TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Da Mulher

Trabalho Escolar: Saude Da Mulher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2012  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  3.562 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

A saúde da mulher no município de Itabaianinha se torna cada vez mais preocupante, muitas não se previnem contra gravidez precoce e nem sobre as doenças mais comuns e que precisam apenas de um diagnostico para serem detectadas, deixam de lado pequenos gestos como frequentar um ginecologista ou clinico geral. E quando procuram por atendimento o quadro antes simples já se agravou. Existem mulheres com mais de 30 anos que nunca frequentaram nenhum tipo de medico especializado em mulheres e só visitam as clinicas para parto ou vacinar seus filhos.

Desenvolvimento:

Aprender sobre o corpo feminino e seu funcionamento são importantes para que se possam controlar as doenças e o manter sadio. A mulher se torna uma pessoa adulta assim que entra na puberdade, caracterizando pela diminuição no crescimento dos ossos, surgimento dos seios, pelos pubianos, e nas axilas, chegada da menstruação e ovulação, aumento do desejo sexual, mudanças emocionais e mais tarde a chegada da menopausa. Cada mulher reage de forma distinta quando esta menstruada: aumento do desejo sexual, cólicas, dores na perna, na cabeça, mau humor, irritação, depressão, dores no seio. Esses sintomas são chamados de síndrome pré - menstrual. Existem riscos de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada e a mulher tem que se previne de qualquer eventualidade, para isso existe vários métodos, dispositivo intrauterino (Diu), pílula anticoncepcional, pílula do dia seguinte, anticoncepcional injetável, camisinha feminina, tabelinha, diafragma, laqueadura, ligação de trompas, geleias espermicida. As principais doenças femininas são o câncer de mama, câncer de útero, candidiase, tricomoniase, gonorreia, sífilis, corrimento, cistites e AIDS.

Conclusão:

A proposta de atenção integral à saúde da mulher implica ainda na articulação entre os diferentes setores e níveis de assistência, o que, na prática, tem sido um dos grandes entraves à sua operacionalização. Ao mesmo tempo, é o discurso crítico aos programas de atenção que dará suporte para melhoria dos sistemas. Hoje com a inserção delas no mercado de trabalho, o tempo de ambas ficou escasso. É necessário se dividir em muitas para dar conta de tudo, e a maioria das mulheres são mães, esposas, estudantes e dona de casa ao mesmo tempo. Acontece que senão houver uma divisão de tarefas e melhor programação das atividades, perde se o equilíbrio. A manutenção da boa saúde da mulher exige uma serie de cuidados e atitudes preventivas, cada mulher possui sua historia. Para manter uma vida saudável uma alimentação balanceada e fazer exercícios contribui para um melhor funcionamento da rotina, além de deixar o corpo saudável e a mente, o que é de extrema importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com