TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NORMA REGULAMENTAR (NR) 5

Tese: NORMA REGULAMENTAR (NR) 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

Vou começar a falar sobre o mapa de risco é uma representação referente aos riscos presentes no ambiente de trabalho, fazendo um diagnóstico da situação da empresa ou do setor analisado. Como também para determinar medidas de prevenção ou anulação dos referidos riscos. O Mapa de Risco visa também estimular as ações de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais na empresa. Visa estimular a conscientização, fazendo com que após o conhecimento dos riscos os funcionários passem a serem mais zelosos pela própria segurança.

Todas as empresas que tiver risco tem que ter o mapa de risco, pois o mesmo está coberto pela lei 6.514 na NR 5.16 que foi mencionado acima. Logo a empresa estará passível de punição pela falta do mesmo. A punição se dá no item da NR 1.7, já que ela diz cumprir e fazer cumprir. Entendemos então que qualquer item da NR descumprido é passível de multa pelo referido item (NR 1.7 letra “A”). Se a empresa tem 500 funcionários a multa chega quase 3500 reais.

O mapa de riscos é a representação gráfica dos riscos de acidentes nos diversos locais de trabalho, inerentes ou não ao processo produtivo, de fácil visualização e afixada em locais acessíveis no ambiente de trabalho, para informação e orientação de todos que ali atuam e de outros que eventualmente transitem pelo local, quanto às principais áreas de risco. No mapa de riscos, círculos de cores e tamanhos diferentes mostram os locais e os fatores que podem gerar situações de perigo pela presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.

O mapeamento ajuda a criar uma atitude mais cautelosa por parte dos trabalhadores diante dos perigos identificados e graficamente sinalizados. Desse modo, contribui para a eliminação ou controle dos riscos detectados. As informações mapeadas são de grande interesse com vista à manutenção e ao aumento da competitividade, prejudicada pela descontinuidade da produção interrompida por acidentes. Também permite a identificação de pontos vulneráveis na sua planta.

Inicialmente desenvolvemos a sinalização da planta da empresa e obtemos as informações necessárias para melhor conhecimento dos eventuais riscos existentes nos ambientes de trabalho e posteriormente desenvolvemos um mapa com sinalização visual dos riscos potenciais de acidentes de trabalho em cada área descrita.

Cada área é sinalizada através de círculos de 03 tamanhos (intensidade do risco) e cores (tipo do risco), possibilitando, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os funcionários, estimulando, assim, sua participação nas atividades de prevenção.

O processo de elaboração do mapa de risco permitiu a observação dos fatores de risco presentes na rotina dos trabalhadores, favorecendo a sensibilização dos trabalhadores para a identificação dos riscos, garantindo a melhoria do ambiente e a adoção de medidas preventivas a fim de reduzir os mesmos. A ideia final é de que o mapa de risco permita a adoção de medidas que possibilitem o estudo dos processos de trabalho, a fim de propor medidas preventivas para os problemas detectados.

1.2 NORMA REGULAMENTADORA (NR) 5.

No começo da NR 5 diz assim, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com