TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HOMEM E SUAS MUDANÇAS

Exames: O HOMEM E SUAS MUDANÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

ODELIVAN ALVES DOS SANTOS - RA 1140430

O HOMEM E SUAS MUDANÇAS

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA.

TUTOR: ANTÔNIO SOARES GERALDO

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

BOA VISTA

MAIO 2014

As mudanças do homem ao longo do tempo

Ao longo da história o ser humano sofreu várias mudanças em épocas diferentes e difíceis. Mas o ser humano é resistente e ao mesmo tempo flexível, para lidar com situações que afetam ou que possam afetar seu futuro. É válido citar alguns fatos que marcaram grandes mudanças no ser humano.

O homem no pensamento grego é entendido como unificador da ordem universal, porém, o que o caracteriza é a própria essência e a alma. Já no pensamento cristão, pode-se encontrar a visão do homem como pessoa, isso é resultado, sobretudo do diálogo com deus. Na idade média a sociedade é teocrática, ou seja, a fé estava em deus. Na idade moderna a sociedade torna-se antropocrática, o homem torna-se o centro da sociedade. No renascimento o humanismo predomina, o homem é visto de forma diferente como situado no mundo, cuja referência é Deus e a se¬gurança está na fé nesse Deus. O homem questiona-se sobre seu ser e o sentido de sua vida.

O racionalismo surge na modernidade, o homem é reduzido a um sujeito pensante, não se leva em conta um ser total e concreto. A pós a modernidade o homem passa por uma auto experiência concreta. Agora, o homem se vê diante da vida, da sociedade e de si mesmo e não encontra mais nenhuma segurança que dê sentido para sua existência.

Apesar das mudanças que ocorreram durante cada momen¬to histórico, nota-se que o ser humano, em geral, sempre foi dei¬xado em um plano inferior pela sociedade. Na sociedade pós-moderna, o capitalismo se estabelece como sistema econômico, influenciando o social e interferindo no político. Aos poucos o neoliberalismo vai se implantando e de¬monstrando regressão no campo social e político. O individualis¬mo é a tônica constante de todo o seu agir. Esse sistema capitalista no qual vivemos, levam as pessoas a buscarem desenfrea¬damente, atrativos para uma vida de consumo e satisfação ilusória de inúmeras necessidades. O principal ponto que precisamos refletir é que estamos num sistema que prioriza a competição. O individualismo carrega consigo todo o envolvimento de uma sociedade competiti¬va em que o sucesso individual está acima de qualquer outro valor.

O homem durante a história não foi valorizado como deveria. É preciso analisar a pessoa na sua totalidade, inserida num contexto e numa realidade mais amplos. O homem deve ser analisado como um ser multidimensional. Precisamos olhar a pessoa na sua totalidade se quisermos compre¬endê-lo. Olhar uma parte não significa olhar o todo. Vamos vê as dimensões e analisar cada uma delas para podermos ter ideia do compromisso que devemos assumir como membros integrantes de uma sociedade que busca aperfeiçoar-se e dar sen¬tido à sua existência.

As dimensões são quatro: biológica, psicológica, social e espiritual.

Dimensão biológica; essa dimensão está relacionada ao corpo da pessoa, refere-se ás necessidades que o corpo exige para se manter. A sociedade ver o corpo apenas como um material um objeto, e que o homem é visto como um ser que apenas produz e consome, mas não é bem assim, é através dele que a pessoa se apresenta na sociedade, adquire conhecimento, tem a capacidade de mudar e de se adaptar as mais diversas situações.

Dimensão Psicológica; refere-se ao interior do corpo, cada pessoa é livre para pensar o que quer, não existe barreira. Isso torna a pessoa mais conhecedora de si mesma. Mediante a convivência social a pessoa sofre mudanças, alterações com o intuito de acompanhar o ritmo da sociedade, e isso influi diretamente no ambiente onde vive nos lugares onde frequenta.

Dimensão Social; está relacionado com a convivência da pessoa em meio à sociedade, nenhum ser consegue viver isolado. A pessoa necessita estabelecer diálogo, interagir, refletir com outras pessoas, pois o ser sofre influência da sociedade, e ele precisa avaliar tal influência para que futuramente não venha sofrer consequências devido a não observação de certas atitudes.

Dimensão Espiritual; a própria palavra já diz espiritual remete ao espirito. O espirito é o interior do ser humano, é através dele que a pessoa estabelece diálogo com Deus que é nosso criador.

É importante que o ser humano tenha um olhar holístico. Come¬çando por si mesmo, mas aberto para tudo o que está fora, que transcende seu próprio eu. Não olha para si, para o outro e para o mundo de forma tecnicista, mas como um ser humano repleto de transcendência, procuran¬do entender sua situação e seu lugar no todo. Ao entender a si mesmo, quer entender a sociedade em que vive para poder atuar de forma consciente e positiva, assumindo corajosamente o com¬promisso com a vida.

A busca por compreender o ser-pessoa culminou num es¬forço histórico, fazendo brotar o movimento filosófico e social de¬nominado "Humanismo". Essa palavra tem sentido muito positivo porque se propõe, fundamentalmente, a valorizar o ser humano na sua plenitude como ser.

Esse o movimento filosófico e social de¬nominado "Humanismo", surgiu de pelo menos três movimentos importantes, são eles: Movimento histórico-literário, Movimento especulativo-filosófico, Movimento ético-sociológico. Todos esses movimentos tem a preocupação é resgatar, ao longo da história, as grandes questões que desafiam o ser humano: sua origem, natureza e destino.

Não se quer vê-lo contemplando o mundo, mas principalmente, transformando o mundo e a si mesmo. Também não pode ver o ser humano como pessoa a partir de uma única dimensão. O ser humano é portanto um ser complexo, ele possui infinitas dimensões que, ao longo da humanidade, foram sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com