TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Engenheiro Aeronáutico e Especialista em Ciência de Dados

Por:   •  29/10/2019  •  Artigo  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 9

Título da monografia

Victor Hugo Alves Borges¹*; Cristiane Aparecida dos Santos Baggi2

1 Engenheiro Aeronáutico e especialista em Ciência de Dados. Avenida Valdomiro de Lima 590 – Jabaquara; 04344-070    São Paulo, SP, Brasil

2 PECEGE – Mestre em Educação. Rua Alexandre Herculano, 120 – Vila Monteiro; 13.418-445 Piracicaba, SP, Brasil

*autor correspondente: victorhab1@gmail.com


Título da monografia

Resumo

        O resumo é uma descrição geral do trabalho, apresentando de forma resumida todas as seções do trabalho. Deve ser escrito de forma clara e objetiva, e capaz de informar ao leitor em que consiste a monografia e despertar o interesse para leitura de todo trabalho. Os termos Resumo e Palavras-chave devem ser grafados em negrito, alinhados à esquerda com somente a primeira letra da palavra em letra maiúscula. O resumo deve conter no máximo 250 palavras, ser redigido em único parágrafo, em espaçamento simples, no tempo verbal pretérito perfeito do indicativo. O resumo deve ser iniciado com uma curta apresentação da importância/justificativa (contextualização do tema) do trabalho. Em seguida, deve ser apresentado o objetivo geral, que deve ser escrito de maneira sucinta e direta. Deve conter uma breve descrição da metodologia que foi empregada no trabalho de pesquisa, abordando os aspectos mais importantes para o entendimento do trabalho. É importante destacar os melhores ou mais importantes resultados que foram obtidos pesquisa. Deve-se buscar apresentar relações interessantes que chamem atenção do revisor e do público em geral. O final do resumo conter uma conclusão geral (uma ou duas frases). Deve-se ter cuidado para não repetir os resultados..

Palavras-chave: (inserir até 5 palavras diferentes das contidas no título, separadas por ponto-e-vírgula).

Introdução

[nessa seção devemos convencer o leitor sobre a importância desse estudo, aliado a isso, quais os autores que confirmam a ideia, e por fim, no último parágrafo qual é a pergunta que busco responder. Você teve um bom início.....agora vamos completa-lo.]

(máximo 2 páginas). Aqui você deve colocar:

  1. o tema de estudo,
  2. sua importância (com citações de fontes confiáveis sobre sua relevância),
  3. objetivo de seu trabalho (último parágrafo).

Nas últimas décadas, o mundo foi marcado por um constante e rápido crescimento econômico. No mercado, as empresas mais inovadoras se sobressaíram e lideraram, trazendo consigo um constante desenvolvimento de processos e tecnologia. Como os funcionários tem cada vez mais autonomia neste cenário de inovação, a gestão do conhecimento se torna, ao mesmo passo, essencial para o sucesso da empresa, pois a informação e conhecimento gerado por cada indivíduo é extremamente importante para a competitividade no mercado globalizado em que vivemos.

A gestão do conhecimento exige um nível de organização, capacidade de visão sistêmica, competitividade tecnológica e investimento de tempo, energia e dinheiro. Exige assim uma reflexão sobre a circulação de informação entre pessoas que utilizam diversas fontes, provenientes de banco de dados, da web ou de relacionamentos com outras pessoas, agregando valor ao conhecimento de uma organização, pressupondo uma releitura do ativo mais importante: o capital intelectual (GUIMARÃES, 2012). Gerenciar o Conhecimento do Projeto é um dos processos do PMBOK, descrito como utilizar conhecimentos existentes e criar novos conhecimentos para alcançar os objetivos do projeto e contribuir para a aprendizagem organizacional. (PMI, 2017)

O aumento exponencial da geração de dados e informações das mais diversas origens, bem como o constante desenvolvimento e a expansão do uso de novas tecnologias em ciência de dados vem causando transformações significativas em empresas, governo e organizações, que buscam cada vez mais tornarem suas ações orientada a dados. Porém, o grande volume, velocidade, variedade, veracidade, variabilidade e valor dos dados constantemente gerados, (GANDOMI e HAIDER, 2015) tem tornado extremamente difícil seu processamento e análise. Os desafios são enormes, estima-se que 90% de todos os dados gerados de dispositivos digitais são descartados (IBM Connects Internet of Things to the Enterprise, 2015). Como surgimento da ciência de dados na realidade das organizações é muito recente, há uma necessidade de realização de estudos sobre a gestão do conhecimento nesta área  (FREITAS JUNIOR, MAÇADA, et al., 2016).

Através de uma ampla revisão bibliográfica e uma pesquisa feita com profissionais da área, este trabalho tem como objetivo estudar e entender como se passa a gestão de conhecimento na área de ciência de dados, desde ferramentas utilizadas à cultura das empresas, traçando um paralelo com a área de Tecnologia da Informação, que já possui uma maturidade mais avançada com inúmeros estudos.

[***Os objetivos esclarecem o que é pretendido com a pesquisa e indicam as metas que almejamos alcançar ao final da investigação, devem indicar a dimensão mais ampla pretendida com a pesquisa e definir metas específicas que sucessivamente complementam e viabilizam o alcance do objetivo, exemplos: identificar, descrever, sistematizar, caracterizar, indicar, levantar – ou explicativo e interpretativo – como comparar, relacionar, analisar]

Material e Métodos

[***Nesta parte, você deverá:

  1. Classificar a pesquisa, veja o quadro da Página 19 https://adm.catalao.ufg.br/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf
  2. descrever todos os materiais utilizados (por exemplo, quais serão seus dados e como serão coletados),
  3. métodos que serão utilizados para a análise dos resultados (por exemplo: VPL, payback simples e descontado, TIR, qual a TMA a ser utilizada).

Temos que definir a amostra da pesquisa (faixa etária, região, filhos com idade de-ate, poder aquisitivo, etc...); será utilizado o google formulário?  Ou entrevistas?

Temos que definir essas questões rápidos, para verificar se irá ao comitê de ética ou não.

Para obter os dados necessários para o estudo da gestão do conhecimento em ciência de dados e tecnologia da informação, realizou-se uma pesquisa exploratória com os profissionais da área utilizando-se uma abordagem qualitativa-quantitativa, ou seja, com perguntas abertas e fechadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (287.4 Kb)   docx (81.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com