TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCRETO CICLÓPICO

Por:   •  11/9/2018  •  Resenha  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE PITÁGORAS DE IMPERATRIZ

ENGENHARIA CIVIL

BETÂNIA FERNANDES VÉRAS LIMA

DOUGLAS SANTOS DE AGUIAR

GEILSON CARVALHO DOS ANJOS

GUILHERME CARREIRO ROSENDO SILVA

CONCRETO CICLÓPICO

IMPERATRIZ-MA

2018

BETÂNIA FERNANDES VÉRAS LIMA

DOUGLAS SANTOS DE AGUIAR

GEILSON CARVALHO DOS ANJOS

GUILHERME CARREIRO ROSENDO SILVA

CONCRETO CICLÓPICO

        Trabalho apresentado à Faculdade Pitágoras como pré-requisito para obtenção parcial de créditos em Materiais de Construção Civil II sob orientação do Prof. Rafael Amadeu.

IMPERATRIZ-MA

2018

AGRADECIMENTOS

À Faculdade Pitágoras de Imperatriz ao Departamento de Engenharia Civil.

                        

“A persistência é o menor caminho do êxito”.

(Charles Chaplin)

RESUMO

O concreto ciclópico é um sistema construtivo muito utilizado na construção civil, mas pouco citado e reconhecido na literatura da área. Sua composição é bem simples e é utilizado o básico do concreto convencional, onde se mistura água, areia, brita e cimento, com a adição de pedras grandes que tenham entre 10 a 40 cm e peso em médio superior a 5 kg, também conhecidas como “pedras de mão” ou “matacão”. Esse tipo de concreto possui características como grande resistência química e mecânica, muito utilizadas em projetos de construção modernos a partir de bases para montagens de telescópios gigantes, a centrais nucleares, para arranha-céus, a garagem e pátio pavimentos, estradas e dormentes, protetores da costa contra a ação das ondas, as paredes da barragem e muros de arrimo. Essas pedras devem ser originária de rochas, para que tenham uma qualidade padrão semelhante à das britas, que são utilizadas na mistura do concreto. O termo ciclópico tem origem grega e foi um método de edificação usado na Grécia antiga, onde grandes pedras eram alocada uma sobre a outra sem utilização de uma argamassa, onde se acreditava que só uma criatura mitológica gigantesca conhecida como Ciclopes poderiam removê-las com as mãos. Suas características de durabilidade e resistência fizeram este método ultrapassar séculos, pois também é uma forma de construção economicamente viável, pois usam materiais volumosos e baratos, no qual usa-se um bom volume de pedras e reduz assim a quantidade de material ligante, que é o mais caro dessa mistura. O controle tecnológico do concreto ciclope é o mesmo que é utilizado para os outros tipos de concretos convencionais, onde a logística inteira e as proporções de aplicações entre concreto e pedras de mão devem seguir o que o engenheiro responsável da obra determinar.

Palavras-chave: Concreto ciclope. Construção. Pedras de mão. Resistência. Brita.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO   __________________________________________        7

2.        CONCRETO CICLÓPICO   ________________________________        8

3.        HISTÓRICO   ____________________________________________        8

4.        DESVANTAGENS   _______________________________________        10

4.1.        VANTAGENS   ___________________________________________        10

5.        CONCLUSÃO   ___________________________________________        11


  1. INTRODUÇÃO

O objetivo desta pesquisa é fornecer conhecimento teórico sobre o uso do concreto ciclópico, através do seu histórico de utilização a nível de mundo e Brasil, seu método de produção e procedimentos básicos de aplicação de uma forma simples e direta. Para isso nos respaldamos dos principais artigos das diversas obras sobre o uso desse tipo de concreto. Todos os conceitos básicos expostos nesta pesquisa, que envolvem a produção e aplicação do concreto ciclópico foram explorados de maneira intuitiva e compreensível, mantendo sempre o rigor coerente com nível para o qual o trabalho está sendo proposto.

A aplicação do concreto ciclópico, também conhecido como fundo de pedra, se trata da incorporação de pedras como complementos, denominadas pedras de mão ao concreto convencional pronto. Ao longo da pesquisa será apresentada as várias empregabilidades deste método em construções ao longo do tempo. Cada uma coerente com seu tempo e contexto histórico da utilização.

  1. CONCRETO CICLÓPICO

O concreto ciclópico é o concreto normal, composto por cimento, água, areia e brita com junção de grandes pedras: pedras-de-mão, matacão ou pedra marroada. Este tipo de concreto é muito utilizado na execução de certos tipos de fundações como baldrames e blocos não armados. Também é utilizado em muros de arrimo e barragens de concreto, construções que exigem grande volume de concreto, tornando-o economicamente viável, pois as pedras, além de terem uma resistência significativa, serem baratas, ocupam grande volume na massa do concreto. Esta é uma rocha bruta de granulometria variada com grande dimensão (geralmente acima de 10 cm) obtida na primeira britagem.

  1. HISTÓRICO

Em todas as grandes civilizações, das clássicas às contemporâneas, a pedra natural foi quase sempre o material escolhido nas construções humanas que se pretendia viessem a preservar ao longo dos tempos a fugaz memória dos seus autores. Entre muitos outros exemplos, podem-se citar as Pirâmides de Gizé (Fig. 1), com mais de 4500 anos, a Grande Muralha da China (Fig. 2), com mais de 6000 km construídos ao longo de mais de 2000 anos, a Via Ápia (Fig. 3), a percursora de todas as estradas de carácter permanente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (676.3 Kb)   docx (425.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com