TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Biomateriais

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

Amanda Gabriela Cordeiro Mateus

Felipe Augusto Carlos Bellini

Referencial Teórico

1 Gestão de Estoque

De acordo com Amaral (2011), a gestão de estoques teve origem quando as empresas tomaram conhecimento sobre a importância de integrar o fluxo de materiais e suas funções de suporte. Para se ter um bom desempenho dentro de uma empresa, uma boa gestão de estoques torna-se primordial.

Segundo Ballou (2006), “estoques são acumulações de matérias primas, suprimentos, componentes, materiais em processo e produtos acabados que surgem em numerosos pontos do canal de distribuição”. Assim como a falta de estoque pode significar má gestão, o seu excesso pode ter o mesmo significado. É necessário que uma previsão de estoques seja feita de forma efetiva, o que exige uma boa gestão.

Para Ballou (1993), uma boa gestão de estoques é baseada em um melhor atendimento ao consumidor.  Completa Amaral (2011), para que se tenha uma boa gestão de estoques existem alguns custos que envolvem seu controle. Algumas das vantagens que a empresa pode ter com uma gestão de estoques eficaz são: comprar em volume maior, possuindo descontos prazo de pagamento maior e um poder de negociação maior; diminuição do risco de parar a produção por falta de estoque, comprometendo assim os produtos que já estão encomendados; diminuição das compras urgentes ocasionadas pela falta de um material na produção, podendo gerar altos custos, entre tantas outras vantagens que se pode ter por uma gestão de estoques bem administrada. Completa ainda Pascoal (2008), a gestão de estoques nas empresas é muito importante para a diminuição dos custos, para que haja uma boa administração nos estoques. Com a gestão de estoques uma empresa pode saber quando comprar e na quantidade correta, para ter um estoque na quantidade ideal de acordo com a sua demanda.

2 Curva ABC

Para obter alguns benefícios como aumentar os cuidados aos produtos que possuem uma maior relevância o método ABC vem sendo utilizado nas organizações, uma vez que possibilita identificar os itens que necessitam de mais atenção e controle mais rígido, pois existem itens com grande quantidade física, porém com baixa importância financeira, e outros que possuem pequena quantidade física, mas com alta importância financeira, por serem de grande valor. O método ABC torna-se uma ferramenta gerencial simples e eficaz para a classificação destes itens, quanto a sua importância financeira (PONTES, 2013).

Segundo o método ABC, os itens podem ser divididos em três classes (DIAS, 1994):

-Itens da classe A: possuem alto valor e, portanto, a maior porcentagem do dinheiro investido no estoque corresponde a cerca de 80% do valor total.

-Itens da classe B: Representam cerca de 30% do total de itens e cerca de 15% do valor total.

-Itens da classe C: Representar 50% do total de itens e cerca de 5% do valor de investimentos.

Os produtos de classe A, devem ter um controle mais rígido das entradas e saídas dos produtos. Para os itens da classe B o controle é um pouco menor, evitando faltas e falhas no fornecimento. Os itens da classe C são os que demandam menos controle e uma maior quantidade estocada.

3 Analise SWOT

A análise SWOT é um método que realiza uma avaliação estratégica, que nos permite identificar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização (CHIAVENATO, 2003). É uma ferramenta utilizada para a realização de uma análise ambiental e serve para posicionar ou verificar a situação e a posição estratégica da empresa no ambiente em que atua (MCCREADIE, 2008). O ambiente interno é geralmente controlado pelos gestores, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pela organização. O ambiente externo está fora do controle da organização, que deve ser conhecido e monitorado pela organização com a finalidade de detectar oportunidades e evitar as possíveis ameaças. Esta forma de analise permite ao gestor ordenar as informações que são disponibilizadas e a obter informações claras para uma tomada de decisão equilibrada e verificar a sua situação no mercado em que a organização atua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com