TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Segurança e Higiene do Trabalho

Por:   •  29/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO

Como profissional na área de segurança e higiene do trabalho, você foi contratado para avaliar as condições de segurança contra incêndios de um museu ao museu nacional. Para isso, a empresa contratante solicitou que você elaborasse uma análise do incêndio ocorrido no museu nacional, a fim de que ocorrência semelhantes sejam evitadas.

O Museu Nacional e o Incêndio:

Fundado por D. João VI em 1818 na antiga residência oficial dos imperadores e a partir de 1946 ficou vinculada a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Museu Nacional possuía um acervo de 20 milhões de itens e completava seus 200 anos de existência em 2018 (O MUSEU, 2018). Mas no dia 2 de setembro de 2018 ouve um grande incêndio que consumiu todo o prédio e seu grande acervo.

Após o incêndio, a Polícia Federal do Rio de Janeiro ficou responsável pela investigação e avaliar das causas do incêndio, onde através de um Laudo Pericial afirmou que a perícia técnica-criminal identificou que o incêndio se iniciou no Auditório Roquette Pinto, devido a um curto-circuito em um dos aparelhos de ar-condicionado instalados no Auditório (PF, 06 jul 2020).

Em detalhes, os peritos identificaram que eram três aparelhos de ar-condicionado que estavam instalados em somente um disjuntor, contrariando as recomendações do fabricante e sobreaquecendo a instalação devido a falha na proteção do disjuntor. (NITAHARA, 04 abr 2019).

Dos três aparelhos somente um estava em funcionamento e o demais em stand-by. As splits (evaporadoras) dos ar-condicionado não estavam com o aterramento elétrico devidamente esperado, potencializando o curto-circuito do aparelho segundo afirmação dos peritos. (FOLHAPRESS, 04 abr 2019)

Na sala onde iniciou o incêndio havia a presença de extintores dentro do prazo de validade e também um hidrante próximo ao local, mais os peritos da PF afirmaram que não havia um sistema de combate ao incendo com sprinklers para abafar o fogo, alarme de incêndio em funcionamento, portas corta-fogo para limitar a propagação das chamas, hidrantes com mangueira nas paredes e também não foi encontrado sinalizadores e indicadores de saída de emergência no prédio (baseado em fotos anteriores ao incêndio), potencializando ainda mais a tragedia se o prédio estivesse com visitantes. (FOLHAPRESS, 04 abr 2019)

Desde 2015 o Museu Nacional teve uma fiscalização pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), onde o Oficial da CBMERJ foi puniu de forma administrativa pela não conclusão da fiscalização. E desde então o Museu Nacional se encontrou fechado por falta de verbas e dinheiro para manter o mínimo de condições de funcionamento.

Solução para evitar e combater o Incêndio:

Sobre a causa efeito da não instalação correta dos equipamentos de ar-condicionado, a Portaria Nº 108, de 12 de julho de 2019, institui o Modelo Nacional de Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Emergências, no Art. 20, estabelece que:

§ 6º Os Corpos de Bombeiros Militar poderão exigir Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) conforme a norma específica.

§ 7º As edificações e áreas de risco deverão ter suas instalações elétricas executadas de acordo com as prescrições das normas brasileiras oficiais e das normas das concessionárias dos serviços locais de energia elétrica.

A norma regulamentadora de nº 23 sobre Proteção Contra Incêndios (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011), que dispõe das medidas preventivas adequadas para proteção contra incêndio ao prédio do Museu Nacional:

Sistema de Proteção contra incêndio: O sistema é composto por sensores que envia as informações para uma central de controle que pode disparar de forma remota a atuação de alarmes de incêndio e sprinklers, e fazer o desligamento de equipamentos como ar-condicionado. Este sistema deve ser instalado e atendido norma NBR-5410 - Instalações elétricas de baixa tensão (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2008).

Saídas de Emergência: Estas saídas deveram ser suficientes para a rápida retirada das pessoas em caso de incêndio e devidamente identificadas conforme norma NBR-9077 - Saídas de emergência em edifícios (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2001);

Equipamentos para Combate ao incêndio: Deve se dispor de uma quantidade de equipamentos que seja suficiente para combater o fogo em seu início conforme norma NBR-12962 Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2016) como por exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com