TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Norma DCP

Pesquisas Acadêmicas: Norma DCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

Montagem e automação da central de concreto

O sistema de pesagem e controle deve ter como base a automação, devendo-se levar em consideração no contrato de fornecimento e instalaçãoos seguintes cuidados:

-Segurança e confiabilidade: Sempre deverá estar presente uma pessoa autorizada para validar.

-Rastreabilidade: quando houver dúvida a respeito de uma determinada peça concretadaas pesagens poderão ser verificadas através da rastreabilidadedo sistema.

-Controle de Estoque: o sistema deverá controlar o estoque de todos os materiais componentes do concreto ou argamassa. Poderá ser feito por peso, volume ou misto.

-Velocidade: a velocidade de pesagem deve atender à demanda da produção. Adota-se como padrão nas centrais a velocidade de 1,0 m³por minuto. Este tempo refere-se apenas à colocação dos materiais no misturador ou caminhão betoneira. Já o tempo de mistura é função do próprio equipamento.

-Manutenção Preventiva: como benefício adicional, o sistema pode fazer o controle de manutenção dos equipamentos de pesagem, tendo em vista o tempo que a central fica em operação.

Elementos da central de concreto

Caixa e Balança de Agregados:

•no mínimo com duas divisões para agregado miúdoe duas para agregado graúdo. É desejável que cada saída seja feita com duas comportas, para permitir a chamada “sintonia fina” da automação.

•prover vibradorespara as divisões que serão destinadas às areias. A balança de agregados deverá, preferencialmente ter quatro células de carga.

NBR 7212 -Os agregados devem ser dosados em massa, com desvio máximo, em valor absoluto, de 3%do valor nominal da massa ou 1%da capacidade da balança, adotando-se o menor dos dois valores

Elementos da central de concreto

Balança de Água e de Aditivo:

•a dosagem da água de amassamento deve ser feita através de balançaao invés de hidrômetro: a precisão melhora e os problemas diminuem;

•a balança do aditivo pode ser com copo de acrílico ou metálico, com uma célula de carga. O abastecimento deve ser realizado com o auxílio de bomba e a saída por gravidade direto no misturador ou caminhão betoneira.

NBR 7212 -A quantidade total de água deve ser determinada com desvio máximo de 3%em relação à quantidade nominal, em valor absoluto. Esta quantidade de água compreende, além da adicionada, a devida à umidade dos agregados, a utilizada para dissolução dos aditivos e a adicionada sob forma de gelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com