TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMBATE A INCENDIOS E CONTROLE DEPANICO

Por:   •  27/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 2

A: O que as duas catástrofes tem em comum é a negligência por erros básicos de prevenção e combate a incêndios. No caso Joelma, o incêndio ocorreu 3 anos depois da inauguração do edifício que possuía 25 andares. Após uma serie de investigações, foi constatado que o motivo tenha sido por uma falha elétrica em um aparelho de ar condicionado, contudo, no edifício não haviam equipamentos de combate e prevenção a incêndio, além de ter uma falha no projeto para saídas de emergências, o que dificultou o resgate das vítimas.

Na Boate Kiss as falhas foram muito maiores. O material empregado para isolamento acústico estava com a espuma irregular, foi utilizado sinalizador de faísca e fumaça em um ambiente fechado, o que ocasionou o inicio das chamas. Havia uma única saída de emergência, superlotação, houve falha nos extintores de incêndio existentes e exaustão de ar inadequada e também não havia sinalização adequada das saídas de emergência. O conjunto desses erros ocasionou em 242 vítimas fatais e feriu mais de 600 pessoas.         

B: A falta de materiais e equipamentos de combate e prevenção adequados, além de  obstrução nas saídas de emergência, porém, o principal fator para a ocorrência desses eventos, foi a falta de fiscalização adequada. No caso do edifício Joelma, na época ainda não se falava muito em prevenção de incêndios, mas no caso da Boate Kiss, houve uma grande negligência por parte dos agentes fiscalizadores, os quais permitiram o funcionamento do estabelecimento.

C: Primeiramente, estabelecimentos com projeto e execução de acordo com as normas dos bombeiros e também com o certificado de vistoria dos mesmos em dia. Extintores corretos e de acordo com cada local, alarmes ou sistema de sprinklers, rotas de fuga bem sinalizadas, placas de sinalização em locais corretos.
No caso de alguns procedimentos básicos de controle de pânico e evacuação de pessoal que devem ser adotados em caso de incêndio em prédios elevados ou locais de reunião pública com grande concentração de pessoas: Os ocupantes devem manter a calma, desligar a eletricidade, nunca usar elevadores, descer até o térreo, se houver fumaça cobrir o nariz com um pano e andar rente ao chão, retirada do grupo de forma organizada e disciplinada seguindo as orientações dos Brigadistas ou Bombeitos Civis até a chegada da guarnição do Corpo de Bombeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (18.9 Kb)   docx (212.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com