TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novo CEO Da Microsoft

Trabalho Universitário: Novo CEO Da Microsoft. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

SOLUÇÃO DE CASO:

PESQUISA DE MERCADO:

Todo processo de transição requer constantes desafios, a inovação deve ser vista como uma meta a ser alcançada, tanto por indivíduos como pelas organizações. As empresas precisam estar atentas a este processo, tendo em vista a satisfação de seus clientes e colaboradores, proporcionando mais qualidade em seus produtos e serviços.

Conforme podemos observar no texto em estudo, mesmo uma empresa de grande porte como a Microsoft precisou se mobilizar para um processo de mudança, devido à queda nas vendas de computadores. Porém, percebemos que houve um atraso nesta mobilização, até mesmo na escolha do novo CEO da companhia, o que acabou evidenciando certa instabilidade, ocasionada pela resistência a inovação.

Neste caso vivenciado pela Microsoft, uma pesquisa de Mercado seria importante para solução de problemas, primeiramente para conhecer a realidade do Mercado e confrontar com a cultura da empresa, para posteriormente aplicar a tomada de decisão. A pesquisa torna possível ouvir o cliente, conhecer seus anseios e desejos, levantar informações relevantes, e conhecer as tendências de Mercado, para corrigir os rumos da organização. Devido ao longo período de estabilidade como líder no mercado de computadores, ocorreu que a Microsoft acabou perdendo o foco em seus clientes, e acabou tendo que voltar a atenção para as tendências de mercado, no caso, o aumento nas vendas de dispositivos móveis.

Uma pesquisa qualitativa se aplicaria muito bem neste caso, pois seriam levantadas informações relevantes sobre os desejos dos clientes. Através dela seria possível identificar algumas variáveis subjetivas, e também conhecer melhor as particularidades dos consumidores, constatando-se assim que o computador caracteriza-se como uma necessidade para os indivíduos, porém no momento da compra leva-se em conta não somente o suprimento de uma necessidade, mas a realização de um desejo, no caso os tablets e os smartphones. Com a posse destes dados e a percepção destes fatos, a Microsoft poderia muito bem ter saído na frente de seus concorrentes, passando a suprir não somente uma necessidade de seus clientes, mas também seus desejos e anseios.

Em minha opinião percebe-se que a Microsoft entrou em uma zona de conforto, pois desfrutou por muito tempo da liderança no mercado de computadores, ocasionando uma resistência a mudança, devido a cultura organizacional. Primeiramente o atraso aconteceu na escolha do novo CEO, chegando a levar quase seis meses para apresentar SatyaNadella como substituto de Steve Ballmer. É claro que a mudança é um processo paulatino, mas neste caso ficou evidente a falta de agilidade na escolha do novo Diretor Executivo, haja vista que a empresa já vinha sentindo a queda nas vendas de Pcs.

Faltou um olhar mais atento no mercado consumidor, que esta sempre em busca de novidades, talvez se tivessem observado o ciclo de vida do produto, no caso o computador, teriam percebido a tempo o declínio do mesmo, e assim estabelecido novas estratégias para sair na frente de seus concorrentes. Além disto, faltou uma postura mais radical para romper com antigos paradigmas, e visualizar o mercado pela ótica do consumidor e não da empresa.

MARKETING

O conceito de mercado da concorrência é definido por Kotler como: “empresas concorrentes que atendem as mesmas necessidades dos clientes”, possibilitando um maior conhecimento dos principais concorrentes da empresa, visando conhecer suas estratégias, seus objetivos suas forças e suas fraquezas.

O produto define-se pelas características de apreciação, aquisição, e uso por parte dos consumidores para satisfazer seus desejos e suas necessidades. Ele possui um ciclo de vida dividido em cinco partes, que são: Desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade, declínio. Existem alguns fatores que agregam mais valor ao produto, tais como, qualidade, imagem da marca, design da embalagem e constituem-se num importante diferencial diante dos demais concorrentes.

Os componentes do mix de comunicação são:

Propaganda;

Promoção de vendas;

Relações públicas;

Eventos;

Marketing direto;

Vendas pessoais.

Segundo Kotler a propaganda “é qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado”. Ela tem por objetivo informar, persuadir ou lembrar o cliente dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. A propaganda se caracteriza como uma ferramenta importante para a apresentação pública da empresa e seus produtos, bem como para uma maior penetração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com