TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Balanço Hídrico

Por:   •  7/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

CÂMPUS CARAÚBAS

ENGENHARIA CIVIL

BALANÇO HÍDRICO DA UFERSA CÂMPUS CARAÚBAS:

ESCOAMENTO SUPERFICIAL NO MÊS DE MARÇO

CARAÚBAS – RN

2017

ALEXANDRE PERES WANDERLEY JÚNIOR

ANDERSON NUNES SILVA

DENNYS LACERDA DE ARAÚJO MARTINS

TÚLIO SALES DE OLIVEIRA

BALANÇO HÍDRICO DA UFERSA CÂMPUS CARAÚBAS:

ESCOAMENTO SUPERFICIAL NO MÊS DE MARÇO

Trabalho apresentado à Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, Câmpus Caraúbas, como atividade avaliativa para compor a nota referente à segunda unidade da disciplina de Hidrologia.

Docente: Msc. Marcella de Sá Leitão Assunção.

                                                         

CARAÚBAS – RN

2017

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE TABELAS

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

1.1        Caraúbas – Rio Grande do Norte        6

1.1.1  Aspectos fisiográficos        7

1.2        UFERSA-Caraúbas        7

2.        MEDIÇÃO DAS ÁREAS        10

3.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


  1. INTRODUÇÃO

O estudo do balanço hídrico é extremamente importante, pois fornece informações da quantidade de água que entra e sai de uma determinada porção de solo. Pensando nisto, o presente trabalho tem como objetivo estudar as parcelas, que estão diretamente ligadas ao balanço de água, como precipitação, interceptação, infiltração e escoamento superficial, na Universidade Federal Rural do Semi-árido, câmpus Caraúbas.

1.1 ÁREA DE ESTUDO

1.1.1 Caraúbas-RN

A cidade de Caraúbas-RN está na mesorregião do Oeste Potiguar e microrregião da Chapada do Apodi (Figura 01), sua distância da capital do estado, Natal, é de 260 km. Possui uma área de 1.095 km², altitude de 144 m, latitude de 5º46’35,48’’S e longitude 37º34’01,18’’O (IBGE, 2016).

Figura 1 - Localização de Caraúbas-RN.

[pic 2]

Fonte: IBGE (2017).

1.1.2 Aspectos fisiográficos

O clima de Caraúbas é muito quente e semiárido, com a estação chuvosa atrasando-se para o outono, possuindo dois períodos distintos: um com chuvas, denominado inverno, com duração de 4 meses, e outro de estiagem, nos oito meses restantes. O período de chuva, geralmente, situa-se entre os meses de fevereiro e maio, sendo os meses de março e abril os de maior precipitação e os demais secos. Com uma precipitação anual média de 658,6 mm e temperaturas que variam entre 21 °C e 36 °C, com uma média de 27,7 °C (GURGEL, 2014, apud BELTRÃO, 2005).

1.1.3 UFERSA-Caraúbas

A UFERSA-Caraúbas está localizada na RN 233, KM 01, Sítio Nova Esperança II, 59700-000, Caraúbas, Rio Grande do Norte, atualmente, contempla-se na sua infraestrutura com doze edificações construídas e duas em construção. As edificações finalizadas são: uma biblioteca, três blocos de salas de aula, dois blocos de salas dos professores, dois blocos de laboratório, um centro de convivência, um bloco do setor administrativo, um setor de transportes e um de almoxarifado e patrimônio, ver (Figura 2). Em construção tem-se o restaurante universitário e a residência universitária.

Figura 2 - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Câmpus Caraúbas.

[pic 3]

Fonte: Nunes (2016).

  1. MEDIÇÃO DAS ÁREAS

Para obtenção das medições das áreas necessárias para o cálculo do escoamento superficial na UFERSA, foi utilizado o programa AUTOCAD na planta de situação do Campus, ver figura 3. Os dados calculados encontram-se na Tabela 1 abaixo.

Tabela 1 - Áreas calculadas.

ÁREAS DO CAMPUS

(m²)

ÁREA VERDE

215690,9401

ÁREA IMPERMEÁVEL

46831,1354

ÁREA PERMEÁVEL

4977,4342

Fonte: Os autores (2017).

Figura 3 - Planta de situação da UFERSA-Caraúbas.

[pic 4]

Fonte: Google Maps (2017).

  1. PRECIPITAÇÃO

A precipitação é o volume de água que cai sobre a superfície terrestre, tanto em forma líquida, quanto sólida. Este fenômeno possibilita a quantificação dos sistemas de abastecimento de água, irrigação, erosão do solo, dentre outros. A chuva é a forma mais importante de precipitação utilizada no dimensionamento de obras na engenharia.

Para as análises posteriores dos dados dos componentes do balanço hídrico, pesquisou-se a precipitação média anual da cidade de Caraúbas-RN e estão apresentadas na Figura 4 abaixo.

Figura 4 – Precipitação anual e temperaturas da cidade de Caraúbas-RN.

[pic 5][pic 6]

Fonte: CLIMATE-DATA.ORG (2017).

Para ser possível fazer-se uma estimativa do escoamento superficial na situação mais crítica para a universidade escolheu-se a precipitação referente ao mês de Março, 188 mm, devido ser o maior valor entre os dados disponíveis.

  1. EVAPOTRANSPIRAÇÃO

A evapotranspiração é um mecanismo do ciclo hidrológico, ou seja, é um dos elementos que é formado pela junção da evaporação, que consiste na ação de passagem de água no estado líquido para o estado de vapor do ar absolutamente das superfícies que apresentam corpos de água, como lagos, rios, poças entre outros. Já a transpiração consiste na remoção da própria água do solo pelas raízes das plantas, a condução da água através da planta até as folhas e o caminho da mesma para o ambiente por meio dos estômatos da folha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (875.2 Kb)   docx (693.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com