TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Concreto Bombeável

Por:   •  14/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Concreto Bombeável

Vinicius Araujo Santos de Oliveira – F17GDH-6

Antonio Carvalho  - F306496

Lucas Meneses Gonçalves – N6417F1

Jose Sergio Tapara Quispe – N6357F1

Marcos dos santos barbosa – F19JDF-0

Luiz Fernando Carvalho – N5738A2

Santos, 22 de Setembro de 2022

Sumário

INTRODUÇÃO 2

O QUE É O CONCRETO 2

COMPONENTES 2

DESENVOLVIMENTO 2

APLICAÇÕES 3

VANTAGENS E DESVANTAGENS 4

EXEMPLOS ..............................................................................................................................5

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................................8

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ..........................................................................................8

Concreto Bombeável

INTRODUÇÃO

O concreto bombeável, conta com o acréscimo de aditivos que faz com que o compósito tenha além da resistência de projeto, características que são relacionadas à plasticidade, lubricidade, homogeneidade e tempo de pega corretamente ajustados à operação de recalque. Tudo isso para que haja um melhor desempenho e durabilidade. Para o tipo de concreto em questão, é preciso que em sua formulação, as proporções de elementos constituintes capazes de conferir ao compósito maior lubricidade, o que favorece sua movimentação pela tubulação.

DESENVOLVIMENTO

O concreto usado na fabricação de elementos protendidos deve atingir certos requisitos para garantir a qualidade dos produtos e habilita-los a serem usados em aplicação como pavimentos e paredes pré-moldadas. A mistura do concreto deve ser constantemente controlada durante a dos elementos e, se necessário, seus componentes modificados para obterás melhores características em termos de maleabilidade e resistência.

Os agregados devem estar limpos livres de barro e outros material orgânico. A areia deve vir de rochas duras e não devem ser calcárias. O cimento deve ser de

alta resistência e de uma consistência de boa qualidade, A água usada para mistura, além da água contida nos agregados, deve ser limpa e clara, sem qualquer substância nociva ou impura nela.

Plastificastes (eles aumentam a trabalhabilidade). Diminuindo a tensão superficial da água da mistura se reduzem os requisitos necessários para que a água obtenha a consistência desejadas (reduzido a razão água/ cimento) e, deste modo, contribuindo para um aumento na resistência de compressão.

Evidentemente, bombear o concreto implica em locação de uma estrutura de bombeamento e custos adicionais inerentes a essa operação. Entretanto, quando o concreto não pode ser vertido diretamente da betoneira ao local de lançamento, faz- se necessário o emprego da estrutura de bombeamento. Alguns exemplos são: prédios multi andares, subsolos com pé direito reduzido e pisos industriais ou pavimentos armados com telas ou aço de proteção.

O concreto bombeado pode ser usado sempre que existir disponibilidade regional dessa tecnologia. Sabe-se que o concreto é um material, um compósito particulado de cura hidráulica, que tem um tempo de reação e de endurecimento a partir do momento em que recebeu sua água de amassamento. Isso impõe ao material um tempo de transporte, de lançamento, vibração e de acabamento.

Então, é muito recomendado para obras em locais de difícil acesso ou que precisam ser finalizadas em menos tempo, já que a aplicação é muito mais rápida do que uma movimentação vertical ou transporte manual do concreto até o ponto de lançamento.

Em lajes, por exemplo, a concretagem desse espaço deve ser feita de uma vez só e precisa de algo que agilize o processo. Portanto, o uso do concreto bombeado é recomendado para casos em que há a necessidade do lançamento de um grande volume de concreto em um curto período de tempo.

O concreto bombeável conta com o acréscimo de aditivos que faz com que o compósito tenha além da resistência de projeto, características relacionadas à plasticidade, lubricidade, homogeneidade e tempo de pega corretamente ajustados à operação de recalque. Tudo isso a favor do desempenho e da durabilidade esperada.

Gelmo chiari comenta aspectos específicos de concreto com adição de fibras de aço aplicado com bombeamento. Ele adverte sobre a importância do trabalho técnico do tecnologista do concreto quanto a um refinamento do traço do compósito, especialmente da parte argamassada do concreto (agregados finos, cimento, água e ar), conforme características regionais dos materiais constituintes.

Via de regra, um concreto reforçado com fibras de aço bombeado demanda um teor de argamassa entre 52 e 57%. Nesses casos, é frequente fazer uso de adições de cinzas volantes, que melhoram a lubricidade e o bombeamento.

Finalmente, gelmo chiari salienta que um concreto com curva granulométrica contínua, ou seja, com tamanho de agregados bem distribuídos ou bem graduados, tende a demandar menor consumo de pasta e obter os benefícios inerentes a esse fato, inclusive para o bombeamento.

Vantagens e desvantagens:

  • Rapidez: As principais e mais notáveis vantagens seria a rapidez de poder realizar uma concretagem mais rápida assim ganhando tempo, porém dentro deste rápido processo tem que se ter cuidados para que o serviço seja finalizado com qualidade, sempre com a inspeção de um professional ou uma pessoa que compreenda como e o processo certo de aplicação do concreto e de alguns detalhes como os vibradores que não ultrapassem os 45 graus a distância entre eles etc.
  • Qualidade: concreto de melhor qualidade por sem uma empresa que só trabalha com concreto entendera muito bem do assunto uma equipe técnica qualifica que quase sempre estaria atento com as mais novas técnicas/misturas que existe na atualidade
  • Menos efetivo: Este processo de concretagem pode ser efetuado por menos pessoal uma equipe menor em comparação a concretagem feita com misturador de cimento -carrinho que mistura cimento com agregados- que precisa de mais pessoal de equipe e que demora muito com isso ganha-se certo tempo que pode ser destinado a outra atividade
  • Ganha-se espaço na obra:A desnecessidade de precisar comprar armazenar e cuidar de materiais como areia cimento sendo de que com o concreto bombeável o concreto já viria pronto para ser recheado na área a ser aplicada
  • Desvantagens em geral: as principal desvantagem teria que ver com a duração do concreto bombeável teria que ver com a duração, uma ver chegado no local onde o concreto será usado tem que ser aplicado rápido, o tempo máximo de pode ficar no caminhão botoneira (caminhão que fica rodando) e de (2) duas horas no máximo porque passado esse tempo o concreto pode não servir mais para a concretagem que poderia resultar em prejuízo financeiro para a obra.

Outra desvantagem e que existe um risco de comprar concreto a mais, do que o previsto é existe risco de comprar menos por causa do cálculo de volume sempre terá uma variação e a obra se vê obrigada a bem comprar mais ou comprar menos, caso optar em comprar a mais pode ser solucionado com a antecipação do problema deixando um espaço reserva a preencher caso venha sobrar concreto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com