TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Concreto Ciclópico

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.423 Palavras (18 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 18

 Concreto Ciclópico

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNICID – UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

NOVEMBRO DE 2016

Bruno Fernando dos Santos                RGM: 16560001

Franklin Silva Santos                        RGM: 13036076

Gabriel Peres Rodrigues                        RGM: 15109135

Flávia de Oliveira Castro                        RGM: 15109666

Faio Kolenyak dos Santos                        RGM: 15150631

 Concreto Ciclópico

Trabalho desenvolvido como forma avaliativa para Oficina Interdisciplinar III do curso Superior de Engenharia Civil – 8º semestre – elaborado sob orientação da Profº. Eustáquio Almeida.

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNICID – UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

NOVEMBRO DE 2016

Lista de Ilustrações

Figura 1 - Panteão de Roma        8

Figura 2 - Coliseu de Roma        8

Figura 3 - Agregados miúdos        11

Figura 4 - Agregado graúdo        12

Figura 5 - Exemplo contenção com concreto ciclópico        16

Figura 6 - exemplo de fundação com concreto ciclópico        17


Sumário

Introdução        5

Objetivo do Trabalho        6

1 – História do Concreto        7

2 – Materiais que compõem o concreto        9

2.1 - Aglomerantes        9

2.2 – Agregado        10

2.2.1 – Agregado Miúdo        11

2.2.2 –  Agregado Graúdo        12

2.3 – Aditivos        12

3 – Concreto Ciclópico        14

4 – Aplicações do concreto        15

4.1 – Aplicações do concreto ciclópico        15

5 – Propriedades do concreto        19

5.1 – Propriedades do concreto fresco        19

5.2 – Produção do concreto        20

6 – Conclusão        22

7 – Bibliografia        23


Introdução

A construção civil é um setor responsável por alavancar os avanços da sociedade, principalmente, no setor econômico, pois a movimentação econômica que gera a produção de um empreendimento altera fatores como taxas de emprego e demandas de mercado.

O concreto ciclópico surge, segundo historiadores, pelo menos há 500 anos a.C, e eles provavelmente não eram os únicos ou os mais precoces. O nome ciclópico se da em referência aos gigantes mitológicos de um olho só e nada mais é que a adição de pedras com grande granulometria, denominadas matacão ou pedra de mão, ao concreto pronto dando origem a grandes estruturas.

Embora a tecnologia relacionada ao concreto tenha avançado esse tipo de estrutura é bastante utilizada até os dias de hoje. Tem aplicação em barragens, contenções, fundações, entre outras.

Contudo, sua execução demanda diversos cuidados para evitar o surgimento de patologias. O controle tecnológico do concreto é o mesmo para os concretos convencionais e as proporções entre concreto e pedras de mão, devem obedecer às determinações do Engenheiro responsável pela obra ou do órgão contratante. Sua aplicação é justificada em peças de grandes dimensões e com maquinário específico, pois em pequenas obras pode gerar problemas de recebimento, armazenamento, transporte interno, aplicação e controle das dosagens.


Objetivo do Trabalho

O principal objetivo deste trabalho é, através de pesquisa bibliográfica, obter informações gerais sobre utilização, características e metodologia na execução de concreto ciclópico.


1 – História do Concreto

Segundo historiadores, os primeiros materiais a serem utilizados nas construções antigas foram a pedra natural e a madeira, por estarem disponíveis na natureza. Já o ferro, o aço e o concreto só foram empregados nas construções séculos mais tarde. O concreto surgiu da necessidade de aliar a durabilidade da pedra com a resistência do aço, com as vantagens do material composto poder assumir qualquer forma, com rapidez e facilidade, e com o aço envolvido e protegido pelo concreto para evitar a sua corrosão. Os materiais de construção feitos à base de cimento, chamados “materiais cimentícios”, podem ser considerados os materiais mais importantes produzidos pelo homem, porque lhe possibilitou construir as edificações e todas as principais obras de que necessitava para viver, como por exemplo as habitações, fortificações, aquedutos, barragens, obras sanitárias, pontes, rodovias, escolas, hospitais, teatros, igrejas, museus, palácios, entre tantos outros tipos de construção. A abundância das matérias primas em quase todas as regiões, somada à sua grande versatilidade para aplicação nas mais variadas formas, foram os principais motivos para o seu desenvolvimento, desde os tempos primórdios até a atualidade.

Ainda segundo historiadores, foram os romanos os que mais se destacaram na aplicação dos concretos e argamassas, que lhes possibilitou criar espaços amplos em forma de arco, abóbadas e cúpulas, de grandes dimensões. Combinando o concreto da época com tijolos de argila, pedra e outros materiais naturais, conseguiram produzir obras magníficas, inéditas até aquele período, que trouxeram grande desenvolvimento e revolucionaram a Arquitetura da época. Como exemplos mais marcantes de construções romanas podem ser citados o Panteão (Figura 1) construído em 27 a.C em forma de abóbada de concreto com diâmetro de 43,3 metros e o Coliseu (Figura 2) também conhecido como Anfiteatro Flaviano, é o principal símbolo de Roma, na Itália. Palco de lutas entre gladiadores e de massacres de cristãos, hoje conserva apenas uma parte de sua estrutura. Construído em 70 d.C., é uma das maiores construções do Império Romano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (661.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com