TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Referencia OSI E O Modelo TCPIP

Trabalho Universitário: Modelo De Referencia OSI E O Modelo TCPIP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 3

Por uma questão de organização e planejamento da arquitetura de protocolos, os modelos de referência (ISO/OSI e TCP/IP) usam a ideia de camadas. Cada camada desempenha um trabalho específico, de modo que cada uma ofereça um serviço para as camadas superiores, abstraindo para elas os detalhes de como o serviço é realizado de fato. Além disso, é pertinente cada camada estabelecer uma interface de comunicação bem definida com a camada superior. Características em comum entre os modelos ambos são baseados numa pilha de protocolos independentes. Modelo OSI possui três princípios:

Serviço: Define o que a camada faz (semântica)

Interface: Define claramente como é possível acessar a camada. Define, então, parâmetros e o retorno desejado.

Protocolos: Após a definição do serviço e da interface, é possível definir vários protocolos para a mesma camada.

Modelo OSI foi pensado ANTES dos protocolos correspondes serem inventados. Isso torna o modelo uma geral. Por exemplo, a camada Data Link original lidava somente com redes ponto-a-ponto. Quando redes broadcast foram usadas, uma nova subcamada foi criada. Assim, quando pessoas começaram a construir redes reais usando o modelo OSI e os protocolos existentes, foi descoberto que as redes broadcast não eram mapeadas para as especificações correntes. Modelo OSI suporta comunicação orientada e não orientada a conexão na camada de rede, mas simplesmente comunicação orientada a conexão na Camada de Transporte.

O modelo TCP/IP não faz uma distinção clara entre serviço, interface e protocolo. Em contrapartida, o modelo ISO/OSI faz essa distinção nas suas 7 camadas. No modelo TCP/IP, os protocolos vieram primeiro e o modelo nada mais é do que uma descrição formal dos protocolos existentes. A camada de interface de rede ou física é a primeira camada, o modelo TCP/IP tem somente um modo de operação na camada de rede, que é sem conexão através de datagramas IP. Esse mesmo modelo oferece para o usuário dois modos de uso na camada de transporte, com e sem conexão através dos protocolos TCP e UDP respectivamente. A camada de enlace não é parte do modelo TCP/IP, mas é o método usado para passar quadros da camada de rede de um dispositivo para a camada de rede de outro. Ambos têm camadas de aplicação, no qual fornece ao usuário uma interface que permite acesso a diversos serviços de aplicação, convertendo as diferenças entre diferentes fabricantes para um denominador comum. Ambos têm camadas de transporte, no qual inclui funções relacionadas com conexões entre a máquina fonte e máquina destino, segmentando os dados em unidades de tamanho apropriado para utilização pelo nível de rede.

Se a conexão de transporte requisitada necessita uma alta taxa de transmissão de dados, este nível pode criar múltiplas conexões de rede, dividindo os dados através da rede para aumentar a velocidade de transmissão. A tecnologia de comutação de pacotes (e não comutação de circuitos) é presumida por ambos. Há uma diferença obvia, o Modelo OSI tem 7 Camadas e o TCP/IP 4 Camadas, As duas tem camada de rede, de transporte e aplicação.

Críticas ao modelo OSI

Timing ruim - Protocolos TCP/IP já estavam sendo usados quando protocolos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com