TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas Kaizen

Casos: Normas Kaizen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Os programas de Melhoria da Qualidade implantados pelas empresas a partir dos anos 70 contribuíram para a expressiva redução do índice de defeito dos produtos e serviços.

Atualmente, os programas de melhoria da qualidade têm como objetivo não apenas reduzir ou eliminar os defeitos, mas proporcionar aos clientes vantagens e benefícios que possam superar suas expectativas. Dois programas que serão abordados nesta pesquisa: filosofia Kaizen e o “ 5S”.

1 PROGRAMA DE MELHORIA KAIZEN

A filosofia Kaizen está baseada na eliminação de desperdícios com base no bom senso, no uso de soluções baratas que se apóiem na motivação e criatividade dos colaboradores para melhorar a prática de seus processos de trabalho, com foco na busca pela melhoria contínua. O Programa Kaizen tem como objetivo incentivar funcionários a buscarem no seu dia a dia, novas idéias para melhoria continua aos quesitos QCDSM ( Q = Qualidade, C = Custo, D = Entrega, S = Segurança e M = Motivação).

1.1 OS DEZ MANDAMENTOS DO KAIZEN

1. O desperdício é o inimigo nº1. Para eliminá-lo é preciso sujar as mãos.

2. Melhorias graduais feitas continuadamente; não é ruptura pontual.

3. Todos na empresa tem de estar envolvidos, desde os gestores do topo e intermédios, até o pessoal de base; a metodologia não é elitista.

4. A estratégia deve ser barata. O aumento da produtividade deve ser feito sem investimentos significativos. Não se deve aplicar somas astronômicas em tecnologia e consultorias.

5. Aplicar-se em qualquer lugar; não serve só para os japoneses.

6. Apóia-se numa gestão visual, numa total transparência de procedimentos, processos e valores; torna os problemas e os desperdícios visíveis aos olhos de todos.

7. Focaliza a atenção no local onde se cria realmente o valor ('gemba', em japonês).

8. Orienta-se para os processos.

9. Dá prioridade às pessoas, ao humanware; acredita que o esforço principal de melhoria deve vir de uma nova mentalidade e estilo de trabalho das pessoas (orientação pessoal para a qualidade, trabalho em equipe, cultivo da sabedoria, elevação da moral, autodisciplina, círculos de qualidade e prática de sugestões individuais ou de grupo)

10. O lema essencial da aprendizagem organizacional é aprender fazendo.

1.2 MELHORIA CONTÍNUA

A competitividade tem levado as empresas a reverem suas formas de organização. Empresas multinacionais lançam-se em projetos de racionalização de estruturas a nível mundial. Esse processo é conhecido por produção global ou globalização, cujo principal propósito é buscar o grau máximo de eficiência operacional. Para tanto, analisa-se o desempenho de todas as unidades fabris, procurando concentrar-se nas formas mais eficientes relacionadas à produção, buscando atender a demanda. Desta forma, a produção global exige que as empresas estejam comprometidas com o contínuo e completo aperfeiçoamento de seus produtos, processo e colaboradores.

O Kaizen permite que os programas de melhoria sejam implementados pelos próprios funcionários, atuando em equipe, sem investimentos e de forma simples e rápida.

A grande força do Kaizen vem da sua capacidade de criar um ambiente de alto comprometimento com os objetivos de melhoria e um forte componente motivacional em realizar os trabalhos.

Algumas maneiras para a busca da melhoria contínua no Processo de Produção:

• Trabalhar com qualidade para satisfazer os clientes, consumidores e revendedores, executando as atividades de acordo com procedimentos padrões de trabalho, entre outros, sem desperdício, de forma organizada e limpa.

• Melhorando o desempenho dos Processos através da prática e conhecimento das atividades, atingindo os objetivos e metas estabelecidas para os processos e implementando ações para os processos.

1.3 CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS:

► Envolvimento dos empregados pelas sugestões.

► A “inteligência social” (Times de trabalho).

► Pensamento voltado para os “processos”.

► Técnicas simples (ferramentas da qualidade).

► Atacar a “causa raiz” dos problemas.

► Construir a qualidade do produto de forma .....diferenciada e que satisfaçam os clientes

1.4 MENTALIDADE KAIZEN:

Podemos diferenciar o que é uma mentalidade Kaizen de uma que não é, observando o seguinte exemplo:

Em uma fabrica de automóveis, um trabalhador vê um parafuso debaixo de um carro na linha de montagem, que aparentemente caiu durante a instalação

Em uma empresa sem Kaizen o trabalhador faria o seguinte:

• Não se meteria, pois não é da sua área.

• Sendo da sua área, avisa alguém para que tome alguma providencia.

• Somente se o fato se repetir, o chefe da área comunicará alguém da “Engenharia” para proceder uma alteração na linha de montagem.

O que um trabalhador que pratica Kaizen faz:

• Mesmo que não seja sua área, procura investigar e descobrir porque o parafuso caiu. Avisa a supervisão para repor o parafuso e discutem a possibilidade disto estar acontecendo com outros automóveis. Lá mesmo verificam a possibilidade de mudança da linha de montagem para evitar o problema. O supervisor solicita a mudança e recebe a aprovação da gerência.

RESULTADO:

No mesmo dia, todos os envolvidos são informados da situação e o problema é resolvido. O ponto de partida do Kaizen é a adoção por parte do trabalhador, de um atitude positiva em relação a mudança da maneira que ele trabalha.

1.5 RESISTÊNCIA À MUDANÇA

A Melhoria Contínua em que assenta toda a filosofia Kaizen pressupõeuma plena abertura à mudança e à inovação. Sendo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com