TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio foi Realizado na Oficina Mecânica

Por:   •  18/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  6.144 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O estagio foi realizado na oficina mecânica, setor responsável por verificar possíveis defeitos, orçar valores da realização do serviço e a execução da manutenção de veículos.

Foi realizado pelo estagiário, tarefas como limpeza e organização do local de trabalho, manutenção nos veículos, orçamento de peças.

A seguir serão mais bem detalhadas as atividades executadas pelo estagiário durante o período de estagio.

  1. LIMPEZA E ORGANIZAÇAO

A limpeza e a organização do local sempre foram realizadas no antes de qualquer outra atividade.

Primeiramente ferramentas e materiais que foram utilizados no dia anterior e acabaram ficando espalhados eram recolhidos, limpos e guardados no seu devido local. Logo após era feita a limpeza das bancadas, jogando fora peças usadas que os clientes não usariam mais e retirando a sujeira feita por uma eventual limpeza de alguma peça. Logo após era feita a limpeza do chão, varrendo e retirando poças de agua e óleo, causadas por vazamentos de veículos que pernoitaram naquele ambiente.

A organização dos veículos acontecia logo após a limpeza da oficina, manobrando os veículos que chegavam pela manha e reorganizando aqueles já estavam no local. Veículos que iriam permanecer por mais tempo eram colocados ao fundo da oficina, deixando aqueles que iriam sair rapidamente na parte da frente.

Ao longo do dia a limpeza e a organização do local continuava porem não mais com tanta prioridade, devido ao grande fluxo de veículos no local, deixando todos muito atarefados.

  1.  MANUTENÇAO DOS VEICULOS

Na parte de manutenção de veículos, foram realizados reparos nas mais diversas partes e nos mais variados modelos de veículos.

No inicio serviços mais simples eram executados. Na troca de óleo era analisada a quilometragem do veiculo e a indicada na etiqueta de troca de óleo, observando também na mesma a especificação do óleo utilizado naquele veiculo, na maior parte dos veículos a troca é feita a cada 5000 km (cinco mil quilômetros). Na maioria das vezes a troca era feita com o veiculo quente para que o óleo escorresse com maior facilidade e o máximo possível, sabendo que mesmo dessa forma sempre fica uma pequena quantidade do óleo velho que se mistura com o óleo novo, porem não atrapalha a sua função de lubrificação do motor. Juntamente com a troca de óleo deveria ser feita a troca do filtro de óleo, porem na maior parte dos casos essa troca acontece a cada duas trocas de óleo, ou seja, a cada 10000 km (dez mil quilômetros).

A parte de sistema de freio é algo simples, porem que exige muita atenção e cuidado na manutenção, pois faz parte do sistema de segurança do veiculo. Em da perca de freio deve ser verificado a existência do fluido de freio no reservatório, caso haja não existe vazamentos, já no caso de do fluido de freio estar a baixo do nível ou a não existência do fluido deve se verificar se não há vazamentos, substituindo a peça onde se encontra o vazamento, o mais comum de ocorrer é vazamento no cilindro mestre, cilindro de roda, raramente ocorre vazamentos na pinça de freio e ocorre furos nos canos do sistema de freio devido a batidas. Existe também uma forma de vazamento não visível, que é quando ocorre o vazamento pelo cilindro mestre para dentro do hidro vácuo. Outro defeito ocorrente no sistema de freio é o desgaste de pastilhas, discos, lonas e campana de freio. Pastilhas e discos de freio são os mais trocados nesse sistema, pois são os que mais sofrem desgastes.

A troca dos componentes das suspensões dos veículos é algo que acontece frequentemente, devido a grandes impactos que danificam esses componentes com facilidade. Componentes como buchas de bandeja, coxim de amortecedores são mais difíceis de serem danificados, porem são trocados com a mesma frequência dos amortecedores, que são componentes que danificam mais facilmente. Componentes da suspensão se danificam mais facilmente, devido que o custo da manutenção na maioria dos veículos é alto, e por causa disso na maioria das vezes são trocados apenas aqueles componentes que foram danificados, deixando aqueles que aparentemente estão bons, podendo danificar os componentes novos.

Rolamentos de rodas dianteiros são blindados e prensados na maioria das vezes, dessa forma quando desmontados eles estouram a blindagem inutilizando o rolamento, por isso quase sempre são apenas substituídos quando apresentam algum defeito aparente, como o ronco devido ao seu gasto natural. Os rolamentos de rodas traseiros são rolamentos de rolete e montados dentro do cubo traseiro, em alguns casos é necessário desmontar o cubo em outros não, e mesmo sendo mais fácil a desmontagem são substituídos apenas quando apresentam defeitos aparentes também, ou quando é feito a manutenção do freio traseiro e verificado que o rolamento não esta em condição de uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com