TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas Cabeamento

Dissertações: Normas Cabeamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2015  •  5.358 Palavras (22 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 22

RESUMO DAS NORMAS

INTRODUÇÃO

Cabeamento para Voz e Dados

Os novos cabeamentos para telecomunicações oferecem muito mais qualidade, flexibilidade, valor e função para as necessidades presentes e futuras. Hoje, a sobrevivência de uma empresa depende de uma fonte de informação confiável e da troca de informação sobre os custos adequados. A explosão das tecnologias de rede de telefonia pública, PBX e LAN digital resultou em redes de complexo gerenciamento, compostas por numerosos protocolos, tipos de mídia e tecnologias de sinais. Assim, os profissionais de telecomunicações têm uma difícil tarefa para acessar, implementar e manter estes complexos sistemas.

Direção

Reconhecendo a necessidade de padronização, diversos profissionais representando fabricantes de equipamentos, consultores e usuários, reuniram-se sob orientação de organizações como TIA/EIA, IEEE, ANSI e BICSI para assegurar que as normas de produto e cabeamento atendam as diversas aplicações existentes. O principal objetivo era, e ainda é permitir que diversos fabricantes estejam capacitados para construir equipamentos e componentes que sejam compatíveis em ambientes de cabeamento em edifícios.

Situação Atual

Várias organizações ainda continuam desenvolvendo padrões para assegurar que todos os protocolos, eletrônica de sinais, tipo de mídia e a infra-estrutura de projeto sejam compatíveis. Hoje é essencial que os profissionais de telecomunicações familiarizem-se com os padrões existentes e pendentes para atender às necessidades atuais e requisitos futuros. Legalmente, a norma para cabeamento de edifícios comerciais válida para o Brasil é a norma internacional ISO/IEC 11801 de 1995, e a norma brasileira NBR- 14565.

Devido à grande influência das normas americanas nesse mercado, e mesmo nas normas brasileiras, é importante conhecer os principais aspectos das normas ANSI/TIA/EIA 568-A, que trata do cabeamento e 569-A, sobre infra-estrutura para suportar o cabeamento. Outras normas são a ANSI/TIA/EIA 606, sobre administração e identificação, e a ANSI/TIA/EIA 607, sobre aterramento.

ISO/IEC

A ISO (International Organization for Standardization) e a IEC (International Electrotechnical Comission) formam o sistema de normatização internacional. Para a área de tecnologia de informação, ISO e IEC formaram um comitê conjunto (ISO/IEC JTC 1). Um sub-comitê chamado Interconnection of Information Technology Equipment elaborou a norma para cabeamento estruturado ISO/IEC 11801.

Essa norma especifica um cabeamento genérico para uso em edifícios comerciais que pode compreender um ou mais prédios em um campus, em áreas de raio até 3 Km e até 1.000.000 m² de espaço de escritórios, atendendo entre 50 e 50.000 pessoas.

A edição atual foi publicada em 1995.

ANSI/TIA/EIA

No âmbito de cabeamento e componentes, a ANSI/TIA/EIA tem representado o grande avanço nesta área. Um grupo foi formado em 1985 num esforço para endereçar a falta de padrões para cabeamento para prédios. Sua intenção inicial foi identificar os requisitos mínimos que suportarão os ambientes multi-produtos e multi-provedores, permitindo o planejamento e a instalação de sistemas de telecomunicações sem o conhecimento do equipamento específico a ser instalado. Desde então, sofreu revisões e vários boletins técnicos (TSBS) foram emitidos procurando atualizar a norma de acordo com a evolução da indústria.

Olhando Mais de Perto

Ambas as normas (ISO/IEC 11801 e ANSI/TIA/EIA 568-B) especificam um cabeamento genérico para comunicação de voz e dados que deve suportar equipamentos independentemente de fornecedor.

São feitas recomendações de projeto de equipamentos e cabeamento para edifícios comerciais de forma a suportar as diversas necessidades de comunicação dos seus ocupantes. São estabelecidos critérios técnicos para vários tipos de cabos e hardware de conexão e para o projeto e instalação do cabeamento.

As especificações são orientadas a prédios e escritórios e espera-se que cabeamentos projetados de acordo com as normas tenham uma vida útil de mais de 10 anos.

Neste resumo são abordados apenas os principais aspectos relacionados ao cabeamento, de acordo com as normas ISO/IEC e ANSI/TIA/EIA, e são apontadas as diferenças entre elas.

No texto, a terminologia da ANSI/TIA/EIA é adotada, por estar mais sedimentada no mercado brasileiro. Terminologias usadas na norma da ABNT também são apresentadas.

São definidos os seguintes subsistemas:

• Cabeamento Horizontal (ou Secundário, para a ABNT) inclui o cross-connect horizontal (chamado de Floor Distributor na ISO/IEC 11801), o cabo horizontal, a tomada de telecomunicações e, ocasionalmente, um ponto de consolidação (por exemplo, para fazer a transição local de um cabo UTP 25 pares para vários cabos UTP e pares). A definição de ponto de transição da ISO/IEC 11801 engloba os dois tipos da ANSI/TIA/EIA 568-A, transição e consolidação;

• Cabeamento Backbone (ou Primário, para a ABNT) inclui o cross-connect principal (ou Campus Distributor na ISO/IEC 11801), os cabos de backbone entre prédios (ou externos), o cross-connect secundário ou intermediário (Building Distributor na ISO/IEC 11801), e os cabos de backbone internos;

• Área de Trabalho;

• Armário de Telecomunicações, onde normalmente se encontra o cross-connect horizontal;

• Salas de Equipamentos, Principal e Intermediárias, onde se localizam os cross-connect principal e intermediários, respectivamente;

• Sala de Entrada de Serviços.

ANSI/TIA/EIA 568-A

CABEAMENTO HORIZONTAL

Estende-se desde os conectores/tomadas ao cross-connect horizontal.

A topologia física é uma estrela (cada conector/tomada de telecomunicações têm a sua própria posição mecânica terminal no cross-connect horizontal no armário de telecomunicações).

Inclui:

• Cabos Horizontais;

• Conectores/tomadas de telecomunicações;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com