TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres Na TI

Trabalho Universitário: Mulheres Na TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O Presente Projeto de Metodologia vêm indagar uma questão pertinente no mercado de TI: As barreiras enfrentadas pelas mulheres num ambiente profissional majoritariamente masculinizado, problemas esses que vem desde a discriminação salarial e também num âmbito intelectual onde os assédios morais colocam em questão sua capacidade e competência como boa profissional.

Um estudo feito pelo Eurobarometro em 2013 ressaltou que na Europa, entre os requisitos adotados pelos profissionais para a contratação de mulheres os fatores mais importantes estão a existência de filhos (49%), flexibilidade de horário (35%) e o aspecto físico (33%), enquanto que para os homens os critérios mais importantes são a experiência profissional (40%), o nível de qualificações (40%) e a disponibilidade para viajar. (MULHER, 2013)

Acredita-se que por trás dessa visão esta toda uma construção social que desde a infância procura impor quais funções serão desempenhados por homens e mulheres baseado na premissa de que os homens são mais habilitados a exercer funções que exijam mais de sua capacidade intelectual, enquanto que as mulheres são capacitadas apenas exercer funções domesticas. Este princípio esta vinculado nas culturas desde muitos séculos e se perpetua até os dias de hoje, mesmo que de uma forma mais sutil ele ainda predomina no senso comum, no mercado de trabalho, em instituições de ensino enfim, na estruturação do sistema.

Esse estereótipo faz com que as próprias mulheres se sintam deslocadas, constrangidas e desencorajadas, como se não fossem realmente capacitadas para exercer tal função, levando-as muitas vezes a mudar de emprego. Surge então a necessidade da reestruturação desses espaços profissionais, fazendo com que homens e mulheres possam trabalhar e demonstrar o seu profissionalismo de forma igualitária, baseado apenas em sua competência e profissionalismo.

Problema de Pesquisa

Ainda hoje existem alguns fatores discriminatórios no que diz respeito a participação das mulheres no mercado de T.I tais como: discriminação salarial e a divisão sexual do trabalho, como esses fatores podem influenciar na carreira da mulher?

Hipóteses

Um fator determinante é o da divisão sexual do trabalho. Esse princípio estrutura as principais distinções entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Essa separação estabelece que haja trabalho de homem e de mulher, e isso tem a ver com a estruturação da sociedade como um todo. Ainda hoje permanece uma divisão de cargos baseada em que as profissões mais relacionadas à tecnologia, às engenharias, à área de exatas são ambientes de trabalhos mais masculinizados, porque, supostamente, eles teriam mais capacidade lógica. Quer dizer, há toda uma discriminação social do que seria capacidade de homens e mulheres que vem de muitos séculos e que ainda persiste hoje.

Além de dividir em trabalhos de homens e de mulher, essa separação tem outro incidente: É a depreciação ao designar que os trabalhos masculinos valem mais do que os femininos. Por isso vemos as mulheres enfrentando outro empecilho, que é a disparidade salarial. As ocupações que são predominantemente femininas têm salários mais baixos do que os ofícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com