TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Calor Sensível e Calor Latente

Por:   •  29/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.506 Palavras (11 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT

LABORATÓRIO DE CALOR E ONDAS

SÃO LUÍS – MA

2016

UNIVESIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

        JOÃO MARCOS DOS SANTOS DOURADO        

CALOR SENSÍVEL E CALOR LATENTE

Relatório Referente Ao ProcedimentoExperimental Realizado No Dia 29.03.2016, Na disciplina‘Laboratório De Calor E Ondas’, ministrada Pelo Professor Pestana.

SÃO LUÍS – MA

2016

SUMÁRIO

RESUMO        

1. INTRODUÇÃO        

2. OBJETIVO        

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

3.1. CALOR        

3.1.1.TEMPERATURA E CALOR        

3.2. QUANTIDADE DE CALOR        

3.3. CALOR ESPECÍFICO E CAPACIDADE TÉRMICA        6

3.4 TRANSFERÊNCIA DE CALOR        

3.5. CALOR SENSÍVEL E LATENTE        7

3.5.1. Calor Sensível        7

3.5.2. Calor Latente        7

3.6. CURVA DE AQUECIMENTO – CALOR SENSÍVEL E CALOR LATENTE        8

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        8

4.1. MATERIAL        8

4.2. PROCEDIMENTOS        9

5. CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        15

RESUMO

     Na aula laboratorial foi feita uma apresentação teórica sobre a execução do procedimento experimental, acerca de aquecimento e resfriamento. Em seguida, foram colocados em prática dois experimentos para que fosse possível comparar o desenvolvimento de tais processos. O objetivo da prática era relacionar calor, temperatura, calor sensível, calor latente, transferência de energia térmica.

1. INTRODUÇÃO

     Quando um corpo recebe certa quantidade de energia térmica, pode ter uma variação na sua temperatura ou em seu estado físico (sólido líquido e gasoso). A variação da temperatura ocorre em razão do aumento da agitação das partículas constituintes do corpo, nesse caso a quantidade de calor que o corpo recebeu é denominada de calor sensível. Se caso o corpo mudar de estado físico à temperatura constante, dizemos que a quantidade de calor é denominada de calor latente. 

     Os estudos de Joule e Clausius levaram ao atual conceito de calor, uma forma de energia que se transfere de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura entre eles. Assim, calor é energia em trânsito de um corpo para o outro, não sendo correto conceitualmente dizer que um corpo “possui” calor. O que ele possui é energia interna, associada ao movimento de suas partículas, relativamente livres em gases e líquidos ou oscilando em torno de pontos fixos, nos sólidos. Como o calor é uma forma de energia, no Sistema Internacional de Unidades (SI), sua unidade de medida é o Joule (J). No entanto, ainda é comum o uso de uma unidade que era utilizada na época da teoria do calórico: a caloria.

1 cal = 4,18 J

2. OBJETIVO

  • Definir e diferenciar Calor Sensível e Calor Latente.
  • Definir e diferenciar Ponto de Fusão e Ponte de Ebulição.
  • Aplicar métodos de calibração de termômetros.
  • Aplicar os pontos de Fusão e de Ebulição em separação de misturas líquidas.
  • Compreender a Lei de Resfriamento de Newton

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1. CALOR

     Chama-se calor a energia transferida de um corpo para outro (podendo ser espontânea ou não) em razão da diferença de temperatura entre os corpos envolvidos, ou seja, calor é a energia térmica em trânsito. 

     A unidade de calor no Sistema Internacional de Unidades é o joule (J), em homenagem ao físico britânico James Prescott Joule. No entanto, a unidade mais comumente utilizada no cotidiano é a caloria, simbolizada por cal. Essa unidade é definida da seguinte forma:

     A caloria é definida como a quantidade de calor capaz de variar em 1°C a temperatura de 1g de água. A relação entre essas duas unidades, 1 cal = 4,18 J, foi estabelecida por Joule com base em seus experimentos.

3.1.1. TEMPERATURA E CALOR

     Temperatura e calor são conceitos fundamentais da Termologia (área da Física que estuda os fenômenos associados ao calor, como a temperatura, dilatação, propagação de calor, etc.). Apesar de serem comumente confundidos por estarem associados, possuem definições diferentes.

     A temperatura é uma grandeza física utilizada para medir o grau de agitação ou a energia cinética das moléculas de uma determinada quantidade de matéria. A temperatura será maior, à medida que as moléculas estejam mais agitadas.

     Para medir a temperatura é necessário um instrumento de medição chamado de termômetro. Este pode estar nas escalas Celsius, Kelvin e Fahrenheit.

     Calor, energia térmica em trânsito, equivale à energia que se transfere de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura. Se a transferência for espontânea, ocorrerá do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura até que atinjam o equilíbrio térmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (383.8 Kb)   docx (305.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com