TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício Mecânica dos Solos

Por:   •  15/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

P1 MECANICA DOS SOLOS 2 - RESPOSTAS

NOME: PEDRO BIS PASOLINI

1)

a)  Curva de compactação é um gráfico que relaciona a massa específica do solo com a sua umidade, apresenta forma de parábola com concavidade voltada para baixo, onde a umidade e densidade aumentam juntos, até atingir um ponto chamado de umidade ótima, onde é o cume da parábola e a partir daí a densidade retorna a cair. Curva de saturação é um gráfico obtido a partir de uma equação numa situação limite em que todo o ar foi expulso do solo, ou seja, saturação=100%. A curva de saturação fica acima da curva de compactação, pois na prática o solo não consegue chegar a uma saturação de 100%.

b)  (Notas de aula) A curva de compactação das argilas possui uma forma bem definida, uma parábola com concavidade voltada para baixo, onde o topo da parábola separa um lado seco e um lado úmido. Se for adicionado água do lado seco a densidade aumenta até chegar, atingindo a umidade ótima. Por outro lado, se for adicionado água no solo no lado úmido (depois do cume), ocorrerá uma diminuição da densidade do solo.

A curva de compactação das areias limpas não é bem definida, pois o lado seco (antes do cume) a coesão aparente age de forma variável, onde a densidade pode ser diferente para uma mesma umidade. Já o lado úmido o solo tende para saturação, porem seu adensamento é muito mais rápido que o da argila, pois apresenta alta permeabilidade.

c) A curva de compactação de um solo argiloso é um gráfico que mostra a densidade seca para uma determinada umidade. Para obtê-la é realizado um procedimento de compactação misturando água ao solo em diferentes quantidades e assim medindo o resultado da compactação através da determinação do peso específico aparente seco. O resultado para cada quantidade de água gera a curva.

A curva de saturação é obtida através de equações, afinal na prática não tem como chegar a uma saturação de 100%. É usado [ρdw = ρw / (w + 1/ Gs)], quando a saturação for de 100% e [ρdw = Gs x ρw / 1+ w + Gs], quando a saturação for menor que 100%.

d) Ao aumentar o esforço de compactação de um mesmo solo argiloso, resultará numa redução da umidade ótima, aumentará o peso específico aparente seco correspondente.

e)  Grau de compactação é a divisão entre a massa específica seca e a massa específica seca máxima do ensaio. Ele é dado em porcentagem segundo a fórmula:                                                                                     GC = 100 x (massa esp aparente seca)/(massa esp aparente seca max)

     Já a eficiência é a divisão da massa específica de campo pela massa específica obtida no laboratório (ensaio proctor). Também é dado em porcentagem segundo a fórmula pega nas notas de aula:

                             [pic 1]

f)   Duas vantagens do uso do método de Hilf são a precisão boa nos resultados na amostra de solo inalterado, e seu custo benefício excelente também, já que usa equipamentos baratos e a execução é simples.

g)  A estrutura do solo compactado do lado seco apresenta uma alta coesão, um arranjo de partículas mais difícil e por isso uma estrutura mais floculada. Se comparado com a estrutura do solo compactado do lado úmido, percebe-se que a do lado úmido são mais dispersas, mais flexíveis (mais fácil uma deformação sem o aparecimento de trincas, apesar de que na secagem apresentará mais trincas), também apresentará um inchaço menor e menos perda na resistência em submersão, além da menor resistência e maior rearranjo das partículas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (80.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com