TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cimento Portland

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

Cimento Portland de alto forno (CPIII)

Resumo: O Cimento Portland de alto forno apresenta maior impermeabilidade e durabilidade, além de baixo calor de hidratação, assim como alta resistência à expansão devido à reação álcali-agregado, além de ser resistente a sulfatos. Muito visado em obras de grande porte, sendo o cimento mais ecológico de todos os cimentos produzidos no Brasil. Pois além da preservação das jazidas naturais e pelo menor lançamento de CO2 na atmosfera, aproveita o rejeito das siderúrgicas, a escória.

Palavras-Chave: Cimento. Portland.

Introdução

O cimento é uns dos componentes mais úteis e importante na área da construção. O Cimento Portland de alto forno é uma forma mais ecológica do mesmo, pois reduz o número de CO2 jogado na atmosfera. Com a evolução da tecnologia e dos materiais, os resultados pretendidos são de expandir o espaço de área da construção, buscando também a preservação do meio. A busca por materiais com equilíbrio de qualidade e sustentabilidade vem aumentando, para que haja uma diminuição do impacto ambiental fazendo com que seja desenvolvido matérias como (CPIII).

1 Componentes do CPIII

Nesse capitulo vamos falar sobre o Clínquer, sulfato de cálcio, escoria granulada de alto forno e material carbônico.

1.1 Clínquer + sulfato de cálcio (65-25)

Uma mistura de calcário, argila e minério de ferro rotativo que alcança a temperatura de 1.450 °C transformando-se em clínquer, a principal matéria prima para o cimento, ainda incandescente, ele e resfriado bruscamente e em seguida moído em forma de pó reage quimicamente sob ação da agua, endurecendo e adquirindo elevada resistência mecânica. Portanto e o principal componente do cimento Portland.

1.2 Escoria granulada de alto forno (35-70)

A escória de alto forno é obtida durante a produção de ferro-gusa nas industrias siderúrgicas, o uso da escória proporciondfxca algumas melhorias no cimento, como maior durabilidade e maior resistência final.

1.3 Material carbonático (0-5)

A adição de materiais carbonáticos tem o objetivo de tomar os concretos e as argamassas mais trabalháveis, uma vez que os grãos desses materiais têm dimensões adequadas para se alojarem entre as partículas dos demais componentes do cimento, exercendo assim a função de um lubrificante. O que se denomina materiais carbônicos são rochas trituradas, que apresentam carbonato de cálcio em sua constituição.

2 Vantagens

Nesse capitulo vamos falar sobre as vantagens do Cimento Portland de alto forno.

2.1 Alta resistência

Trata-se de um pó fino com propriedades ligantes que sob ação da água endurece e fica resistente. Mesmo quando submetido a nova ação da água não se decompõe. A solidez é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com