TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatou um estágio realizado dentro da polícia militar do estado do Amazonas, em particular o Conselho de Promoção Social (DPS).

Artigo: Relatou um estágio realizado dentro da polícia militar do estado do Amazonas, em particular o Conselho de Promoção Social (DPS).. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Artigo  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 5

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

ATIVIDADE: RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO

INTRODUÇÃO

Segundo as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social, o Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço sócio-ocupacional, objetivando capacitá-lo para o exercício profissional.

O presente relatório tem por objetivo apresentar os aspectos substanciais vivenciados pelo grupo durante o estágio realizado no âmbito da Polícia Militar do Estado do Amazonas, mais especificamente, na Diretoria de Promoção Social –DPS.

A Diretoria de Promoção Social foi instituída no dia 24 de abril de 1984, através do Decreto no. 7761 de 20 de fevereiro de 1984, do regulamento geral, capitulo IV – Seção I, como Órgão de Assistência Social e Apoio ao Policial Militar e sua família. Foi inaugurado no período de comando do Cel. PM Hélcio Rodrigues Mota, como benefício social a todos, indistintamente. Teve como primeiro d)retor o Cap. PM José Cabral Jafra e a Assistente Social Senhora Íris Simonte.

A Diretoria de Promoçâo Social foi criad! com o propósi4o de planejar, orientar, coordenar e controlar as atividades relacionadas a assistêj#ia social, educacional e jurídica De seus integrantes, da ativa e inatifa, assim como de seus familiares.

E tem pnr objeTiv/:

1. Possibilitar através de mecanismos sociais a melhoria do policial militar enquanto ProfiSs)onal; visando o `esenvolvimento satisfatório de sua atividade profissional;

2. Organizar e3tr`tégias qte suscitdm no poliCial mihitar um` mudança positiva em seu #omportamento objetivando appimorar ! forma de abordagens junto a população, contribuindo assim para o fortalecimento da corporação no meio social;

3. Prestar atendimento assistencaal aoc polici!as militares a fil de reduzir as tensões provocadas em seu cotidiano;

4. Propostas de ação que posribilitem revitali:ação do profissional, conscientizando-o para um exemplar desempenho de suas funções como fator condicionante a melhoria da qualidade de vida nos âmbitos familiar, profissional e na comunidade em 1ue vite;

Ressaltamos que o artigo 144 da Constitqição federal estabelece qee Segurança Pública, dever do Estado, direito e responsabilidAde de todos, é exercida para a preserv`ção da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, adravés de policiais , às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública.

É no contexto desta política públaca que o grupo está realizando o estágio curricular obrigatòrio.

DESENVOLVIMENTO

O assistente social tem entre os seus princåpios éticos duldamentais a defesa intransigente dks direitos humanos, a ampliação e consolidação da cidadania e o compromisso com o aprofundamento da democrabia. Lo campo da segurança pública, ee e3pecial na Polí#ia Mhlitar, ele tem um papel ecsencial, que é o compromisso em contribuir com a gestão humana da instituição, tanto nos seus aspectns internos, quanto no relacionamento com a sociedade.

O exercício das atividades de segurança pública coloca muitas vezes o profissional em contato com eventos críticos como: confrontos entre policiais e infratores, acidentes com múltiplas mortes, desastres naturais e outros em que a atuação dos profissionais de segurança pública é sempre imprescindível. Essas ocorrências de natureza traumática podem resultar em morte e exigem do policial, equilíbrio emocional durante e após a intervenção, garantindo a sua segurança e da própria equipe de trabalho. Isso tudo exigem do policial, equilíbrio emocional durante e após a intervenção de trabalho, (SILVA et al, 2006).

O trabalho do Serviço Social dentro da instituição contribui positivamente para a consolidação do direito a saúde transcendendo o conceito de saúde/doença para consolidar-se de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS,( MOTA, et al, 2007, p.219). Para desenvolver suas ações os profissionais recorrem as Políticas Públicas como, por exemplo: Política Nacional do Idoso, Política Nacional para integração da Pessoa Portadora de Deficiência, dentre outras. Sendo que estas políticas regulamentam os direitos instituídos na Constituição Federal de 1988.

Em parceria com o núcleo de Psicologia, o Serviço Social desenvolve ações norteadas pelo modelo dialético, o qual fornece subsídios para atuar numa perspectiva de transformação social no enfrentamento das questões sociais.

Constituem-se como principais atribuições do Assistente Social na instituição: coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos programas e projetos na área do Serviço Social. Como também, encaminha, providencia e presta orientações sociais aos policiais militares e seus familiares.

De acordo com o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, “Art.3.o - São deveres do Assistente Social: a) desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor;”. A atuação dos alunos em campo de estágio é pautada pelo Código de Ética da profissão e está sob a orientação do Supervisor de Campo para a execução das seguintes atividades:

1 Preenchimento diário da ficha de freqüência e resumo das atividades de estágio supervisionado;

2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com