TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de TCC

Por:   •  1/12/2015  •  Monografia  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 11

INSERIR O LOGO DA INSTITUIÇÃO

 CARLOS ALEXANDRE DA SILVA

ESTUDO SOBRE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS PELO METODO COMPARATIVO DIRETO.

DIVINÓPOLIS

2015


CARLOS ALEXANDRE DA SILVA[pic 1]

[pic 2]

PROJETO DE PESQUISA

ESTUDO SOBRE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS PELO METODO COMPARATIVO DIRETO.

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Instituição faculdade Pitágoras, unidade de Divinópolis


DIVINÓPOLIS

2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

1.1        PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

2.1        OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.        METODOLOGIA        

6.        RESULTADOS ESPERADOS        

7.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

8.        REFERÊNCIAS        

APÊNDICE        

ANEXO        

        


  1. INTODUÇÃO

uma avaliação correta e auxiliada pelas normas e metodologias propostas em regulamentos é uma grande aliada de grandes empresas e instituições financeiras. Além disso para qualquer negócio imobiliário, seja em grande proporção como a venda de um condomínio com 20.000 (vinte mil), imóveis ou pequena como a vende de um terreno residencial com 150m² (cento e cinquenta metros quadrados), é indispensável uma avaliação técnica e metodológica para garantir que comprador e vendedor não saiam prejudicados.

Avaliação de imóveis, seja imóvel de qualquer natureza, traz segurança e conforto tanto aos vendedores quanto aos compradores, mas no mercado financeiro quem mais se preocupa e leva a sério a pratica de avaliar, são os agentes financiadores e peritos judiciais. Por necessitarem de auto índice de precisão bem como garantia sólida para algum negócio, já que avaliação tem por objetivo determinar de forma metodológica o valor de um bem.

Segundo a Norma de Avaliação de Bens do IBAPE pate1-Procedimentos Gerais: 2005, “A excelência dos trabalhos de avalição é resultante da combinação entre o discernimento para escolha da melhor e mais adequada metodologia a ser empregada e dos princípios éticos que balizam a atividade profissional”. Esse estudo levará em conta  avaliação de imóveis urbanos pelo método comparativo direto.

  1. PROBLEMA

Uma avaliação pelo método comparativo direto, tem como principal fonte de dados imóveis semelhantes. Assim sendo, na falta de tais imóveis a avaliação se torna um pouco mais complicada. Bom o foco da pesquisa é avaliação por método comparativo, desta forma o problema mais comum é a falta de dados comparáveis.

Por exemplo se o imóvel a ser avaliado não tem semelhanças características com os imóveis tomados como base para comparação, então os mesmos devem ser ajustados para as características do imóvel avaliando.

Como corrigir as características de imóveis não semelhantes ao imóvel avaliando?  

  1. OBJETIVOS

O presente trabalho tem por finalidade descrever e discutir teoricamente os procedimentos metodológicos e normativos na execução de atividades de avaliação de imóveis pelo método comparativo de dados, pela Engenharia Civil.

  1.  OBJETIVO GERAL

Levantar uma sustentação teórica consistente acerca  das técnicas e procedimentos no campo da Engenharia Civil para a atividade de avaliação de imóveis pelo método comparativo de dados. Visando assim apontar os métodos mais eficientes e práticos para a realização desta prática que é tão indispensável principalmente no ramo imobiliário.

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

Apontar as diretrizes básicas para a realização de avaliação de imóveis pelo método comparativo

Apresentar a metodologia utilizada para desenvolver o trabalho e as formulas utilizadas.

Delimitar ao máximo possível os assuntos relacionados a pesquisa, no intuito de facilitar o entendimento dos leitores e promover o máximo de verossimilhança durante a apresentação da pesquisa

  1. JUSTIFICATIVA

          A avaliação de imóveis é uma das grandes aliadas do setor imobiliário, tanto para o comercio em geral, compra, venda, financiamento e bem de valor estimado para garantia de algum empréstimo, como os tão conhecidos refinanciamentos ou penhora de bens para se obter um valor em dinheiro para qualquer finalidade.

          Com as várias finalidades para uma avaliação acaba sendo de grande importância uma esquemática metodológica para dirimir uma avaliação que atenda os interesses de cada um em particular, além de ser um critério para pericias judiciais onde exige-se o máximo de precisão para promover a justiça em várias e variadas demandas.

           Outro determinante fator que levou a escolha do tema, foi a notória ascensão do mercado de imóveis urbanos com a alavanca feita pelo governo brasileiro nos tempos atuais. Assim podemos tomar como objeto de estudo o financiamento de imóveis através de instituições financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com