TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulher Em TI

Artigos Científicos: Mulher Em TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 9

6º Etapa

Estudos Interdisciplinares VI

Professor: Denis Mandarino

Rafael Kiyoshi - RA: 204984

Rafael Barbosa – RA: 206233

Mulher em TI

Introdução

No dia 08 de março é o dia internacional da mulher. Em 08 de março de 1857, várias operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque organizaram uma enorme greve, que gerou graves consequências. As mulheres estavam reivindicando por melhores condições de trabalho. E muitas dessas tecelãs morreram cruelmente; foram reprimidas e trancadas na fábrica.

Isso foi uma Revolução, onde mulheres buscavam reconhecimento, boas condições, ou seja, nada além do que é de direito para todos.

Nos dias atuais, podemos afirmar que a tecnologia e a internet são uma revolução moderna, pacífica; que (re) une e provoca diversas manifestações positivas. A mulher continua com a mesma garra de sempre; revolucionando, inovando, buscando e conquistando seu espaço no mercado de trabalho. Atualmente, sem a necessidade de violência, como aconteceu infelizmente no passado.

E não para por aí. As mulheres estão contribuindo em massa para a área tecnológica; com ousadia, competência, experiência, responsabilidade, ótimas iniciativas e acima de tudo, muita paciência, o que faz com que a mulher seja reconhecida profissionalmente.

A diferença está em quem lidera seus funcionários; ou seja, um líder de equipe que incentiva, elogia e dá oportunidades de crescimento para a mulher, apenas obterá benefícios. A mulher está evoluindo em tudo.

Inovação e evolução

A matemática inglesa Ada Augusta Byron King, que no século XIX, criou um algoritmo para o cálculo de Bernoulli após conhecer as ideias da máquina analítica de Charles Babbage, um dos pais da computação, depois disso ficou conhecida como a primeira programadora da história.

Outra mulher que teve grande importância nesse meio foi a americana Grace Murray Hoper, que trabalhou na programação da série de computadores Mark I, um dos primeiros computadores digitais. Ela também idealizou o uso do conceito de sub-rotinas e é responsável pelo termo “bug” utilizado e conhecido no mundo de TI até hoje.

Aqui no Brasil temos mulheres que estão entre os principais cargos na área da computação. Uma grande profissional da área é Dilma M. da Silva, Ph.D em Ciência da Computação pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia em Atlanta. Atualmente ela é gerente do grupo de pesquisa avançada de Sistemas Operacionais da IBM em Nova Iorque. Não podemos deixar de citar Juliana Freitag Borin também Ph.D em Ciência da Computação, que é escritora da revista SBC Horizontes e atualmente mantêm um blog sobre mulheres brasileiras na tecnologia da informação. Há também a Cláudia Maria Bauzer Medeiros, doutora em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo, Canadá. Cláudia foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação de 2004 a 2007.

Outras mulheres importantes:

 Adele Goldberg participou da criação da linguagem orientada a objeto Smalltalk-80;

 Emmy Noether pesquisou álgebra abstrata que forneceu os fundamentos para a criação da linguagem PROLOG;

 Lois Haibt desenvolveu um analisador de expressão aritmética, componente essencial para o compilador FORTRAN;

 Sister Mary Kenneth Keller participou no desenvolvimento da linguagem BASIC.

Prazer

Abaixo apresentamos um trecho de uma entrevista com a Gerente de Produtos de uma empresa de Tecnologia, Priscila Valdetaro Madeira:

“Sempre gostei de novidade, sou curiosa e não sou o estereótipo tradicional da mulher, sou da geração “Starwars” e “Geek”. Sempre fui muito criativa e queria por em prática todas as ideias, só que havia uma frustração pela limitação tecnológica da época e por isso, quando surgiu a oportunidade de ingressar em uma empresa de tecnologia, me encantei pelo o desafio de entender como materializar aquela avalanche de ideias que surgiram com as novas mídias. Foi preciso muito mais dedicação para ter o reconhecimento. Como mulher tive de despender um esforço extra para me impor e provar que não existe essa divisão. O que realmente importa é saber fazer e ser eficaz. Os preconceitos ainda existem, mas a diferença é a motivação do desafio de romper paradigmas. Em muitos momentos precisei colocar minha vida pessoal em segundo plano. Eu busquei as oportunidades para concretizar minha vocação e quando elas apareceram não deixei passar”.

O relato acima demonstra um grande carinho e interesse de uma figura feminina pelo universo de Tecnologia.

Qualidade Sensorial

Entre os principais diferenciais estão: sensibilidade para entender o subordinado e trabalhar melhor com as dificuldades do mesmo, jogo de cintura, flexibilidade, postura firme, fora que o ambiente fica extremamente mais agradável e dinâmico.

A presença da mulher em TI é cada vez mais expressiva, os números abaixo mostram as principais áreas de atuação da mulher, entre 2007 e 2008, segunda a Catho Online. Hoje esse número com certeza é muito maior.

ÁREA 2007 2008

ADMINISTRATIVA 46,49% 49,18%

COMERCIAL 31,50% 32,96%

TECNOLOGIA 15,46% 16,06%

RELAÇÔES PÚBLICAS 57,99% 60,53%

SUPRIMENTOS / COMPRAS 24,06% 25,97%

JURÍDICA 41,91% 44,15%

INDUSTRIAL / ENGENHARIA 15,37% 16,46%

RECURSOS HUMANOS 67,72% 69,78%

O quadro acima mostra que a mulher está em uma crescente em todos os ramos.

Dedicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com