TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FOGÃO POR INDUÇÃO

Por:   •  25/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Os fogões de indução têm velocidade melhor que a dos elétricos, resposta de controle de temperatura precisa e melhor dos fogões a gás e uma facilidade de limpeza superior à dos fogões de vidro e cerâmica. Enquanto nos demais fogões a comida é aquecida indiretamente, pela aplicação de uma chama ou superfície quente ao fundo de uma panela, os fogões de indução usam o eletromagnetismo para eliminar intermediários e aquecer as panelas em si. A presente pesquisa tem como objetivo mostrar o funcionamento desse eletrodoméstico.

FOGÃO POR INDUÇÃO

O princípio do funcionamento dos fogões por indução, é a chamada indução eletromagnética. Este fenômeno ocorre quando aparece uma corrente elétrico num condutor quando o mesmo é colocado num campo magnético e o fluxo que o atravessa varia. Quando acontece essa variação em uma área delimitada por um condutor, é criada em seus terminais uma força eletromotriz.

A corrente induzida só existe enquanto há variação do fluxo indutor. Se o fluxo permanecer constante e não variar, então a corrente desaparecerá. A variação desse fluxo pode ser obtida por uma variação da indução , variação da área S, ou por uma variação do cosα. Na prática, o que é feito quase sempre, é variar o cosα, pois para isso basta girar o condutor dentro do campo magnético.

O cooktop de indução não utiliza elementos tradicionais acima ou abaixo da superfície de cozimento. Nele são utilizadas bobinas de indução de cobre que geram campos eletromagnéticos de alta frequência, que excitam as moléculas na panela ferromagnética, gerando calor apenas nas superfícies em que há o contato exato entre a área demarcada no equipamento e o utensílio de ferro magnético.

O fogão de indução possui circuitos eletrônicos de indução. A placa eletrônica é coberta com um isolamento e uma placa de metal que sustentará as bobinas de indução. Uma outra folha de isolamento é inserida no outro lado do cooktop, onde são montados os conjuntos de bobinas eletromagnéticas. Os pedaços de ferro na parte de trás de cada bobina auxiliam na distribuição das correntes eletromagnéticas, que será realizada de maneira uniforme para as panelas magnéticas nas áreas de contato. Os componentes eletrônicos são montados em um painel de material vitrocerâmico.

Neste tipo de fogão ocorre um processo de geração e troca de calor. A transferência de calor inicia-se no momento em que as correntes elétricas induzidas nas bobinas de cobre surgem. À medida que a panela está em contato com a área demarcada, obtém-se um elevado grau de resistência para a corrente elétrica, fazendo com que o calor seja transferido somente ao interior do recipiente magnético.

No lugar das chamas convencionais, existe um indutor de campo magnético que quando acionado que propicia uma movimentação. Quando o material da panela entra em contato com a superfície demarcada do cooktop, as moléculas de ferro reagem e começam a se movimentar, alcançando a velocidade de 20.000 a 50.000 vezes por segundo, esse movimento é chamado fricção, que gera o calor na panela e cozinha o alimento.

Um fogão por indução requer panelas magnéticas com fundo de aço, multicamada ou ferro fundido, já que apenas materiais magnéticos ativam o funcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com