TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCRETO ARMADO

Por:   •  6/9/2021  •  Bibliografia  •  3.760 Palavras (16 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE NILTON LINS

TASSIO MURILO DOS SANTOS DA COSTA 17008839

CONCRETO I

MANAUS-AM

2021

TASSIO MURILO DOS SANTOS DA COSTA 17008839

CONCRETO I

Trabalho apresentado para a disciplina de Concreto I, pelo Curso de Engenharia Civil da Universidade Nilton Lins, ministrada pelo(a) professor(a) Rubens Filipe Ponte de Castro.

MANAUS-AM

2021

  1. INTRODUÇÃO

Concreto Armado é o material resultante da conveniente união do concreto simples com o aço de baixo teor de carbono, tratando-se, portanto, de um material de construção composto. Admite-se que exista perfeita aderência entre esses dois materiais, de forma a trabalharem solidariamente sob as diferentes ações que atuam nas construções de um modo geral.

Em um elemento estrutural qualquer, sujeito a um conjunto de esforços solicitantes, cabe ao material concreto a função principal de absorver as tensões de compressão, sendo normalmente desprezada a sua pequena resistência à tração, que de modo aproximado poderia ser tomada como 1/10 de sua resistência à compressão. Ao material aço, chamado de armadura passiva, atribui-se a tarefa de absorver as tensões de tração e auxiliar o concreto a absorver as tensões de compressão, quando necessário.

A viabilidade do concreto armado como elemento estrutural se deve a três razões básicas, a saber:

  • Trabalho conjunto entre o aço e o concreto, assegurado pela aderência entre os dois materiais;
  • Proteção que o concreto fornece ao material aço dos ataques do meio ambiente, garantindo assim a durabilidade da estrutura;
  • Os coeficientes de dilatação térmica dos dois materiais são semelhantes:

  • Concreto: α = 10-5 / °C
  • Aço: α = 1,2x10-5 / °C

  1. DESENVOLVIMENTO

Na Antiguidade, os primeiros materiais empregados nas construções foram a pedra natural (rocha) e a madeira, sendo o ferro e o aço empregados séculos depois. O Concreto Armado só surgiu mais recentemente, por volta de 1850.

Para um material de construção ser considerado bom, ele deve apresentar duas características básicas: resistência e durabilidade. Neste sentido, a pedra natural tem resistência à compressão e durabilidade muito elevadas, porém, tem baixa resistência à tração. A madeira tem razoável resistência, mas apresenta durabilidade limitada. O aço tem resistências elevadas, mas requer proteção contra o fogo e a corrosão.

O Concreto Armado surgiu da necessidade de se aliar as qualidades da pedra (resistência à compressão e durabilidade) com as do aço (resistências mecânicas), com as vantagens de poder assumir qualquer forma, com rapidez e facilidade, e proporcionar a necessária proteção do aço contra a corrosão.

O concreto, como a rocha, é um material que apresenta alta resistência às tensões de compressão, porém, apresenta baixa resistência à tração (de 8 a 15 % da resistência à compressão). Assim sendo, é imperiosa a necessidade de juntar ao concreto um material com alta resistência à tração – a armadura, com o objetivo deste material, disposto convenientemente, resistir às tensões de tração atuantes. Com esse material composto - concreto e armadura, surge então o chamado “Concreto Armado”, onde a armadura, geralmente na forma de barras de aço, absorve as tensões de tração, e o concreto absorve as tensões de compressão, no que pode ser auxiliado por barras de aço (caso típico de pilares, por exemplo).

No entanto, o conceito de Concreto Armado envolve ainda o fenômeno da aderência, que é essencial e deve obrigatoriamente existir entre o concreto e a armadura (aço), pois não basta apenas juntar os dois materiais para se ter o Concreto Armado. Para o Concreto Armado é necessário ocorrer a solidariedade entre o concreto e o aço, isto é, que o trabalho de resistir às tensões seja realizado de forma conjunta.

Em resumo, pode-se definir o Concreto Armado como “a união do concreto simples e de um material resistente à tração (envolvido pelo concreto) de tal modo que ambos resistam solidariamente aos esforços solicitantes”. De forma esquemática pode-se indicar:

Concreto Armado = concreto simples + armadura + aderência.

Com a aderência, a deformação εs num ponto da superfície da barra de aço e a deformação εc do concreto neste mesmo ponto, devem ser iguais, isto é: εc = εs .


  1. HISTÓRIA DO CONCRETO ARMADO

A cal hidráulica e o cimento pozolânico (de origem vulcânica) já eram conhecidos pelos romanos como aglomerante. O cimento Portland, tal como hoje conhecido, foi descoberto na Inglaterra por volta do ano de 1824, e a produção industrial foi iniciada após 1850.

A primeira associação de um metal à argamassa de pozolana remonta à época dos romanos. No ano de 1770, em Paris, associou-se ferro com pedra para formar vigas como as modernas, com barras longitudinais na tração e barras transversais ao cortante.

Considera-se que o cimento armado surgiu na França, no ano de 1849, com o primeiro objeto do material registrado pela História sendo um barco, do francês Lambot, o qual foi apresentado oficialmente em 1855. O barco foi construído com telas de fios finos de ferro preenchidas com argamassa. Embora os barcos funcionassem, não alcançaram sucesso comercial.

A partir de 1861, outro francês, Mounier, que era um paisagista, horticultor e comerciante de plantas ornamentais, fabricou uma enorme quantidade de vasos de flores de argamassa de cimento com armadura de arame, e depois reservatórios (25, 180 e 200 m3) e uma ponte com vão de 16,5 m.

Foi o início do que hoje se conhece como “Concreto Armado”. Até cerca do ano de 1920 o concreto armado era chamado de “cimento armado”. Em 1850, o norte americano Hyatt fez uma série de ensaios e vislumbrou a verdadeira função da armadura no trabalho conjunto com o concreto. Porém, seus estudos não ganharam repercussão por falta de publicação.

Na França, Hennebique foi o primeiro após Hyatt a compreender a função das armaduras no concreto.

Os alemães estabeleceram a teoria mais completa do novo material, toda ela baseada em experiências e ensaios. “O verdadeiro desenvolvimento do concreto armado no mundo iniciou-se com Gustavo Adolpho Wayss” que fundou sua firma em 1875, após comprar as patentes de Mounier para empregar no norte da Alemanha (VASCONCELOS, 1985).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com