TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Aparente do Sol

Por:   •  5/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Uniban Anhanguera – Campus Morumbi

Conforto Ambiental
Professor Flávio Bertine

Movimento Aparente do Sol

Jaaziel Ferreira da Silva – 5817953567 – 3º semestre
Marcelo de Assis Rocha – 5628106032 – 3º semestre
Celma Silva Rodrigues – 6825511990 – 2º semestre
Livia Araújo da Silva – 6620356094 – 2º semestre

Luana da Silva Alves – 6814006997 – 2º semestre
Rafael Marra – 7068546590 – 2º semestre
Evandro Daniel Ruiz – 6820447542 – 2º semestre

Thiago de Oliveira Pacífico – 1299722385 – 1º semestre

São Paulo, setembro de 2013.

        O Sol

O Sol é a nossa fonte de luz e de vida, é a estrela mais próxima de nós e a que melhor conhecemos até agora. Resumindo, o sol é uma enorme esfera de gás incandescente, cujo no núcleo acontece à geração de energia através de várias reações termonucleares. O estudo do Sol serve também como base para o conhecimento de outras estrelas, que de tão distantes aparecem para nós como apenas meros pontos de luz. O Sol além de ser tão grande é muito brilhante, pois comparado com a estrela Sírius (que é a estrela mais brilhante noturna) ele é 200 bilhões de vezes mais brilhante.

        As principais regiões do Sol são: a fotosfera, a cromosfera, a zona convectiva, a zona de radiação e o seu núcleo.

[pic 1]

A fotosfera do Sol tem a aparência da superfície de um líquido em ebulição, cheia de bolhas. Este fenômeno é chamado de granulação fotosférica. Os grânulos têm em torno de 5000 km de diâmetro e duram cerca de 10 minutos cada. Eles marcam os topos das colunas convectivas de gás quente, que se forma na zona convectiva, logo abaixo da fotosfera. As regiões escuras entre os grânulos são regiões onde o gás mais frio e mais denso escorre para baixo. A fotosfera tem cerca de 330 km de espessura e temperatura de 5785 K, e é a camada que podemos ver do Sol. Logo abaixo da fotosfera se localiza a zona convectiva, se estendendo por cerca de 15% do raio solar. Abaixo dessa camada está a zona radiativa, onde a energia é transportada pela radiação. O núcleo tem uma temperatura de 10 milhões de graus Kelvin, é a região onde toda a energia é produzida, por reações termonucleares. A cromosfera é a camada da atmosfera solar logo acima da fotosfera. Ela tem cor avermelhada e é visível somente quando ocorrem os eclipses solares, logo antes e após a totalidade. Estende-se por 10 mil km acima da fotosfera e a temperatura cresce da base para o topo, tendo um valor médio de 15 mil K. Ainda acima da cromosfera se encontra a coroa, que também é visível durante os eclipses totais.

O planeta Terra em relação ao Sol

[pic 2]

A Terra percorre sua órbita em torno do Sol inclinada cerca de 23° e com isso resulta o fenômeno das estações do ano. Assim, durante um ano, uma dada região da Terra não recebe a mesma quantidade de irradiação do sol, o que interfere sensivelmente no clima do planeta, dando origem às estações.

O início de cada estação é definido por um fenômeno astronômico: o solstício, para o verão e o inverno, e o equinócio, para a primavera e o outono.

Durante o dia, vemos o Sol nascer uma vez e pôr-se uma vez também. As durações do dia e da noite dependem da data do ano: no Verão, os dias são maiores do que as noites e, no Inverno, é ao contrário. Mas há dois dias no ano em que os dias têm a mesma duração que as noites: que são conhecidos como equinócios, em 21 de Março e em 23 de Setembro, quando começam, respectivamente, a Primavera e o Outono.

[pic 3]

        À noite, também nós podemos notar o movimento de rotação da Terra. Igualmente como com o Sol de dia, pelas estrelas que parecem mover-se, percorrendo arcos no céu. Por isso, chamamos isto de movimento aparente das estrelas.

Quando a Terra passa pelos eixos do maior raio da elipse, duas latitudes no planeta recebem energia máxima. Isto acontece, em dezembro, na latitude de 23° ao sul do Equador, conhecida como Trópico de Capricórnio e, em junho na latitude de 23° ao norte do Equador, conhecida como Trópico de Câncer. Quando o Sol se encontra no Trópico de Capricórnio falamos que é o solstício de verão no hemisfério Sul e de inverno no hemisfério norte. Quando o sol se encontra no Trópico de Câncer é inverno no hemisfério sul e verão no hemisfério norte.

Durante março e setembro a Terra se encontra em posições igualmente distantes do sol. Nesta determinada época, a quantidade de energia que incide sobre o planeta é a mesma em todas as latitudes. Esta situação é conhecida como equinócios. Em março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul e o equinócio de primavera no hemisfério norte. Quando os equinócios ocorrem diz-se que o sol está aparentemente atravessando a latitude do equador. Em setembro no hemisfério sul ocorre o equinócio de primavera e no hemisfério norte o de outono.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (229.9 Kb)   docx (247.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com