TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CALOR LATENTE DE FUSÃO DO GELO

Por:   •  6/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

CALOR LATENTE DE FUSÃO DO GELO

BIANCA MONTIEL MENDES; CICLANO C. D. DE CÁ; BELTRANO DE LÁ,

[pic 5]

1. Introdução

A introdução teórica deve tratar de dois aspectos: Uma apreciação sobre o assunto mostrando sua importância e a teoria necessária para o desenvolvimento e compreensão de experimento a ser realizado de forma sucinta.

Todas as equações devem ser numeradas seguindo ordem crescente iniciando pelo número da seção seguido de ponto e número da equação. Ex:

        (1)[pic 6]

        (2)[pic 7]

        (3)[pic 8]

Procedimento para inserir equação (Office 2007): Menu Inserir > Equação e as opções de equação estarão na nova aba “Ferramentas de Equação”.

Todas as figuras e tabelas devem possuir uma legenda seguindo também uma ordem numérica crescente.

2. Objetivos

Estudar o processo de transformação de fase de uma substância; determinar a capacidade térmica de um calorímetro; determinar o calor latente de fusão do gelo.

3. Detalhes do Experimento

Na pratica do experimento foram utilizados os seguintes materiais:

Calorímetro, termômetro, água, gelo, aquecedor elétrico, béquer de 250 mL, béquer de 1000 mL, balança digital e luvas térmicas.

O experimento foi dividido em duas partes: a primeira para identificar a capacidade térmica do calorímetro e a segunda para descobrir o calor latente da fusão do gelo.

 Na primeira parte usamos um béquer de 250 mL para pegar uma quantidade de água fria, pesamos esta água em uma balança, adicionamos no calorímetro e com o termômetro medimos sua temperatura. No béquer de 1000 mL pegamos uma quantidade de água que foi aquecida com o aquecedor elétrico, adicionamos rapidamente no calorímetro, anotamos a massa e com um termômetro achamos a temperatura de equilíbrio.

Na segunda parte, utilizando um béquer de 1000mL, aquecemos uma quantidade de água com o aquecedor elétrico até uma certa temperatura, adicionamos no calorímetro e com uma balança digital encontramos sua massa. Adicionamos gelo até o calorímetro ficar completamente cheio, medimos sua massa com a balança e utilizamos o termômetro para encontrar a temperatura de equilíbrio do sistema.

4. Resultados e Discussão

Os dados ficam melhores apresentados em tabelas. Construa tabelas para indicar os valores obtidos. Você pode explicitar os cálculos com base em equações, não sendo portanto necessário apresentar as etapas de cálculos, i. e., as equações preenchidas com valores. Apresente equações que ilustrem como você obteve os resultados.

Gráficos devem ser apresentados como figuras, não esquecendo a numeração crescente. Eventualmente, gráficos podem ser colocados na seção de anexos quando elaborados em folhas específicas (papel milimetrado, mono-log, di-log, etc.). Para tabelas e figuras pode ser utilizada uma quebra de seção e apresentação em uma coluna, o corpo do texto deve ser apresentado como consta esse modelo em duas colunas. A seguir a Tabela I – Exemplo mostra um exemplo de resultados obtidos.

Tabela I – Exemplos de resultados obtidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (670.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com