TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Linha de vida para o desenvolvimento- Dilip Ratha

Por:   •  7/4/2018  •  Resenha  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 7

Remessas: uma linha de vida para o desenvolvimento- Dilip Ratha

Quando os migrantes enviam para casa parte de seus ganhos na forma de dinheiro ou bens para sustentar suas famílias, essas transferências são conhecidas como remessas de trabalhadores ou migrantes. Eles vêm crescendo rapidamente nos últimos anos e agora representam a maior fonte de renda externa para muitos países em desenvolvimento.

É difícil estimar o tamanho exato dos fluxos de remessas porque muitas transferências ocorrem por meio de canais não oficiais. Em todo o mundo, as remessas de migrantes internacionais registradas oficialmente devem ultrapassar US $ 232 bilhões em 2005, com US $ 167 bilhões fluindo para os países em desenvolvimento. Esses fluxos são registrados no balanço de pagamentos; exatamente como gravá-las está sendo revisado por um grupo técnico internacional. Acredita-se que fluxos não registrados através de canais informais sejam pelo menos 50% maiores do que os fluxos registrados (ver Figura na página 44). Não apenas as remessas são grandes, mas também são distribuídas de maneira mais uniforme entre os países em desenvolvimento do que os fluxos de capital, incluindo o investimento estrangeiro direto, a maioria dos quais vai para alguns grandes mercados emergentes. De fato, as remessas são especialmente importantes para os países de baixa renda.

Como o dinheiro é transferido?

Uma transação típica de remessa ocorre em três etapas. Na etapa 1, o remetente do migrante paga a remessa ao agente remetente usando dinheiro, cheque, ordem de pagamento, cartão de crédito, cartão de débito ou uma instrução de débito enviada por e-mail, telefone ou pela Internet. Na etapa 2, a agência remetente instrui seu agente no país do destinatário a enviar a remessa. No passo 3, o agente pagador faz o pagamento ao beneficiário. Para liquidação entre agentes, na maioria dos casos, não há transferência de fundos em tempo real; em vez disso, o saldo devido pelo agente remetente ao agente pagador é liquidado periodicamente de acordo com um calendário acordado, através de um banco comercial. As remessas informais são por vezes resolvidas através do comércio de mercadorias.

Os custos de uma transação de remessa incluem uma taxa cobrada pelo agente remetente, normalmente paga pelo remetente, e uma taxa de conversão de moeda para entrega da moeda local ao beneficiário em outro país. Alguns operadores de transferência de fundos menores (MTOs) exigem que o beneficiário pague uma taxa para arrecadar as remessas, supostamente para contabilizar movimentos inesperados da taxa de câmbio. Além disso, os agentes de remessa (especialmente os bancos) podem receber uma taxa indireta na forma de juros (ou "float") investindo os fundos antes de entregá-los ao beneficiário. O float pode ser significativo em países onde as taxas de juros overnight são altas.

Por que as remessas são úteis?

As remessas são tipicamente transferências de um indivíduo bem-intencionado ou familiar para outro indivíduo ou lar. Eles são direcionados para atender às necessidades específicas dos destinatários e, portanto, tendem a reduzir a pobreza. De fato, estudos do Banco Mundial, baseados em pesquisas domiciliares realizadas na década de 1990, sugerem que os recibos de remessas internacionais ajudaram a diminuir a pobreza (medida pela proporção da população abaixo da linha de pobreza) em quase 11 pontos percentuais em Uganda, 6 pontos percentuais em Bangladesh. e 5 pontos percentuais em Gana.

Como as remessas são usadas? Nos lares mais pobres, eles podem financiar a compra de bens de consumo básico, habitação e educação infantil e cuidados de saúde. Em famílias mais ricas, elas podem fornecer capital para pequenas empresas e atividades empresariais. Eles também ajudam a pagar as importações e o serviço da dívida externa e, em alguns países, os bancos têm conseguido obter financiamento no exterior usando as remessas futuras como garantia.

Os fluxos de remessas tendem a ser mais estáveis ​​do que os fluxos de capital, e também tendem a ser contracíclicos - aumentando durante períodos de retração econômica ou após um desastre natural nos países de origem dos migrantes, quando os fluxos de capital privado tendem a diminuir. Em países afetados por conflitos políticos, eles geralmente fornecem uma linha de vida econômica para os pobres. O Banco Mundial estima que no Haiti eles representavam cerca de 17% do PIB em 2001, enquanto em algumas áreas da Somália, eles representavam até 40% do PIB no final dos anos 90.

Existe uma desvantagem?

Há vários custos potenciais associados às remessas. Os países que recebem as remessas dos migrantes incorrem em custos se os trabalhadores emigrados são altamente qualificados ou se a sua partida cria escassez de mão-de-obra. Além disso, se as remessas forem grandes, o país beneficiário poderá enfrentar uma apreciação da taxa de câmbio real que pode tornar sua economia menos competitiva internacionalmente. Alguns argumentam que as remessas também podem criar dependência, prejudicando os incentivos dos beneficiários ao trabalho e, assim, desacelerando o crescimento econômico. Mas outros argumentam que a relação negativa entre as remessas e o crescimento observada em alguns estudos empíricos pode simplesmente refletir a natureza anticíclica das remessas - isto é, a influência do crescimento nas remessas e não vice-versa.

As remessas também podem ter custos humanos. Os migrantes às vezes fazem sacrifícios significativos - muitas vezes incluindo a separação da família - e incorrem em riscos para encontrar trabalho em outro país. E eles podem ter que trabalhar muito para economizar o suficiente para enviar remessas.

Os altos custos de transação podem ser cortados?

Os custos de transação não costumam ser um problema para grandes remessas (feitos para fins de comércio, investimento ou auxílio), porque, como uma porcentagem do valor principal, eles tendem a ser pequenos, e os grandes bancos internacionais estão ansiosos para oferecer serviços competitivos. para remessas de grande valor. Mas, no caso de remessas menores - abaixo de US $ 200, por exemplo, o que costuma ser típico dos migrantes pobres -, as taxas de remessa podem chegar a 10% a 15% do valor principal (veja a tabela).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com