TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelando processos de negócios com diagramas de atividades

Projeto de pesquisa: Modelando processos de negócios com diagramas de atividades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

Introdução 3

Objetivo 4

Modelo Funcional. 5

Modelo Estrutural. 5

Modelo Comportamental 5

Modelação do processo de negócio com Diagramas de atividades 5

Conhecendo as Necessidades do Cliente 6

Características do Sistema solicitado pelo Cliente 7

Atores do sistema hospitalar 9

Introdução a UML 11

Casos de Uso 11

Diagramas de Classes 13

Cadastro de pacientes: 13

Cadastro de Médicos, Enfermeiros e Funcionários: 13

Cadastro de Exames: 14

Cadastro de Atendimento: 14

Conclusão 15

Bibliografia 16

Introdução

As metodologias de análise orientada a objetos emergiram há cerca de duas décadas.

Estas metodologias procuram sistematizar quer a informação do sistema quer o processamento que manipula essa informação, através de objetos do mundo real.

Apesar de serem mais recentes do que as metodologias de análise estruturada, as metodologias de análise orientada a objetos têm vindo a ganhar terreno em consequência do sucesso das linguagens de programação orientada a objetos.

Alguns esforços têm orientado e sustentado a análise orientada a objetos ao longo da sua existência.

Seguindo a proposta metodológica de Dennis et al. (2005), de um processo de análise de sistemas devem resultar três modelos: Modelo Funcional, Modelo Estrutural e Modelo Comportamental.

Objetivo

O presente trabalho tem como objetivo expor uma análise de levantamento de requisitos de um Sistema de Hospitalar.

Sachetta (2003 p.76), afirma que “a utilização de um sistema de agendamento digital pode ter importante papel na redução de erros na área médica, principalmente se a entrada de dados for feita pelo próprio médico que solicita o exame [..]”. Este contexto justifica o desenvolvimento de sistema de informação que permita auxílio nas atividades descritas como sendo problemas da área de saúde, tornando as informações centralizadas e disponíveis para consulta pelos médicos e outros usuários do Sistema Hospitalar.

As atividades que constituem este trabalho visam satisfazer as necessidades do usuário, bem como visualizar os principais processos que ocorrerem no Sistema. Utilizando a linguagem UML, para gerar diagramas que possam representar, e documentar, processos do sistema. E, utilizando Diagrama de Classes para organizar os atributos do sistema.

Modelo Funcional.

Descreve os processos de negócio e a interação do sistema de informação com o seu ambiente. Devem ser criados dois tipos de diagramas para descrever a funcionalidade de um sistema de informação: Diagramas de Atividades e Diagramas de Casos de Uso. Os diagramas de atividades suportam a modelação lógica dos processos de negócio e do fluxo de trabalho. Os casos de uso são usados para descrever as funções básicas do sistema de informação

Modelo Estrutural.

Descreve a estrutura dos dados que suportam os processos de negócio nas organizações. Durante a fase de análise, o modelo estrutural apresenta a organização lógica dos dados, sem indicar como os dados são criados, armazenados ou manipulados, uma vez que os analistas devem focar-se no negócio, sem se distraírem com detalhes técnicos. Mais tarde, durante a fase da concepção ou projeto de software, o modelo estrutural será atualizado para refletir como os dados serão armazenados em arquivos e bases de dados.

Modelo Comportamental

Descreve os aspectos da dinâmica interna de um sistema de informação. Durante a fase de análise, o modelo comportamental descreve qual é a lógica interna dos processos sem especificar como serão implementados. O modelo comportamental assenta, sobretudo, no desenvolvimento de diagramas de sequência, diagramas de comunicação e diagramas de transição de estados.

Modelação do processo de negócio com Diagramas de atividades

Os modelos de processos de negócio descrevem as diferentes atividades que, quando combinadas em conjunto, suportam um processo de negócio. Um processo de negócio normalmente é transversal a vários departamentos (ou áreas funcionais). Por exemplo, a criação de um produto novo envolverá diversas atividades que combinarão o esforço de vários empregados de vários departamentos. Assim, numa perspectiva de análise orientada a objetos, os processos são transversais a vários objetos.

Um potencial problema na construção dos modelos do processo de negócio, numa perspectiva de análise orientada a objetos, é que tendem a reforçar um pensamento de decomposição funcional. Contudo, quando usados adequadamente, são poderosas técnicas para comunicarem o entendimento dos requisitos dos utilizadores.

Os diagramas de atividades são usados para modelar o comportamento associado a um processo de negócio independente dos objetos. Muitas vezes, os diagramas de atividades podem ser vistos como diagramas de fluxos de dados sofisticados das metodologias de análise estruturada. Contudo, ao contrário dos diagramas de fluxos de dados, os diagramas de atividades incluem notação que proporciona a modelação de atividades paralelas, concorrentes e processos com decisões complexas. Om efeito, os diagramas de atividades podem ser usados para modelar tanto o fluxo de trabalho de alto nível que envolve diversos casos de uso como para detalhar um só caso de uso. Neste trabalho restringiremos os diagramas de atividades à modelação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com