TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nanotubos De Carbono

Monografias: Nanotubos De Carbono. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

Aplicação de nanotubos de carbono na engenharia civil

Foi-se o tempo em os homens construíam casas a partir de tijolos de argila e barro, mesmo não tendo noções nenhuma de resistência e utilidades dos materiais. Atualmente, a engenharia vem se desenvolvendo a partir das necessidades do ser humano em querer algo sempre melhor, de maior credibilidade e praticidade, com isso a criação de novos tipos de materiais foi um dos meios para adquirir tais melhorias.

No final do século XX, Sumio Lijima, físico japonês, descobriu um novo agrupamento das moléculas de carbono, chamada de nanotubos de carbono. A partir do desenvolvimento de nanotubos de carbono, a engenharia deu um grande passo nas áreas de construção civil, pois com o desenvolvimento do mesmo, em algumas ocasiões pôde existir a substituição do aço por estes tubos de alta tecnologia.

A partir de estudos, descobriu-se que a partir desse tipo de agrupamento atômico, cilindros de carbono, os tubos apresentavam extraordinárias propriedades mecânicas, térmicas e elétricas, que poderiam ser utilizados nos campos tecnológicos da ciência dos materiais. Estas propriedades importantes devem ser ressaltadas e podem ser aplicadas atualmente na engenharia em diversas ocasiões, como:

• Chegam a ser cem vezes mais resistentes que o aço sob tração, devido à organização dos átomos de carbono em folhas, em que cada uma delas se enrola em um cilindro podendo ser única ou múltipla. Podem ser utilizadas no concreto protendido, deixando mais resistentes e assim vencendo maiores vãos.

• Possui extraordinária condução térmica, podendo ser usados em processos de conservação e transmissão de energia, como a energia solar, sendo muito mais eficientes que as células fotovoltaicas que são usadas hoje em dia.

• Possui extraordinária condução elétrica, podendo ser utilizado como meio condutor de eletricidade, sendo capaz de transmitir a eletricidade de uma forma até 1000 vezes mais eficiente do que os fios de cobre.

• Podem ser também utilizados em revestimentos, impermeabilizantes, argamassas poliméricas e concreto.

Para que os nanotubos cheguem a se incorporar a materiais de uso comum, deve-se vencer a barreira de desenvolver uma tecnologia barata e confiável para produzir o material em quantidade, e segundo especificações pré-determinadas. Portanto, os nanotubos são considerados um material avançados, por envolver propriedades incomuns que são de extremo valor nos campos da nanotecnologia, eletrônica, ópticos e diversos campos da ciência dos materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com