TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimetro

Artigo: Multimetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Artigo  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

Multímetro

Multímetro é um aparelho de precisão utilizado para fazer medições de grandezas elétricas, também realiza testes de diodo e transistor ,pode ser analógico ou digital. Os multímetros são classificados de acordo com sua capacidade transiente (tensão de pico) sendo classificado de I a IV.

Os multímetros analógicos possuem uma agulha que indica o valor medido numa escala em seu painel frontal de acordo com a necessidade. Em geral este modelo de multímetro pode medir grandezas como tensão DC/AC, sensibilidade DC/AC, corrente DC, resistência, teste de fuga de transistores, decibel, teste de Continuidade, teste de bateria e precisão Básica.

O multímetro digital apresenta o valor medido em um display digital, e tem maior precisão e resistência comparado ao analógico. Em geral este modelo de multímetro pode medir grandezas como tensão DC/AC, corrente DC/AC, resistência, temperatura, capacitância, indutância, freqüência, teste HFE, teste linha viva, auto desligamento, teste de bateria, data hold e precisão básica.

Para selecionar a grandeza a ser medida os multímetros possuem uma chave seletora, que também seleciona a escala da grandeza a ser medida, sendo o valor da escala o máximo a ser medido.

Os multímetros são classificados de acordo com sua capacidade de suportar picos de tensão chamados de transientes. Essa classificação e abreviada pela sigla CAT e vai de I a IV, onde o nível I é o de menor capacidade e o IV de maior capacidade.

CAT I- medição de equipamentos eletrônicos protegidos.

CAT II- medição de eletrodomésticos, e tomadas com distância maior que 10m do CAT III ou 20m do CAT IV.

CAT III- medição trifásica, equipamentos fixos, motores, iluminação comercial.

CAT IV- medição da origem da instalação.

Além da classificação da CAT o multímetro é classificado por sua tensão, como por exemplo, 600v ou 1000v. Isto não significa que um multímetro de classificação CAT II 1000 v seja mais seguro que um de CAT IV 600v, pois suporta transientes menores. Sendo assim o mais seguro vai depender da onde será utilizado.

REFERENCIAS

http://www.vortex.com.br/notas/abc_seguranca.pdf

http://www.eletronica24h.com.br/Curso%20CC/aparte1/aulas1/Multimetrodigital.htm

http://www.mundomax.com.br/blog/ferramenta/o-que-e-um-multimetro-e-qual-sua-utilidade/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com