podem ser totalmente descritos através de representações formais e estruturais, sendo ainda quantificados ou quantificáveis, eles podem obviamente ser armazenados em um computador e processados por ele.

Um Banco de dados pode ser definido como uma coleção de dados integrados que tem por objetivo atender a uma comunidade de usuários, os dados são persistentes e manipuláveis, onde obedecem a um padrão de armazenamento. (HEUSER, Carlos, Projeto de Banco de Dados, 4ª edição, Editora Sagra, 1998).

No Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados é o software que incorpora as funções de definição, recuperação e alteração. Neste contexto o modelo de dados refere-se á descrição formal da estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com