TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Biovidro Biomateriais

Por:   •  20/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

Biovidro

O vidro bioativo apresenta bons resultados entre os substitutos ósseos sintéticos para aplicações clínicas em regeneração óssea. Esse material é considerado o extremamente importante dentre os biomateriais bioativos por apresentar o maior índice de bioatividade quando comparado, por exemplo, com a hidroxiapatita ou vitrocerâmicas. Apresentando um grande potencial de neoformação óssea e resistência mecânica sendo testados em diversos estudos animais e in vitro, comprovando o potencial promissor como substituto ósseo, por apresentar-se biocompatível, com propriedades bioativas e osteocondutoras. Esse material é caracterizado por sua capacidade de promover uma rápida e durável ligação química com o tecido ósseo, entretanto, ele apresenta uma baixa resistência mecânica à fratura.

O Bioglass 45S5 é importante para o campo de materiais biomiméticos como um dos primeiros materiais completamente sintéticos que se ligam perfeitamente ao osso. Esse biomaterial é composto por: sílica (SiO2) 43-47%, óxido de cálcio (CaO) 22,5-26,5%, pentóxido de fósforo (P2O5) 5-7% e óxido de sódio (Na2O) 22,5-26,5%, sua composição é relativamente “mole” em comparação com outros vidros. Com isso, ele pode ser usinado ou triturado até virar pó. O Bioglass 45S5 é usado em aplicações mandibulares e ortopédicas, desta forma dissolve e pode estimular o osso natural a se reparar. O vidro bioativo oferece boa osteocondutividade e bioatividade, pode entregar células e é biodegradável. Isso o torna um excelente candidato para ser usado em aplicações de engenharia de tecidos.

No Brasil alguns tipos de biovidros comuns, semelhantes ao 45S5, já são explorados comercialmente, sendo aplicados clinicamente há quase 30 anos, mas ainda não são produzidos no Brasil. Não foi possível encontrar o preço do Bioglass 45S5 no Brasil, no entanto, consegui encontrar o preço de um produto análogo, que é de produção nacional chamado Biossilex, seu preço está na faixa dos R $17.000.

Titânio

O titânio é usado por décadas na fixação de fraturas e reconstrução de articulações pois ele apresenta características como resistência à corrosão, biocompatibilidade, bioadesão (indução do crescimento ósseo), módulo de elasticidade , resistência à fadiga e boa processabilidade Parte da resistência à corrosão observada no titânio e suas ligas se deve à formação de uma camada de óxido pasivo constituída de TiO2 que se junta à superfície do metal e o protege, além de ser em grande parte responsável pela biocompatibilidade do material. O material mais utilizado para esse tipo de aplicação é o ASTM F67, podendo ser encontrado na faixa dos R$260,00.

Biomateriais cerâmicos

Os materiais cerâmicos são utilizados principalmente nas áreas de ortopedia e odontologia. O potencial das cerâmicas como biomateriais advêm de sua similaridade com o meio fisiológico, devido a sua constituição básica de íons que são também encontrados rotineiramente no meio fisiológico como o cálcio, potássio, magnésio, sódio e outros cuja toxicidade é bastante limitada como o zircônio e titânio. Dentre suas características destaca-se sua capacidade de não reagir com o tecido adjacente, resistência à corrosão, grande resistência ao desgaste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com