TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCRETO ARMADO

Por:   •  20/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

CONCRETO ARMADO

O concreto é um material que possui alta resistência a compressão. Devido a baixa resistência a tração (cerca de 10% da resistência a compressão) procurou-se adicionar ao concreto um material com alta resistência à tração, as barras de aço, melhorando assim a qualidade de sua resistência.

Então concreto armado é um material de construção resultante da união do concreto simples e de barras de aço envolvidas pelo concreto, ou seja, Concreto Armado = concreto simples + armadura + aderência.

O conceito de concreto armado envolve ainda o fenômeno da aderência, que é essencial e deve obrigatoriamente existir entre o concreto e a armadura. Para a existência do concreto armado deve haver solidariedade entre ambos o concreto e o aço, e que o trabalho seja realizado de forma conjunta.

As barras de aço, colocadas no interior do concreto, são protegidas contra a corrosão pelo fato de o concreto ser um meio alcalino. Por outro lado, a fissuração do concreto armado pode permitir o acesso de ar e água junto às armaduras, reduzindo o grau de proteção das mesmas contra oxidação o que reduz a eficiência e durabilidade do concreto armado.

A fissuração do concreto pode surgir devido, principalmente, a retração acelerada do concreto, quando se permite rápida evaporação da água na mistura, assim como devido às tensões de tração produzidas por solicitações atuantes.

O projeto das estruturas de concreto armado é feito pelo engenheiro, são eles quem determinam a resistência do concreto, a bitola do aço (bitola é a designação dada ao número que representa o valor arredondado em milímetros do diâmetro da seção transversal nominal de uma barra ou fio de aço),o espaçamento entre as barras e a dimensão das peças que farão parte do projeto, sapatas, blocos, pilares, lajes, vigas, etc. Um bom projeto deve considerar todas as variáveis possíveis.

ADITIVOS

O objetivo dos aditivos é alterar determinadas propriedades do concreto. Para tal, eles são adicionados em pequenas quantidades à massa de cimento (geralmente constituem até 5% desta). Os aditivos alteram, por exemplo, a consistência e o tempo de pega do concreto. Na prática, podem possibilitar concretagens e desenformas mais rápidas.

Os aditivos em geral, podem facilitar o lançamento e aplicação e tem como principal função alterar as propriedades do concreto, ampliando suas qualidades (Resistência, compacidade e durabilidade por exemplo) ou minimizando os pontos baixos (Retração, tempo de pega e permeabilidade), além de poder proporcionar um melhor acabamento e aspecto. Na maioria das vezes são adicionados ainda na confecção do concreto e sua quantidade geralmente está inferior a 5% em volume, conforme mencionado no parágrafo anterior.

Tipos mais comuns

Aceleradores de Pega: No caso do concreto armado é indicado aceleradores base de aluminatos, que podem ser usados em qualquer tipo de aplicação. Ele acelera o concreto, exigindo um prazo menor da sua pega.

Retardadores de pega: Esse interesse em que o concreto leve mais tempo para curtir, é usado em climas frios ou em longas distâncias.

Impermeabilizantes: Muito usado em massas, adicionado ainda na confecção, para o concreto armado, ele deve ser usado em construções de caixas da água, piscinas e lajes com a função de fechar os poros e impedir a passagem da água. O Vedacit é o exemplo mais conhecido.

Plastificantes redutores de água: O seu uso externo, sela o trabalho final aumentando a resistência sem alterar o tempo de pega, melhora a durabilidade e proteção. Os superplastificantes conseguem os mesmos efeitos em dosagens menores, ideal em concretos aparentes de alta resistência.

Microssílica: Produz um concreto de alta performance, melhora a resistência mecânica e impermeabilidade, sempre utilizado com auxílio de superplastificante.

Incorporadores de ar: Torna o concreto mais coesivo, aumentando sua resistência mecânica e diminuindo a segregação. Melhora o acabamento das faces e desenforma deixando arestas mais perfeitas. Quando a incorporação de ar é suficiente, proporciona bom desempenho térmico e acústico.

Lubrificante e aglutinante: Aglutina aumentando sua coesão e lubrificando, sem mudar a plasticidade e tempo de pega, possibilitando o bombeamento.

A tabela a seguir mostra de forma resumida e clara os efeitos dos aditivos no concreto:

TIPOS DE ADITIVOS

EFEITOS

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Plastificante

Aumenta o índice de consistência e possibilita a redução de pelo menos 6% da água de amassamento.

Maior trabalhabilidade para determinada resistência e menor consumo de cimento para determinada resistência e trabalhabilidade.

Retarda o inicio de pega para dosagens elevadas do aditivo, com risco de segregação.

Retardador de pega

Aumenta o tempo de início de pega.

Mantém a trabalhabilidade a temperaturas elevadas, retarda a elevação do calor de hidratação e amplia os tempos de aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com