TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento do Plano do Gerenciamento do Cronograma

Por:   •  1/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 11

Plano de gerenciamento do cronograma do projeto

Etapa 1

Desenvolvimento do Plano do Gerenciamento do Cronograma

Modelo para Desenvolvimento do Cronograma do Projeto

A ferramenta a ser usada para a realização do cronograma deste projeto será o Excel, o qual a duração das atividades é mostrada em períodos onde é possível identificar a interrelação entre elas e seus marcos de início e fim. Neste método, as atividades poderão ser interligadas por quatro tipos de dependências ou relacionamentos lógicos. Estas dependências ou relacionamentos são identificados como Término – Início (TI), quando uma atividade inicia após o término de outra; Início – Início (II), quando duas atividades devem iniciar juntas; Início – Término (IT), quando uma atividade termina ao início de outra; ou Término Término (TT), quando duas atividades devem terminar juntas, ou seja, ao mesmo tempo.

O caminho crítico é um dos métodos de análise do cronograma e é quem identifica o maior período das atividades dependentes pela mensuração do tempo necessário para concluir as atividades. O caminho crítico será destacado na cor vermelha evidenciando a criticidade no projeto da conclusão destas etapas. Nele também podem constar as folgas de cada atividade.

O Projeto será coordenado pelo Sr. David o qual apresentará todo o planejamento para a empresa Argo Menthor a qual deverá aprovar o planejamento para que o Sr. David ingresse no novo emprego na Finlândia e possa levar sua família. A elaboração das atividades, sequenciamento, definição dos recursos e duração deverá ser definida com apoio de sua família onde participará ativamente de todas as etapas do processo para mudança e da empresa Argo Menthor.

Visto as dificuldades que serão enfrentadas devido ao tratamento da Sogra do Sr. David, a D. Rosa, o emprego de sua esposa, a escola dos filhos entre outros, o Sr David deverá atuar como mediador, estabelecendo as melhores práticas para o desenvolvimento do projeto de mudança dele e de sua família sem intervir na decisão dos outros que auxiliarão da determinação das etapas.

Nível de Precisão Necessário e Unidades de Medida que Serão Utilizadas

A empresa Argo Menthor a qual David iniciará suas atividades estabelece como padrão que a unidade de medida a ser utilizada no cronograma seja em dias e a precisão será de uma casa decimal, ex: 1,5 dias.

As estimativas de duração das atividades deverão ser determinadas conforme a pesquisa e experiência dos membros da família, os quais atuarão como uma equipe de planejamento.

Visto a grande experiência da empresa Argo Menthor adquirida com o recrutamento de funcionários ao redor do planeta em projetos semelhantes, prioritariamente seu know-how deverá ser utilizado para a determinação de custos e prazos para a realização de atividades.

Processos para Definição e Manutenção do Cronograma

O processo de definição de atividades sequenciamento e atualização do cronograma deverá ser realizado pelo Sr. David através de reuniões diárias com os membros de sua equipe (família) e semanalmente com a empresa Argo Menthor.

Para planejar o cronograma, o Sr. David deverá utilizar como dados de entrada, opinião da família, know-how da empresa, análise de dados, premissas e restrições para obter o seu Plano de Gerenciamento do Cronograma.

Com as primeiras entradas, deverá definir as atividades que irão compor o cronograma. Para definir tais atividades, ele necessitará de opinião especializada, decomposição, planejamento de ondas sucessivas e reuniões. Através destas entradas, ele irá obter a lista de atividades, seus atributos, marcos e atualizações.

Após definidas as atividades, o seu sequenciamento e sua duração deverão ser atribuídos. Para a definição de atividades, algumas ferramentas podem ser utilizadas, tais como: método do diagrama de precedência, integração e determinação de dependência, antecipação e esperas. E para definir a duração poderá usar a opinião especializada, estimativas, análise de dados, reuniões entre outros.

O cronograma deverá ser elaborado utilizando o método de caminho crítico e otimização dos recursos buscando sempre eliminar folgas negativas no cronograma visando atender o prazo requerido.

Sua atualização deverá ser diária e ao término de cada semana, seu progresso deverá ser apresentado a equipe (família) e aos stakeholders da Argo Menthor.

Abaixo, exemplo de cronograma evidenciando o caminho crítico do projeto.

[pic 3]

Fonte: FGV

Regras para Medição de Desempenho

Para calcular o desempenho do cronograma, ou seja, o planejado x realizado, o gerente do projeto, Sr. David, poderá utilizar a curva de avanço físico, ou também conhecida como Curva S.

Nela são apresentadas a curva de avanço prevista para a realização do projeto e a curva com o realizado durante o projeto, ou seja, planejado x realizado.

[pic 4]

Fonte: projetoengenheiro.com.br

Também poderá ser utilizada a própria tabela que compara o realizado com a linha de base. Ela indicará as etapas do cronograma que estão dentro do prazo ou atrasadas.

Informações adicionais também podem ser incluídas nesta tabela, como o percentual de conclusão das atividades; duração, data de início e término; relação entre predecessoras e sucessoras e suas interdependências; nomes e atribuição dos recursos às atividades; avanço dos custos das atividades durante o decorrer do projeto; marcos de início e fim; folgas livres e totais; e outras informações que os stakeholders julgarem necessário.

A tabela abaixo exemplifica a tabela usada na medição do desempenho do projeto.

[pic 5]

Fonte: FGV

Formato de Relatórios

Durante a execução do projeto, periodicamente é apresentado para os gerentes do projeto o relatório de gerenciamento do cronograma. Nele onde são exibidas informações a nível gerencial sobre o andamento projeto. Este relatório pode conter: o status resumido do projeto; informações sobre o previsto e realizado; plano de ação para mitigação de riscos e correção de problemas; apresentação de entregas realizadas até determinadas etapas; atividades para os próximos dias, semanas ou meses; percentual de conclusão; folgas entre atividades quando ocorrerem atrasos de etapas, materiais ou recursos; custo previsto x realizado; e outras informações relevantes que os gestores julgarem necessário.

Abaixo, um exemplo de relatório para o gerenciamento do cronograma:

[pic 6]

Fonte: FGV.

Etapa 2

Atividades a serem realizadas para cada pacote de trabalho

Pacote de trabalho 1 - Levantamento de informações de planejamento

Pacote de trabalho 2 - Preparação de relatório de planejamento

A. Definir e Planejar mudança para a Finlândia

B. Preparar relatório de Planejamento para Argo Menthor

Pacote de trabalho 3 - Aprovação de relatório de planejamento

Pacote de trabalho 4 - Documentação

C. Apresentar Planejamento
a Família

D. Aprovar planejamento com Argo Menthor

E. Solicitar Vistos para toda a família

Pacote de trabalho 5 - Logística

Pacote de trabalho 6 - Roupas

F. Definir e preparar viagem David

G. Definir e preparar viagem família e D. Rosa

H. Comprar roupas de inverno para David e toda a família

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (758.8 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com