TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Na Cena De Negociação Da Casa Monstro Qual é O Estilo Dos Negociadores

Monografias: Na Cena De Negociação Da Casa Monstro Qual é O Estilo Dos Negociadores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  1.398 Visualizações

Página 1 de 8

Passo 1: Leia com atenção o material disponível referente à aula-tema 07, que inclui o capítulo do livro-texto, a Web Aula, o Resumo e os Conceitos Fundamentais.

Passo 2: Leia o artigo "Saiba mais sobre o novo formato de currículo 3.0", disponível no link:

https://docs.google.com/document/d/1UHQ6hpwImi2lCCTEUjYIxbXU-OTxdRuxT1F_LJ5jNfs/edit?hl=pt_BR&authkey=CKKngs0O.

Acesso em 20 abr. 2011.

Passo 3: Faça uma relação entre o artigo e as informações apresentadas na aula sobre as inovações que a tecnologia proporciona e que influenciam o desenvolvimento profissional.

Passo 4: Elabore uma lista com pelo menos três das inovações que você tenha identificado.

Você já ouviu falar em redes sociais, Twitter, Web 2.0, Blog, Orkut, YouTube? As mudanças que ocorrem na área da tecnologia são constantes e tão rápidas que se torna difícil acompanhar tanta novidade.

O objetivo deste capítulo é apresentar os diversos serviços e recursos disponíveis na internet e as vantagens que podem ser obtidas com algumas destas tecnologias.

Como definição de tecnologia entende-se o conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade. Pois para construir qualquer equipamento – seja uma caneta esferográfica ou um computador – é preciso pesquisar, planejar e criar tecnologias (Kenski, 2007).

Já Tecnologia da Informação (TI) é o termo que caracteriza tudo o que está associado a soluções utilizadas em um determinado sistema, baseadas em recursos metodológicos, tecnologias de informática, recursos de comunicação e de multimídia, incluindo os processos envolvidos com a geração, o armazenamento, a veiculação, o processamento e a reprodução de dados e informações (Velloso, 2004, p. 263).

As tecnologias digitais abrem oportunidades para novos espaços de convivência para o ser humano e isso ocorre porque a informação, quando digitalizada, pode ser facilmente transmitida, armazenada e manipulada, sem depender de um meio físico único. A internet traduz esse conceito, por ser uma rede de computadores interligados que permite que milhões de pessoas no mundo tenham acesso a informações e se comuniquem por meio de serviços como e-mail, chat, fórum, redes sociais etc., que se classificam em serviços de comunicação, de compartilhamento de arquivos e de busca de informações.

Dentre os serviços de comunicação, o e-mail, ou correio eletrônico, é a mais importante ferramenta e permite que uma pessoa se comunique com outra em qualquer parte do mundo, por meio do envio e recebimento de mensagens, sendo possível anexar arquivos, fotos e vídeos. O e-mail tem se tornado um dado pessoal tão importante quanto o endereço residencial, e caso o leitor ainda não tenha um e-mail criado, o texto indica diversos serviços de e-mail gratuitos em que se pode criá-lo.

Outra grande contribuição da internet para pessoas e empresas é a possibilidade que ela oferece de recuperar informações, que recebe o nome de download e possibilita transferir uma informação para o computador local (baixar um arquivo). Além dos sistemas de busca destinados a analisar, ordenar e pesquisar informações na internet, disponibilizando resultados de acordo com a solicitação do usuário.

Com a internet, empresas descobriram também novas oportunidades e, assim, surgiram diversas empresas virtuais, ou seja, organizações que não possuem infraestrutura física, pois executam suas tarefas e seus serviços em locais remotos, interligados pela internet.

A internet, no contexto das organizações, dá suporte também às atividades de e-business e e-commerce, integrando a organização no mercado global. De acordo com Velloso (2004), o e-commerce é o processo de compra e venda de bens e serviços pela internet e o e-business é o processo em que se estabelece ligação eletrônica entre uma organização, seus clientes, seus fornecedores e demais elementos de seu relacionamento, com o objetivo de obter maiores ganhos nos negócios.

Já o termo Web 2.0 trata de uma mudança de conceito na internet, pois permite aos usuários o compartilhamento de informação e a colaboração na criação de conteúdo como redes sociais, comunidades, wikis e blogs, que, por meio desses padrões de interação, de partilha e troca de informação, ficaram mais próximos da realidade.

Comunidade virtual é o termo utilizado para representar os agrupamentos humanos que ocorrem no ciberespaço (Recuero, 2002, p. 227), como as redes sociais, por exemplo, que são formadas com o objetivo de agrupar pessoas com interesses em comum e disponibilizam espaços para discussões de temas variados.

Algumas redes sociais são focadas em negócios e utilizadas principalmente por profissionais de recursos humanos e headhunters, que procuram, pela internet, profissionais e candidatos a vagas de emprego ou de estágio. Se você está buscando por um emprego ou tentando se recolocar no mercado de trabalho, estes recursos podem ser valiosos para que você exponha os seus conhecimentos e competências, sendo que diversas dicas para obter vantagens com a sua rede profissional são oferecidas no capitulo.

Existem redes sociais que têm um caráter mais pessoal e que, apesar de permitirem a inserção de dados profissionais no perfil, são utilizadas como ferramenta de comunicação com amigos, familiares e pessoas que estão fora do contato diário ou distantes geograficamente (exemplos: Orkut e Facebook).

Muitas pessoas têm utilizado também o blog a favor da empregabilidade, como um espaço para divulgação do currículo. E, caso esseblog venha a ganhar reconhecimento pelo conteúdo disponibilizado, ele pode se tornar um excelente cartão de visitas. Outra sugestão para quem está procurando vagas de trabalho é seguir, pelo Twitter, empresas de recursos humanos e da área de atuação ou pesquisar por vagas no site de busca Twemes.

Em suma, pode-se dizer que atualmente o grande diferencial das Tecnologias da Informação e Comunicação está na interatividade, ou seja, na participação ativa do usuário e na capacidade de manipulação do conteúdo da informação, que pode oferecer aos indivíduos oportunidades significativas de construção de conhecimentos e valores.

Para garantir a boa convivência entre os milhões de usuários da internet, criou-se uma série de princípios de comportamento para o mundo virtual denominada Netiqueta. O cuidado com as regras de etiqueta na internet não deve ocorrer apenas no mundo corporativo, mas em toda comunicação que for realizada no mundo virtual,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com