TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CÁLCULO DE LINHA DE VIDA

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO TÉCNICO
ASSUNTO: FINALIDADE:
CÁLCULO DE LINHA DE VIDA

O Relatório Técnico apresentado tem por objetivo estabelecer todos os parâmetros referentes ao dimensionamento da linha de vida utilizada na cobertura do prédio situado no endereço:

HISTÓRICO APRESENTADO:

Linha de vida horizontal uso do cabo de aço 6x19S -  alma de aço - diâmetro 3/8" - fabricado a partir de arame com categoria de resistência a tração mediana. [ 200Kgf/mm²], Comprimento do cabo do ponto de fixação 1 até o ponto de fixação 2 = 29.03 m com fixações intermediárias livre a cada 5,9 m  Quantidade de conexão dos cabos: 03 grampos utilizados em cada ponto de fixação. Quantidade de trabalhadores por linha: 01 pessoa. Peso médio individual: 80kg Obs.: Somente um cabo inteiro foi passado por 02 pontos de conexões fixas na própria estrutura metálica da cobertura,  paralelamente a cumeeira.

ANÁLISE DE RESISTÊNCIA DO CABO DE AÇO:

Cabo de aço 6x19S - alma de aço - diâmetro 3/8" - fabricado a partir de arame com categoria de resistência a tração mediana. [EPIS: 1770 a 2160 N/mm²]. Peso do cabo = 0,38 kg/m x (14640 + 1000) = 4,2 kg + segurança = adotou-se o peso de 5 kg Peso total: uma pessoa + o peso do cabo = 80 kg Carga de ruptura mínima do cabo = 5.530 kgf Fator de segurança mínimo adotado= 4 a 5, para cabo tracionado no sentido horizontal. Posição crítica do colaborador suspenso pelo cabo: Flecha do cabo no centro do vão, considerada no cálculo: 182,5 mm

CONSIDERAÇÕES SOBRE O SISTEMA DE FIXAÇÃO:

A forma atual de fixação dos cabos e suportes utilizados foi analisada através de cálculos, segundo a este parâmetro concluiu-se que não existem riscos de danos e consequente rompimento dos mesmos por efeitos de carga. Observa-se ainda a estabilidade dos colaboradores pelo fato de seu uso um único cabo com o devido travamento individual da linha de vida, desde que as recomendações sejam rigorosamente seguidas não há riscos de colapso.

A Linha de vida instalada na cobertura do prédio situado no Parque São Paulo –Atende tecnicamente sua finalidade, Conforme

norma vigente e resistência mecânica, conforme memorial de Cálculo, memorial descritivo e ART (documentos já apresentados), Porem para a seguridade técnica da linha de vida algumas recomendações deverão ser cumpridas. A empresa que eventualmente efetuará manutenções sobre o telhado deverá formular analise de risco e a necessidade de adequação para a melhor execução das suas atividades, devem ser seguido rigorosamente as seguintes recomendações: Planejamento, Organização e Execução. Devem ser apresentados os requisitos relacionados ao planejamento, organização e execução das atividades, fundamentais a prevenção de acidentes logo em seu inicio, todo o trabalho sobre a cobertura deve ser planejado, organizado e executado por trabalhador capacitado e autorizado, a autorização é um processo administrativo através do qual a empresa declara formalmente sua anuência, autorizando a pessoa a trabalhar em altura. Para a autorização devem ser atendidos os requisitos de capacitação e a aptidão do trabalhador. A avaliação periódica do estado de saúde do trabalhador é obrigação do empregador, devendo todos os exames e a sistemática utilizada estar contemplados no Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) da empresa, considerando os trabalhos em altura a serem executados, a empresa deve manter cadastro atualizado que permita conhecer a abrangência da autorização de cada trabalhador para trabalho em altura. Neste caso, o cadastro poderá ser em forma de documento impresso, crachá, cartaz, ou registro eletrônico que evidencie o limite da sua autorização para trabalho em altura, ainda na etapa de planejamento, a execução dos serviços devem considerar as influências externas que possam alterar as condições do local de trabalho já previstas na análise de risco, podem-se citar como exemplo as condições climáticas adversas, ventos, chuvas, insolação, descargas atmosféricas, ou seja, influências que interfiram ou impeçam a continuidade das atividades, é obrigatório a realização da análise de risco prévia ao trabalho em altura. O uso de equipamentos nas condições de operações, as orientações do treinamento recebidas pela equipe operacional, conforme as normas vigentes, o cinto de segurança deve ser dotado de dispositivo trava-quedas e estar ligado a cabo de segurança, onde haja necessidade de movimentação do trabalhador e não seja possível a instalação de cabo-guia de segurança, é obrigatório o uso de duplo talabarte, mosquetão de aço inox com abertura mínima de cinquenta milímetros e dupla trava.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com